Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Correios ou transportadora? Escolha a melhor opção para sua empresa

Correios ou transportadora? Escolha a melhor opção para sua empresa

Correios ou transportadora

Correios ou transportadora: conheça os prós e contras e garanta a diferença   satisfação do cliente na entrega de seus produtos

Venda fechada, pagamento recebido, produto enviado. Você pensava que já estava tudo certo, quando o cliente começa a encher sua caixa de mensagens de insatisfação por causa da demora na entrega. Ou então, você vai postar a encomenda e, de uma hora para outra, fica sabendo que não dá para enviar o pacote. E agora, o que fazer? Calma, que para tudo nesta vida há solução!

Para evitar esses problemas – ou solucioná-los – você precisa saber escolher como o que você vende será entregue aos seus clientes. Correios ou transportadora, são as alternativas mais comuns, e cada uma é ideal para um tipo de mercadoria.

Para não errar na escolha, é preciso se inteirar o máximo possível do mundo da logística, e para ajudar você nesta tarefa, vamos mostrar os prós e contras dos Correios ou transportadora.

Enviar meus produtos pelos Correios é uma boa opção?

Antes de dar um sim ou não definitivo para esta pergunta, a primeira coisa a se ponderar é: o que você vai enviar?

A agência brasileira de Correios tem muitas vantagens, e a primeira delas é que – teoricamente – chegam a qualquer lugar do Brasil. Além disso, os Correios possuem vários tipos de fretagem, que variam de preço de acordo com o tempo de espera, dimensões e embalagem.

Outra vantagem oferecida pelos Correios é a possibilidade de integração com sua loja virtual. Basta adicionar o plugin em seu site, e o usuário é capaz de calcular o frete sozinho.

Veja também:  Divulgue Seu Negócio Grátis na Internet nos Melhores Guias de Empresas da Web

Ainda é preciso destacar a vantagem do rastreamento de mercadorias, que pode ser feito de maneira fácil e garante mais credibilidade ao negócio. Mas nem tudo nesta vida é perfeito, e optar por entregar seus produtos via Correios também pode trazer dores de cabeça.

Limitações dos Correios

Nem toda mercadoria pode ser enviada pelos Correios. Por motivos óbvios, os Correios não transportam nada que seja ilegal. Também não é possível enviar plantas, animais (vivos ou mortos), dinheiro, entre outros itens presentes na lista de proibições e restrições.

Mas mesmo aquilo que você pode enviar, deve obedecer uma série de regras, principalmente no que diz respeito as dimensões e peso dos pacotes. Via Sedex e Sedex a Cobrar, o peso não pode ultrapassar 30kg. No e-Sedex o máximo são 15kg e, nas categorias Sedex 10, Sedex 12 e Sedex hoje, só é possível enviar no máximo 10kg.

Na modalidade PAC, o peso máximo admitido é de 30 quilos para remessas comuns.

Correios ou transportadora

Pacotes

Independentemente da modalidade escolhida, os pacotes e caixas devem respeitar o tamanho mínimo e máximo, que são:  comprimento 16cm mínimo/105cm máximo; largura 11cm mínimo/105cm máximo e altura 2cm mínimo/105 cm máximo.

Já os envelopes precisam ter de largura de 11cm mínimo e comprimento de no mínimo 16cm mínimo. O máximo aceito é de 60cm.

Os tubos menores de 18 cm e maiores de 105cm de comprimento, com diâmetro inferior a 5 cm ou superior a 91cm também não são aceitos.

Qualquer pacote que não respeite as regras acima, não serão enviados.

Greves, atrasos, extravios

Talvez um dos maiores problemas de escolher os Correios para transportar seus produtos esteja relacionado com as constantes greves adotadas pela categoria. Outros problemas são os atrasos e extravios.

Veja também:  10 dicas para conseguir mais curtidas na página do Facebook de sua empresa

Transportadora é a solução para o meu negócio?

Assim como no caso dos Correios, é difícil chegar a uma resposta definitiva para esta pergunta. A primeira coisa a se levar em conta é o seu tipo de produto. Como já dito, os Correios não entregam mercadorias volumosas, por isso, se seu negócio trabalha com algo que pesa mais de 30kg, ou não cabe dentro de um pacote de 105cm, inevitavelmente você terá que optar por uma transportadora.

Também é aconselhável procurar transportadoras quando o tipo de produto que você vende é muito delicado, ou requer cuidados especiais condicionamento e transporte, como plantas, obras de arte e animais, por exemplo.

Essa alternativa também é indicada para quem deseja agilizar a entrega dos produtos, principalmente no que diz respeito ao alcance regional.

Desvantagens das transportadoras

As transportadoras não são uma opção 100% perfeita. A primeira coisa a se levar em consideração é que esta opção de entrega pode encarecer o produto ao consumidor final, pois o frete pode ser mais caro que os Correios.

Outro detalhe negativo é que você vai precisar dedicar tempo a pesquisa de mercado. Existem milhares de transportadoras, todas com planos, preços, prazos e serviços diferentes. Antes de fechar um contrato, sane todas as suas dúvidas.

Outra desvantagem é que nem todas oferecem opção de rastreamento de produtos.

Correios ou transportadora

Correios ou transportadora: considerações finais

Como cada modalidade oferece um tipo de solução, o melhor a se fazer é tentar mesclar os tipos de forma de entregar seus produtos, oferecendo ao consumidor uma variedade de opções.

Garantir que ela possa escolher entre o Pac e Sedex dos Correios e, ainda dar a opção da transportadora tem sido uma escolha interessante das lojas virtuais. E lembre-se que a logística é uma das peças fundamentais para deixar seu consumidor satisfeito.

Veja também:  Cliente feliz sempre volta! Saiba como atendê-los

Aproveite para deixar nos comentários suas experiências com o transporte pelos Correios ou transportadora!

 

2 thoughts on “Correios ou transportadora? Escolha a melhor opção para sua empresa

Deixe uma resposta

Top