Das habilidades e expertises necessárias para alcançar o sucesso e ser bem-sucedido no universo corporativo, a arte de delegar tarefas de forma eficaz é de extrema relevância no que tange a gestão de projetos.
Afinal de contas, o fato de centralizar todas as demandas de um projeto acarreta em uma série de problemáticas, dentre as quais, o chamado “over work”, ou como costumamos dizer, ficar sobrecarregado, pode colocar todo o projeto, literalmente em ruínas.
Daí o motivo pelo qual saber delegar tarefas na gestão de projetos aparece como um ponto chave para poder gerenciar melhor todo o trabalho e estratégias que envolvem um projeto.
Método
Para gerenciar projetos e delegar tarefas eficientemente é importante seguir uma metodologia, ou seja, um sistema que irá nortear o modo pelo qual as tarefas serão delegadas. Funciona como um planejamento que propicia ao gestor, controlar o projeto, desde os recursos utilizados até mesmo a definição do papel de cada um na equipe para a execução de suas tarefas.
Conhecer a equipe é fundamental para a gestão de projetos
O perfil de um bom gestor requer algumas características básicas, como por exemplo, senso de responsabilidade apurado, conhecimento de mercado, criatividade, liderança, e sobretudo empatia. É por meio da capacidade de observação e de se colocar no lugar do outro que ele poderá reconhecer quem são seus colaboradores, no que eles possuem maior expertise, e assim, saber exatamente para qual função poderá utilizá-los dentro do projeto.
Desta forma, fazendo a “leitura” de sua equipe, o gestor saberá como delegar tarefas de forma eficiente e alavancar os resultados almejados na gestão de projetos.
Clareza: palavra-chave para delegar tarefas de forma eficiente
A arte de se comunicar de forma clara é mais um fator que determinará a eficiência na gestão de projetos, e consequentemente no ato de delegar tarefas de forma eficiente. Em projetos com muitos envolvidos e pouca clareza, fatalmente teremos os nocivos boatos, o que muitas vezes, denigrem a imagem do gestor, colocam em dúvida o sucesso do projeto, e acaba minando as ótimas chances do projeto “vingar”.
Para evitar qualquer situação neste sentido, o gestor deve comunicar-se de maneira sóbria, clara e direta. Em casos onde problemas se apresentem, ele deve saber contornar a situação, indicando as soluções e especificando o papel de cada colaborador para que a solução seja encontrada e colocada em prática.
Cronograma e prazos são essenciais
Se sentar com a equipe e juntos definirem o cronograma de tarefas, data de início e fim do projeto é uma ótima sugestão para delegar tarefas de forma eficaz. Mais do que isso, é uma forma de mostrar a todos que o projeto depende de cada um dos presentes, e para tanto, responsabilidade e comprometimento são características imprescindíveis.
Ao delegar tarefas, é importante também dar autonomia aos colaboradores, e acompanhar de perto o andamento do projeto, monitorando resultados e eliminando as possíveis problemáticas que surjam no caminho.
Investir em tecnologia, como softwares de gerenciamento, são ferramentas importantes que irão otimizar o fluxo de trabalho e ajudar muito o gestor a acompanhar o andamento do projeto.
Delegar tarefas é uma atitude que o bom gestor deve desenvolver e sempre aprimorar, buscando sempre motivar sua equipe, dando suporte na solução de problemas, valorizando os colaboradores quando da eficácia no comprometimento com prazos e serviços bem executados. Desta forma, a gestão de projetos tem tudo para ser bem-sucedida.
E você, quais estratégias utiliza para delegar tarefas e fazer a gestão de projetos de forma eficaz? Conte para nós e não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!
Referências
https://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx
http://artia.com/blog/delegar-tarefas/
http://artia.com/blog/guia-do-gestor-a-arte-de-delegar-tarefas/
Ótimas dicas.
Trabalhar essa clareza é minha meta, sempre tenho dificuldades.
Olá Jonas! Estamos aqui para ajudar a esclarecer todas suas dúvidas, conte conosco.