Você está aqui
Home > Empreendedorismo > 18 dicas eficazes para ter sucesso online

18 dicas eficazes para ter sucesso online

Anunciar no Instagram

Se em uma sala cheia de empreendedores alguém perguntar ‘quem deseja ter sucesso online?’, as chances de todos os presentes levantarem as mãos é imensa. Conseguir criar e manter um negócio sólido na internet é mais difícil do que possa parecer.
Mas apesar de ser uma tarefa dura, não é impossível. Ainda mais quando você pode contar com a ajuda do Blog GuiaJá. Aqui você encontra tudo que precisa para tirar seu negócio do papel.

E quando falamos em sucesso online, temos que focar naquilo que outras pessoas fizeram para conquistá-lo. Aqui estão as estratégias para você conseguir o sucesso que procura.

Como ter sucesso online: as melhores dicas

Garantir que uma empresa obtenha bons resultados é um trabalho continuo e diário. Seja você o encarregado de cuidar disso, ou um funcionário ou mesmo uma agencia terceirizada, a principal dica que podemos fornecer é: comece agora mesmo.
Marque sua presença virtual de diferentes maneiras e aproveite o universo de métricas disponibilizados na web para medir, mudar e garantir que o sucesso seja sólido.
Confira as principais estratégias que vão ajudá-lo nessa tarefa.

1) Invista em ferramentas e aplicativos

Eu desafio você a encontrar um único negócio online de sucesso que não dependa de pelo menos 5 a 10 ferramentas incríveis para administrar seus negócios. Na verdade, eu diria que as ferramentas são uma necessidade absoluta para todos os negócios online. De ferramentas de gerenciamento de mídia social a ferramentas de faturamento e aplicativos de comunicação de equipe , elas são essenciais para economizar tempo e dinheiro e otimizar sua produtividade.

2) Parte de ter sucesso é saber quando desistir.

Eu poderia listar um monte de “nunca desista” citações aqui, mas nem sempre este é o melhor caminho para a sua vida como empreendedor.  Os donos de negócios online bem-sucedidos sabem que às vezes é preciso abrir mão de um sonho. Esse não é o fim do mundo, basta recuperar o fôlego para logo começar mais um projeto.

Veja também:  Guia Completo: como criar um site para sua empresa

3) Terceirize tudo que puder

Não perca tempo com pormenores. Contrate pessoas que entendam do assunto e deixe que elas façam o trabalho delas.

4) A mídia social é sua arma

Você não pode ter sucesso online se não tiver sucesso nas redes sociais. Isso é um fato. Se as sua participação das plataformas online não engajam seguidores, público-alvo, então você precisa parar e rever o que está fazendo.

5) Seja realista e justo no preço

Seja um produto ou serviço, a dica é ser sempre realista na hora de cobrar. Não adianta prometer o céu, cobrar um rim e entregar uma decepção. Também não adianta jogar o preço lá embaixo, mesmo tendo qualidade, e acabar sendo rotulado por isso. Faça uma consultoria e descubra o quanto realmente vale o que você vende.

Sucesso online

6) Entenda o seu nicho

Como acontece com qualquer tipo de negócio, conquistar o sucesso online também está ligado com o quanto você consegue entender e entregar ao seu público-alvo o que ele realmente quer.

7) Não seja mais do mesmo

“Fulano abriu um site pra vender água de coco e está ganhando horrores, vou abrir um também”. Apenas pare.
Se for para fazer algo que é exatamente igual ao que já existe, nem comece. Passe mais tempo para desenvolver um item diferente e não seja só mais, seja aquele que todo mundo quer.

8) Crie conteúdo

O marketing de conteúdo não é mais opcional, especialmente para empresas online. Se você não estiver produzindo um fluxo constante de conteúdo relevante e valioso, não terá chance de ser bem-sucedido.
mantenha um blog, faça vídeos, garanta conteúdo para seus clientes.

9) Não trate sua empresa como hobby

Muitos hobbies podem dar certo, mas vamos ser realistas: se você tratar seu negócio online como um hobby, é mais provável que ele seja um hobby para sempre. Leve a sério, invista seu tempo, aprenda e construa o futuro que você quer.

10) Ouça seus clientes

Não subestime o valor que seus clientes trazem para o processo de crescimento e desenvolvimento do seu sucesso online. Nella Chunky , fundadora da extremamente bem-sucedida empresa de roupas Fresh-Tops, acredita que as sugestões dos clientes foram fundamentais para o sucesso de sua startup. “Nós nos baseamos em pedidos de e-mail e sugestões de nossos fãs de mídia social para decidir como avançar e quais itens adicionar a nossa linha e funcionou muito bem”.

Veja também:  28 formas de colocar o empreendedorismo dentro da sua empresa

11) Monte um plano de negócios

Já falamos aqui várias vezes sobre como o plano de negócios é essencial para qualquer empreendedor. Não dá mais pra fazer as coisas sem planejamento. Se você acredita nisso, então será engolido.
Planeje, pare, repense, planeje novamente. Volte ao inicio e só depois de prever e extirpar as chances de erros, tire seu negócio do papel.

12) Não deixe se abater pelo fracasso

Como em qualquer negócio, o fracasso é apenas uma chance para que você possa recarregar as baterias e voltar para o jogo. Não perca tempo remoendo o que ocorreu de errado. Levante ainda mais cedo, tome um banho e comece a pensar na sua próxima chance de sucesso.

Sucesso online

13) Mantenha tudo organizado

Assim como é impossível uma loja bagunçada chamar atenção dos clientes e fechar boas vendas, um negócio online também não se desenvolve em meio a bagunça. Seu site, seus perfis nas redes sociais, seus e-mails, seu servidor de hospedagem, tudo precisa estar organizado.

14) Mantenha os registros do cliente em segurança

Você tem a obrigação ética e legal de proteger qualquer informação de cliente obtida online. Por exemplo, você deve armazenar informações em dispositivos separados e ter vários backups seguros.

Seus sistemas devem ser mantidos atualizados, controles de acesso devem ser implementados e, além disso, esse acesso deve ser restrito apenas a funcionários específicos.

15) Conheça sua concorrência

O mundo virtual é cheio de possibilidades, por isso sua concorrência é muito maior. Não dá pra monitorar todas elas, mas ainda assim você precisa conhece-la. Fique por dentro de como seus principais concorrentes se comportam no mundo virtual e os porquês que levam o público-alvo preferir a eles do que a você.

Veja também:  Como funciona o Simples Nacional?

16) Proteja a reputação online da sua marca

Ter sucesso online também é sobre conquistar e manter uma boa reputação. Tenha um conjunto firme de diretrizes de marca e mídia social, para que qualquer pessoa que publique em nome da sua marca esteja ciente do que você espera deles. Aprenda a lidar com reclamações de clientes e adote uma mentalidade de solução de problemas; mesmo que o cliente esteja errado.

17) Tenha uma boa conexão com a internet

Se você está online, precisa de uma boa conexão com a internet. Procure uma empresa que forneça o serviço sem quedas.

18) Fique por dentro das últimas tendências

O mundo online é aquele que está constantemente mudando e evoluindo. Como empreendedor online você precisa se manter ligado nos memes, notícias e tudo que acaba bombando entre seu público-alvo.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe com o Blog GuiaJá as principais ações que você toma em seu negócio online. Aproveite também para nos sugerir novos temas.

One thought on “18 dicas eficazes para ter sucesso online

Deixe uma resposta

Top