Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como deixar seu funcionário motivado?

Como deixar seu funcionário motivado?

Funcionário motivado

Manter o nível de satisfação de seus funcionários pode ser a chave do sucesso de sua empresa. A matemática é bem simples: funcionário motivado, comprovadamente se compromete mais com a empresa, quando se sente valorizado, produzindo mais e de maneira mais efetiva.

Este é o grande desafio que muitos empreendedores encontram diariamente, afinal, não há uma fórmula mágica e uniforme que funcione para todos. É preciso ter tato e discernimento para entender conceitos importantes relacionados a heterogeneidade do sujeito, ou seja: cada colaborador carrega em si particularidades e visões de mundo distintas.

Veja a seguir algumas iniciativas e dicas para motivar seus funcionários, levando em conta fatores como talentos, expectativas perante a carreira e vida profissional e anseios que cada profissional possui.

Atente-se ao ser humano

Acredite: ter um olhar mais “humanizado” perante seus colaboradores é demasiado importante para que eles se sintam motivados. E como ter este olhar? Levando em conta a qualidade de vida. Investir na qualidade de vida do funcionário trará um ótimo retorno à empresa e ao seu negócio.

Para tanto, é preciso considerar que o colaborador não é uma “engrenagem”, por mais que ele seja uma “peça” fundamental para a empresa. Lembre-se que como você, ele possui família, problemas, e necessita muitas vezes da sua compreensão. A empatia é uma maneira de demonstrar ao funcionário que ele é importante, o que consequentemente lhe dará motivação e orgulho de pertencer a determinada empresa.

Ter reconhecimento ao trabalho desenvolvido

Procure reconhecer as conquistas e os bons resultados obtidos, além do esforço de seus funcionários e equipes de colaboradores.  Isto mostrará a eles que estão no caminho certo, gerando assim mais energia e disposição a todos.

Dar feedback’s positivos 

Ainda é comum no meio corporativo uma certa negligência quando falamos a respeito dos feedback’s, principalmente os positivos.

Muitas vezes um funcionário não consegue satisfazer alguma expectativa relativa a algum projeto, e é duramente criticado. No entanto, nas vezes em que ele conquista um resultado expressivo e alavanca o nome da empresa, não recebe nem um “obrigado”. Isso muitas vezes acaba “minando” o ânimo do funcionário, o que acarreta numa desmotivação crônica.

Não se trata de deixar de criticar, mas em ser sincero e reconhecer erros e acertos, e valorizar os pontos positivos do colaborador.

Distribuir responsabilidades

Uma forma de construir um time de colaboradores e fazer com que cada um deles sinta-se importante, é delegando tarefas e responsabilidades específicas para cada um, sempre levando em conta seus talentos, características e aptidões.

Desta forma o funcionário se envolverá com o projeto, se sentirá parte integrante do mesmo, e “vestirá a camisa”.

Planejamento, metas reais e instruções

É preciso planejar e traçar metas para saber onde se quer chegar, não é mesmo? Por isso, é importante ter isto bem claro para si mesmo e para os funcionários. A partir disso, trace as estratégias para alcançar os objetivos. Exija sim dos colaboradores o melhor que eles podem oferecer, mas, em contrapartida, oriente-os da melhor forma e busque metas de acordo com a realidade.

Estimular, desafiar, dar oportunidades

Ouça seus funcionários, disponibilize um canal para que eles possam dar ideias, sugestões. Isto certamente causará um impacto positivo tanto nas ações em equipe, quanto no ambiente da empresa, que se tornará cada vez mais favorável. É uma boa maneira de estimular os colaboradores.

Proponha desafios, tire os funcionários do “lugar seguro” e convide-os a ousar. Fale com eles a respeito de sonhos e projetos de vida. E acima de tudo, dê aos colaboradores, oportunidades de crescimento na empresa. Invista em palestras, cursos, e tudo que envolva constante aprendizagem. É uma maneira de investir e de gratificar o bom profissional, mantendo-o motivado.

Quais argumentos você utiliza para deixar seu funcionário motivado? Como têm sido os resultados? Compartilhe suas experiências conosco!

One thought on “Como deixar seu funcionário motivado?

Deixe uma resposta

Top