Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Confira como escrever um currículo simples

Confira como escrever um currículo simples

Currículo simples

É comum pensar que um currículo precise ser extremamente elaborado. É um pensamento otimista, mas que não condiz com a realidade de recrutamento de muitas empresas. Imagine-se como responsável pelo RH de uma grande empresa. Ao todo nessa empresa existem 10 vagas disponíveis e centenas – se não milhares – de currículos para serem avaliados.

Neste caso, adicionar muita informação e elementos pode ofuscar o que realmente importa, sua experiência profissional. Isso não quer dizer que algumas regras como bom português e organização não sejam imprescindíveis para causar uma boa impressão. Agora você confere as dicas do Blog GuiaJá para montar um currículo completo, simples e aumentar suas chances de contratação.

Compromisso com a verdade

Ressaltar todas as qualidades que o fazem diferente de outros candidatos a uma vaga é extremamente aconselhável. Contudo, não caia na ilusão de inventar ou aumentar suas habilidades. Se você tem o inglês básico, por exemplo, não adianta colocar como fluente em seu currículo apenas para se destacar. Esse tipo de artimanha é facilmente detectável e pode fazer com que você perca a vaga.

Outro erro muito comum é aumentar o período trabalhado nos empregos anteriores, na intenção de demonstrar mais experiência prática e mais tempo de serviço em uma mesma empresa, algo que é bem cobiçado pelos contratantes. Contudo, esta também é outra prática condenável e facilmente de ser conferida.

Como escrever um currículo simples?

Um currículo complexo e, por consequência, confuso, é o maior inimigo de qualquer responsável por contratações. Como citado anteriormente, uma quantidade exagerada de informações pode tirar a atenção do que realmente importa, sua formação e experiências profissionais anteriores. Este é um daqueles casos em que menos é mais. A simplicidade na formulação do currículo pode ser o fator decisivo que fará o avaliador sacar o telefone e ligar para marcar uma entrevista. Tudo porque ele conseguiu captar todas as informações acerca de sua formação profissional e experiência de mercado em apenas alguns segundos de leitura.

Veja também:  Tire sua dúvidas sobre contrato de experiência

Mesmo visando um currículo simples e objetivo, a estruturação e organização do mesmo é de suma importância. Este é o primeiro contato que a empresa terá com você e deixar uma boa impressão é muito importante. Veja o currículo como um cartão de visitas. Quanto mais organizado e objetivo, maior será sua credibilidade perante os avaliadores. Veja o esquema básico de estrutura, adotado e aconselhado pela maior parte das empresas de grande porte.

Cabeçalho:

– Nome completo, idade, estado civil, endereço atualizado, telefones disponíveis para contato (fixo e/ou celular), contato atual de e-mail e qualquer outra informação pessoal ou de contato que seja relevante ao contratante.

Objetivos:

– Neste campo, você deve apontar as principais áreas de atuação que você almeja dentro daquela empresa. Neste caso, você pode personalizar esta sessão em função da vaga almejada. Mas sempre, como já mencionado, com compromisso com a verdade.

Currículo simples

Características/Qualificações:

– Discorra sobre suas principais características pessoais e profissionais. Por exemplo, se você é comunicativo e sente-se bem trabalhando em equipe.

Formação acadêmica:

– Faculdades, pós-graduação ou cursos técnicos. Você pode apontar que já está formado ou ainda no processo de formação.

Experiência Profissional:

– Liste todas suas experiências profissionais anteriores, citando sempre a empresa, cargo e período. Você também pode fazer um breve apanhado de suas funções dentro de cada um dos cargos.

Outras informações:

– Este é um campo muito importante, pois em geral é ele quem vai lhe criar um diferencial ante os demais candidatos. Aqui deve estar as línguas secundárias que você domina como inglês, espanhol, italiano, alemão, etc. Você também pode adicionar experiências extras a essa sessão como intercâmbios culturais.

Veja também:  9 maneiras de se motivar como empreendedor

Agora, você está há um passo do seu novo emprego. Siga as dicas do Blog GuiaJá, aproveite também para ler outros artigos sobre o assunto e boa sorte!

Currículo Com Objetivo Profissional Primeiro Emprego

Aprenda Como Criar Um Perfil Profissional E Melhorar Seu Currículo

Entrevista De Emprego: 20 Perguntas Comuns E Como Respondê-las

Deixe uma resposta

Top