Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Lições de negócio que você pode aprender com Rihanna

Lições de negócio que você pode aprender com Rihanna

Lições de negocio

Ela é cantora, compositora, musa, atriz, empreendedora estilista e dona de uma fortuna que ultrapassa 600 milhões de dólares. Mas como uma jovem da pequena ilha de Barbados conseguiu tudo isso? Confira com o Blog GuiaJá as principais lições de negócio que podemos aprender com Rihanna.

A ascensão

Caso você esteja sentindo dificuldade para juntar o nome à pessoa, Robyn Rihanna Fenty, conhecida simplesmente como Rihanna, é uma cantora, atriz, fornecedora de estilo e empresária nascida em Barbados. Conhecida tanto por sua música quanto por ser provocadora e contestadora, ela é uma das personalidades mais influentes de sua geração.

Um resumo básico de como alguém que nasceu em uma cidade com pouco mais de 90 mil habitantes chegou à fama é o seguinte: ela sempre cantou, desde de muito jovem na escola. Cero dia, empresários do ramo musical estavam em férias em Barbados e a viram cantar.

Seu talento chegou a ninguém menos que Jay-Z e, em 2005 ela lançou seu primeiro álbum. Sua vida pessoal e profissional foi marcada por polêmicas, mas Riri sempre demonstrou muita garra para aproveitar ao máximo cada oportunidade que conseguiu.

Com pouco mais de 30 anos, 653 indicações a diversos prêmios e 432 recebidos no mundo da música, Rihanna também é um estouro no universo empreendedor. Criadora das marcas de maquiagem Fenty Beauty  e de lingerie Savage x Fenty, colaborador de marcas como Puma, Armani, Dior e Tidal, seu último marco é o lançamento da Fenty Maison, uma marca de Esta é a primeira casa de moda criada sob o icônico conglomerado LVMH em 30 anos, marcando a primeira vez que uma mulher negra assume o comando de uma grande marca de luxo.

Mas como ela construiu esse império? Confira porque você tem muitas lições para aprender com Riri.

Veja também:  40 imagens motivacionais para turbinar seu Instagram

Rihanna tem lições de negócio importantes pra você

Lições de negocio

Levante-se como uma fênix das cinzas.

Sendo o centro das atenções, Rihanna teve que enfrentar muitos problemas pessoais com uma plateia mundial assistindo. No entanto, após cada tempestade, ela emergia de uma maneira em que sua luz superava a escuridão que tentava consumi-la.

Todos enfrentamos períodos problemáticos nos negócios e na vida. Apenas podemos não estar aos olhos do público. Alguns problemas podem ser auto induzidos, outros injustificados. Mas o que você nunca pode se esquecer é que, se seu mundo inteiro pegar fogo, você tem que ressurgir das cinzas.

Não permita que outras pessoas digam o que você deve fazer

Rihanna surgiu como cantora de pop, reggae e hip hop. Ela é mundialmente conhecida por canções como Disturbia, Love the Way You Lie, Bitchh Better Have My Money, Work, Umbrella e outras.

Mas ela não é só isso. Também é uma megaempresária que simplesmente parou sua carreira musical para se dedicar totalmente a criação de um império na indústria da moda e beleza. Ela ficou fora no mercado musical por alguns anos e não lançou novas músicas desde o lançamento da Fenty Beauty.

Seus fãs e as gravadoras fizeram muita pressão para que ela retomasse a carreira, mas ela simplesmente não deixou que outras pessoas tomassem as rédeas da sua vida.

Essa é uma dica muito importante para qualquer empreendedor: não deixe que outras pessoas limitem o que você pode ou não fazer. Não fique preso em algo (mesmo que você ame ou seja muito bom nisso) só para corresponder às expectativas dos outros.

Não se desculpe por ser quem você é

Ame-a ou odeie-a, Rihanna não dá explicações nem pede desculpas por quem ela é. Ela é a rainha reinante dos aplausos icônicos de quem se digna questionar sua existência. Ela possui a autenticidade de sua marca pessoal.

Veja também:  Ciladas que casais que trabalham juntos podem evitar

Em um mundo de exposição quase constante, é imperativo controlar sua narrativa, porque é sua. Alguns vão te amar, outros não. Para citar a própria Rihanna: “Se você não vive sua vida, quem viverá?”

Lições de negocio

Seja inclusivo

O slogan da Fenty Beauty é “Beauty for All” (Beleza para todos, em tradução livre). Tradicionalmente, a indústria da beleza é muito exclusiva, atendendo principalmente a um padrão de beleza bem específico.

A Fenty Beauty não é a primeiro a ter uma gama extensa de tonalidades, mas define o padrão e a expectativa de que todas as cores sejam uma prioridade e devem ser tratadas assim. E o mercado estava preparado para este lançamento. A marca capturou 132 milhões de visualizações no YouTube para conteúdo relacionado apenas no primeiro mês.

Essa inclusão também resultou em vendas notáveis, impulsionadas por uma base viável de consumidores, ávidos por opções. A empresa arrecadou cerca de  US $ 558 milhões em receita em 2018 , superando uma série de gigantes do setor.

Quando resolveu colocar no mercado uma marca de lingeries, Riri apostou na diversidade novamente. Sua proposta, explicita no Savage X Fenty Show (disponível na Amazom Prime Video), deixa evidente que não importa como seja seu corpo, você pode se sentir sensual e você deve sentir sensual com ele.

Associar sua empresa a todos os clientes em potencial e mostrar um esforço genuíno para atender às suas necessidades são ações que transformam empresas comuns em grandes negócios.

Tenha uma base de fãs

Os fãs de Rihanna compõem uma das bases de fãs mais ferozmente leais do mundo do entretenimento. Rihanna usa a expansão de seus empreendimentos para crescer e mobilizar sua base de fãs.

Ela obscureceu os limites de segmentação de mercado e vende cruzadamente suas ofertas de negócios em plataformas de mídia. Portanto, quem a conhece como vocalista agora também a vê como uma marca de beleza e designer de moda. Essa estratégia pode aumentar a receita em todas as frentes.

Veja também:  Como definir o preço do meu serviço?

Criar uma base de fãs leais à sua marca é parte integrante do sucesso. Evocar sentimentos positivos sobre os fundamentos da sua empresa produz devotos que apoiarão novos empreendimentos.

Tenha um coração

Rihanna foi reconhecida por seus esforços filantrópicos. Mais notavelmente, ela estabeleceu a Fundação Clara Lionel, criada para apoiar iniciativas globais. Rihanna usa sua influência para elevar os outros, porque ela pode. Ela faz isso pela comunidade. Ela faz isso pela cultura.

Ela é ativa nos direitos das mulheres, dos negros. Ela se posiciona sobre aquilo que acredita ser o certo. Se você quer que as pessoas abracem sua empresa, você precisa abraçar algumas bandeiras. Seja ativo e tenha voz para defender aquilo que você também acredita ser certo.

Agora que você já conhece as lições de negócio da Rihanna, chegou a hora de aplica-las dentro da sua empresa. Comente conosco o que você já faz e o que ainda pretende fazer.

Aproveite também para sugerir novos temas e compartilhar este artigo com seus amigos e colaboradores!

Deixe uma resposta

Top