Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 5 fundamentos econômicos que você deve saber

5 fundamentos econômicos que você deve saber

Fundamentos econômicos

Independentemente da natureza de seus negócios, todos os empreendedores devem entender os fundamentos econômicos que ajudam a manter suas empresas prosperando. Isso é verdade para todos, mas é muito mais importante para quem está começando um empreendimento agora.

Sem uma sólida formação no lado comercial, o mundo pode se transformar num moinho e triturar seus sonhos, como disse cartola em sua música. Compreender como ler um balanço e uma demonstração do resultado é tão importante quanto entender como criar o produto ou executar o serviço que você fornece.

Aqui estão cinco coisas que você precisa saber para ser um empreendedor de sucesso:

Os fundamentos econômicos que você tem que conhecer

1) O grande quadro econômico

Muitos fundadores de startups não têm uma boa noção de onde seus negócios se encaixam no quebra-cabeça econômico do mundo e nem que efeito uma crise econômica teria sobre sua empresa. Você não precisa ser professor de economia para iniciar e expandir seu negócio e ter sucesso, mas pelo menos deve entender como é a sua comunidade econômica.

Isso significa que você deve conhecer seu mercado e o lugar de sua startup. Quem são seus principais concorrentes e o que eles têm que você não tem? Mais importante, qual é a proposta de valor exclusiva da sua empresa?

Você precisa saber o que o distingue da concorrência se quiser convencer os clientes em potencial a escolher você em vez deles. E o principal: para sobreviver aos altos e baixos do mercado.

2) Como ler uma declaração de lucros e perdas e outras habilidades financeiras

O segundo dos fundamentos econômicos é tornar-se alfabetizado financeiramente é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer na sua vida profissional. Embora seja importante contar com um profissional qualificado na área, é crucial que você compreenda o básico.

Você pode ler uma demonstração de lucros e perdas? Você entende a diferença entre financiamento por dívida e financiamento por patrimônio, e o que cada um pode significar para sua empresa? Você sabe como criar um orçamento?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for “não”, convém investir em sua própria educação financeira o mais rápido possível. Esses conceitos não são terrivelmente difíceis de entender, mas você deve compreendê-los bem antes de abrir as portas do seu negócio.

Fundamentos econômicos

3) Fluxo de caixa

Orçamento é apenas o primeiro passo. Entender o conceito de projeções de fluxo de caixa é mais um dos fundamentos econômicos essenciais para o sucesso.

Quanto dinheiro a sua startup pode esperar ganhar a curto, médio e longo prazo? Quanto desse total será lucro e quanto custará operações do dia a dia?

É essencial trabalhar arduamente e analisar detalhadamente tudo que envolve fluxo de caixa, pois com isso você pode antecipar os próximos passos da sua empresa.

Entender o fluxo de caixa também significa ter uma compreensão básica das opções de financiamento e captação de recursos. Eles incluem capital de risco, investidores, crowdfunding, autofinanciamento, doações, empréstimos e muito mais.

Qual é a escolha mais sensata para você? A resposta pode significar a diferença entre uma empresa próspera ou ter que procurar outro emprego daqui a alguns meses.

4)Leis e mais leis

Todas as empresas, de todos os seguimentos, contam com resoluções específicas para poderem atuar. A estrutura do negócio, o tipo da empresa, a maneira de criar uma sociedade, a forma de contratar funcionários, como recolher os tributos.

Tudo isso e muito mais envolve leis e mais leis, que você precisa aprender a entender. Obviamente que não é necessário se tornar um advogado especializado no assunto, mas ter uma noção básica pode poupar perdas e danos ao patrimônio da empresa.

5) Marketing

Outro dos principais fundamentos econômicos é entender os conceitos básicos de marketing. Sim, marketing tem tudo a ver com economia no seu negócio, afinal, sua principal função é aumentar o lucro da sua empresa. Dedique-se a entender o que está sendo feito atualmente e como os mais diferentes tipos de ações de marketing podem funcionar ou não.

Não poupe tempo nem esforços para entender os conceitos de marketing de conteúdo, marketing nas redes sociais, anúncios online, criação de conteúdo de marca, campanhas on e off-line.

O material é extenso, mas você não precisa aprender sobre todos os fundamentos econômicos em um único dia. O mais importante é estar disposto a aprender um pouquinho de cada vez.

E para facilitar esse caminho, conte com a nossa ajuda. Aqui no Blog GuiaJá tem muito conteúdo de qualidade que vai fazer toda a diferença na sua empresa. Assine nossa Newsletter e confira!

Deixe uma resposta

Top