Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Gestão de qualidade: Conheça os princípios

Gestão de qualidade: Conheça os princípios

Gestão de qualidade

Não importa se o foco do seu negócio é oferecer produtos ou serviços, a busca pela qualidade e excelência está sempre entre suas metas. Afinal, você sabe que para ganhar a confiança, credibilidade e preferência dos clientes, precisa oferecer o melhor.

Aliás, o padrão de qualidade é tão essencial para a saúde dos negócios que existem até certificações nacionais e internacionais para ressaltar essa importância, como é o caso do International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), mais conhecido entre nós como Selo ISO.

A busca pela qualidade é uma constante, e para alcançá-la é preciso seguir alguns passos. Se você quiser que sua empresa se destaque, confira quais são os princípios da gestão de qualidade e garanta crescimento e bons resultados!

Os oito passos

Para alcançar o padrão de qualidade que você deseja, é preciso seguir oito princípios básicos. Não existe uma regra específica, porém o Chartered Quality Institute, uma importante instituição do Reino Unido, afirma que com essas medidas é possível alcançar a qualidade desejada.

  • Focar no Cliente

Independentemente do seu ramo de negócio (indústria, comércio ou prestação de serviço), você depende dos seus clientes, afinal, se eles não consumirem, você não vende e isso significa falência.

É por isso que o primeiro princípio da gestão de qualidade é o foco no cliente. Esteja atento as suas necessidades, faça pesquisas junto ao seu público alvo, descubra o que ele precisa e o que ele deseja. Esteja preparado para receber críticas e busque constantemente melhorar seu produto e agradar seu cliente.

  • Exercer liderança

Outro aspecto determinante para chegar ao alto padrão é contar com um líder na equipe. E, preferencialmente, este líder deve ser você, afinal, quem é o mais interessado no sucesso da empresa do que o próprio empreendedor?

Mas para conseguir se tornar um líder, você precisa estar em constante autoavaliação. Um líder sabe indicar o caminho que sua equipe deve seguir, mas também sabe que para alcançar as metas, é preciso caminhar junto.

Um líder sabe identificar problemas e gerir as crises que eventualmente ocorram. Sabe ponderar e mais que isso, sabe que também precisa de ajuda, por isso ele não trata os funcionários como empregados, mas sim como colaboradores, sempre com respeito.

  • Envolver a todos

Quando o objetivo é a qualidade, não existe um cargo melhor ou pior que o outro. Todos são importantes e é quando todos estão comprometidos com a empresa que ela cresce e atinge suas metas.

Por isso, você deve manter todos os seus colaboradores envolvidos no projeto de gestão de qualidade. Quando cada um está comprometido com sua função, cria-se um ambiente propício ao crescimento. Pense na sua empresa como uma grande máquina, e todos são engrenagens essenciais. Desde as pessoas que trabalham na copa até o mais alto executivo.

  • Estabelecer metas

Gestão de qualidade Conheça os princípios 1

Quanto você estabelece metas, você consegue trabalhar para atingi-las. Ao criar metas de longo, médio e curto prazo, você e sua equipe conseguem nortear melhor os processos e se tornam mais eficientes para alcançá-las.

  • Implantar um sistema

Para cumprir as metas, você conta com um outro princípio da gestão de qualidade: a implantação de um sistema. É através deste sistema – que deve incluir gestão de recursos, horários e prazos, entre outras coisas – que você chega as suas metas.

  • Buscar melhoria contínua

A busca constante por aprimorar e melhorar também deve ser adotada pela empresa. Esta etapa deve ser buscada diariamente, através de reflexões e de empatia. Coloque-se sempre no lugar do cliente, converse com seus funcionários e faça com que eles também se emprenhem para buscar a melhoria constante da empresa através de ações e novos projetos.

  • Pensar antes de agir

Uma empresa comprometida com o alto padrão de qualidade só toma decisões após analisar dados e informações. Seja para colocar um novo produto ou serviço a venda, pedir um empréstimo, começar um plano de expansão, demitir ou contratar funcionários. Todas as decisões devem ser ponderadas.

Quando age por impulso, a direção da empresa coloca o padrão de qualidade em xeque. Já diz a sabedoria popular que “apressado como cru e quente”, ou seja, fazer tudo correndo, pode gerar péssimos resultados.

  • Ter uma relação saudável com seus fornecedores

O oitavo princípio da gestão de qualidade está ligado ao seu relacionamento com os fornecedores. Assim como os clientes, eles tem papel fundamental na continuidade de seu negócio, afinal, se você tem um bom fornecedor, terá um bom produto.

Não tente tirar vantagem e estabeleça, logo no início, uma relação séria, de respeito e assim todos irão ganhar. No mercado atual, alcança o sucesso quem sabe caminhar junto!

Deixe uma resposta

Top