Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 15 ideias para quem quer relaxar sozinho

15 ideias para quem quer relaxar sozinho

Relaxar sozinho

Correria no trabalho? Na casa? Na faculdade? Às vezes você tem a impressão que está prestes a explodir ou jogar tudo para o alto? Calma, o estresse pode fazer isso e levar a quadros de ansiedade e depressão. Para fugir disso tudo, o Blog GuiaJá traz para você 15 ideias para relaxar sozinho.

Como relaxar sozinho e lidar com as pressões do dia a dia

Um dia puxado na fábrica ou escritório, os afazeres domésticos sem fim ou provas e trabalhos que não dão um desconto a mente podem fazer seu corpo adoecer. Para evitar o surgimento de vários problemas é preciso tirar uns dias de férias e simplesmente esquecer de tudo.

Mas, e quando não há tempo ou condições para férias? A solução está em aprender como relaxar sozinho. Existem várias formas para isso, e as melhores delas são:

Comidinhas/bebidinhas relaxantes

Confira alguns alimentos que fazem toda a diferença para quem quer relaxar sozinho.

1) Prepare e beba uma xícara de chá verde: rico em teanina, uma substância naturalmente calmante, o chá verde é uma boa alternativa ao café, refrigerante e outras bebidas ricas em cafeína.

2) Coma uma manga – descasque calmamente, fatie e saboreie uma suculenta manga. A fruta é rica em linalol que ajuda a reduzir os níveis de estresse.

3) Mastigue um lanche crocante: quer se desligar um pouquinho dos problemas, prepare uma porção de cereal, alface americana, salsão, amendoim e nozes, picles, batatinhas ou qualquer outro lanche crocante. Preste atenção ao som da mastigação e esqueça o resto.

Veja também:  Já ouviu falar em rescisão indireta? Conheça como funciona!

4) Vinho ou suco de uva integral: ricas em resveratrol, essas bebidas ajudam a regular a pressão arterial e também ajudam a combater o estresse. Lembrando que, no caso do vinho, a recomendação médica é de apenas 150ml/dia para aproveitar tais benefícios.

Relaxar sozinho

Dê uma pausa

Relaxar sozinho também exige passar um tempinho sem ninguém. Para quem tem filhos pequenos, conseguir uma pausa pode ser uma tarefa extremamente complicada, por isso seguem dicas para quem tem no máximo 10 minutos (ou menos), do dia para si mesmo.

5) Medite

Estudos apontam que bastam cinco minutos de paz todos os dias para colher os benefícios da meditação, aliviando o estresse e recarregando as energias. Encontre um local confortável em um lugar calmo, concentre-se em sua respiração e sinta essas ansiedades começarem a desaparecer. Pode ser numa praça da sua cidade, no seu quintal e até no banheiro.

6) Respire fundo

Respirações lentas e profundas podem ajudar a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Experimente a respiração pranayama, um método iogue que envolve respirar uma narina de cada vez para aliviar a ansiedade. A técnica deve funcionar da mesma maneira que a acupuntura, equilibrando a mente e o corpo.

7) Exercite a chamada ‘Visualização Criativa’

Lembra quando você era pequeno e brincava de faz de conta? É a mesma coisa, só que com outro nome. Usar a visualização criativa para relaxar sozinho pode ajudar você a passar por algo momentâneo, mas estressante (engarrafamentos, exames médicos, entrevistas de emprego, etc.).

Abra sua mente para imaginar que é um detetive em um caso complicado, um caçador de dragões, um astro do rock, não importa. Esses devaneios são muito saudáveis para distrair o cérebro em momentos de tensão.

8) Apenas feche os olhos

Veja também:  5 passos para achar seu nicho de mercado

Faça uma pausa rápida no meio do escritório – ou de casa – e simplesmente feche seus olhos, respire e sinta a calma e o relaxamento.

9) Faça uma auto-massagem

Seja com os mais variados tipos de aparelhos, ou massageando suas próprias mãos e pés. Relaxar sozinho assim fica mais fácil.

Exercícios

Mexer o corpo libera vários hormônios que ajudam a combater o estresse.

10) Faça um pouco de Yoga: no YouTube você encontra aulas completas, e alguns exercícios podem ser feitos em menos de 5 minutos.

11) Alongamento: um alongamento bem feito toda manhã e ao final da tarde é outra forma de relaxar sozinho.

12) Pule corda: outra brincadeira de criança super saudável e que ajuda a mandar o estresse para longe.

13) Vá caminhar: saia de casa e simplesmente ande alguns quarteirões. Se tiver um parque por perto, melhor ainda.

14) Entretenha-se

Procure uma atividade que você goste e dedique alguns minutos diariamente.

Leia, ouça música, faça artesanato, dance, escreva uma poesia/crônica, assista um filme. Tudo isso pode fazer você relaxar sozinho.

Relaxar sozinho

15) Interaja com animais

Ok, esta dica não é sobre relaxar sozinho, mas ainda conta como excelente alternativa para acabar com o estresse do dia a dia.

Não há nada mais gostoso do que chegar em casa e ter um patudinho para afagar. Pode ser um gatinho, cachorro, roedor ou mesmo um pássaro. Vários estudos comprovam os benefícios que um animal de estimação pode trazer.

Se você não tem tempo ou espaço para um pet, visite um abrigo de animais e distribua carinho com cães e gatos resgatados.

Agora que você já sabe como relaxar sozinho, coloque nossas dicas em ação. E não se esqueça de voltar aqui e comentar quais deram mais certo para você.

Deixe uma resposta

Top