Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Será que chegou o momento de vender sua empresa?

Será que chegou o momento de vender sua empresa?

Vender sua empresa

Vender o seu negócio. Se você chegou até aqui, é porque este tema vem passando pela sua cabeça. Nessa hora, toda ponderação é válida, e para ajudar você a saber se chegou o momento de vender a sua empresa, selecionamos os quatro principais motivos para fechar um negócio.

Mas calma, lá. Nada de coisas feitas às pressas. Se para abrir um negócio é preciso calma, analises e muita preparação, para vendê-lo também. Jamais feche a primeira proposta logo de cara e, não deixe que os problemas corriqueiros afetem você ao ponto de desanimar totalmente do seu negócio.

Muitas vezes, o que você precisa fazer é tirar umas boas férias. Mas se você acredita que não seja este o caso, confira as quatro razões para vender sua empresa e veja se você se encaixa em alguma delas.

Você precisa tomar remédios para aguentar trabalhar

Não são poucos os empreendedores que acumulam doenças depois de algum tempo a frente do próprio negócio. Se você precisa tomar um medicamento para depressão, outro para ansiedade, mais um para manter o foco e outros tantos para pressão, gastrite e dores de cabeça crônica, talvez tudo isso seja o seu corpo dizendo que é hora de parar.

Reflita sobre o que você faz. Tem muita gente por aí que está, literalmente, se matando aos poucos por não aguentar mais trabalhar na própria empresa. Não seja uma dessas pessoas, não jogue sua saúde fora. Vender sua empresa não significa desistir. Pode significar fechar um ciclo e abrir espaço para algo novo. Existe um mundo de possibilidades a sua espera e não importa qual seja a sua idade, nunca é tarde para começar de novo.

Veja também:  Liberar funcionários para assistir os jogos da Copa

Vender sua empresa

Não há mais o que você possa fazer pelo seu negócio

Você montou sua empresa, suou a camisa, se doou ao máximo e o negócio prosperou. Ano após ano sua empresa cresceu, cresceu e, quando você percebeu, já não há mais o que você possa fazer. Os desafios acabaram e sua vontade de continuar o negócio também.

Não adianta, tem gente que não se contenta com o sucesso, querem o desafio, querem o frio na barriga de se arriscarem, apostarem todas as suas fichas.
Se este é o seu perfil, se foi isso que ocorreu com sua empresa, talvez seja melhor vender seu negócio e começar tudo de novo.

Uma oferta irrecusável

Outro motivo frequente para vender sua empresa é ter recebido uma proposta realmente, realmente muito boa. É claro que, se você não quiser vender, não é obrigado, mas as vezes a alternativa se mostra excelente.

Aliás, este é o tipo de coisa que acontece o tempo todo no mundo das startups e negócios digitais: alguém tem uma super ideia e lança um produto/serviço > se torna algo viral > uma grande empresa oferece uma grande soma pelo negócio.
Foi assim com o WhatsApp e o Instagram, ideias independentes que foram compradas pelo Facebook, e estes são apenas dois dos exemplos mais famosos, mas existem muito mais por aí, tanto de negócios globais, quanto locais.

Pressões do mercado

Talvez este seja o motivo mais triste para vender sua empresa. Mas se o mercado está se movendo contra você, talvez seja mais viável passar o negócio adiante. Isso pode parecer óbvio, mas a decisão é difícil, amarga e pode inclusive levar empresários a depressão.

Se você estiver passando justamente por esta fase, pare para respirar, organize suas ideias e, acima de tudo, tome as decisões com grande calma. Não se esqueça que ajuda especializada – consultores financeiros e até mesmo terapeutas e psicólogos – podem ajudar a enfrentar o problema.

Veja também:  O que é CRM e por que ele é importante?

Vender a sua empresa: considerações finais

Como já foi dito no início do artigo, jamais tome decisões precipitadas quando o assunto envolve sua empresa. Além disso, não se esqueça que a decisão da venda deve ser comunicada aos seus funcionários.

A equipe pode ficar insegura, afinal, como saber se os novos patrões irão ou não trocar a equipe? Como se trata de uma mudança brusca, principalmente no que diz respeito a gerência de negócio, é importante esclarecer dúvidas.

Não se esqueça de sugerir novos temas e deixar sua opinião sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Top