Você está aqui
Home > Atendendo clientes > 8 habilidades de marketing que você precisa ter

8 habilidades de marketing que você precisa ter

Habilidades de marketing

Toda empresa deve tomar decisões sobre sua estratégia de marketing, compras, contratações e demissões, entre outras. Para que as escolhas sejam feitas da forma correta, é preciso que quem está à frente da empresa desenvolvam certas habilidades de negócio.

Mas como dirigentes, empresários e empreendedores podem desenvolver essas habilidades? A primeira coisa a se ter na cabeça é que não vivemos mais em um mundo isolado. A reputação de uma empresa a segue em todos os lugares, online e offline.

Tudo está conectado durante todo o processo de compra do consumidor. Por isso, uma das mudanças mais necessárias diz respeito a habilidades de marketing, principalmente em um mundo digital.

De acordo com o Relatório de Tendências de Marketing para Pequenas Empresas da Infusionsoft de 2019, mais pequenas empresas estão sendo deixadas para trás quando se trata de marketing digital. De fato, 29% dos entrevistados disseram que não usam marketing digital.

O tempo e a falta de recursos continuam prejudicando os pequenos empresários. Muitos não gostam particularmente de fazer marketing ou não têm muita experiência com isso. Dado que pouquíssimos proprietários de pequenas empresas terceirizam seu marketing, isso ilustra o enigma em que muitos se encontram.

As pequenas empresas de hoje têm mais opções de marketing do que nunca.

O número de ferramentas e aplicativos projetados para pequenas empresas aumentou demais nos últimos anos. Desde automação e gerenciamento de mídia social até gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) e análises, a quantidade crescente de informações e recursos é poderosa.

Mas com isso, surge também a complexidade e incerteza em saber quais métodos e ferramentas são eficazes e geram resultados.

Além disso, com a rápida mudança na tecnologia, pode ser um desafio para os proprietários de pequenas empresas obter conhecimento aprofundado sobre as últimas tendências de marketing e entender quais táticas funcionam melhor para seus negócios.

A pesquisa da Street Fight sobre proprietários de pequenas empresas  descobriu que os proprietários que fazem seu próprio marketing são menos satisfeitos com os resultados do que aqueles o delegam para uma equipe interna ou o terceirizam para uma agência.

Mídias sociais, pesquisa, conteúdo, anúncios no Facebook, anúncios digitais avançaram a um nível que muitos profissionais de marketing de pequenas empresas lutam para acompanhar.

Para ajudar a vencer esses desafios, o Blog GuiaJá traz as principais habilidades de marketing que você precisa desenvolver.

Veja também:  Mantenha o foco ao trabalhar em casa

Habilidades de marketing

8 habilidades de marketing que todo comerciante de pequenas empresas precisa

Os proprietários de pequenas empresas podem estar repensando sua abordagem de marketing e possivelmente considerando uma abordagem diferente para os próximos anos. Aqui está uma lista de diversas habilidades de marketing que serão necessárias para sobreviver.

  1. Web Design

Seu site é sua vitrine digital e, em muitos casos, é a primeira coisa que os clientes encontram quando pesquisam o que você vende. Para saber se está tudo dando certo, faça essas perguntas a si mesmo:

  • Seu site representa bem a empresa e seus produtos ou serviços?

  • Como é a experiência do usuário – ela flui para a venda?

  • A estrutura do site é sólida?

  • É otimizado para mecanismos de busca?

  • O conteúdo responde às perguntas dos usuários?

Dica GuiaJá: Estar familiarizado ou possuir um conhecimento prático de HTML, PHP e WordPress é de grande vantagem para os donos de pequenas empresas. Não é que você precise se tornar um especialista, capaz de criar um site do nada a partir do zero. Mas é uma habilidade essencial ao menos procurar se informar sobre como é o funcionamento do site, o que pode ou não pode, o que funciona bem ou não.

  1. Recursos Abrangentes de Escrita

A habilidade de redação é uma das principais habilidades de marketing de hoje e continuarão a crescer em importância daqui para frente. Escrever para a web requer dois conjuntos separados de habilidades:

Capacidade de criar conteúdo novo e atrativo,
Técnicas de otimização para mecanismos de pesquisa para obter autoridade no site.
Transformar os textos em conteúdo de valor, que realmente agregue algo para quem o está lendo.

  1. Desenvolvimento e Implantação de Estratégia

Outra habilidade essencial é a que permite o desenvolvimento correto de ações de marketing. A partir de um bom cronograma, boas ações e boas práticas fica fácil dar o segundo passo, que é a implantação das estratégias.

Para pequenos empresários, que não têm tempo ou dinheiro para investir na contratação de alguém especialista no assunto, a dica é uma só: dedique seu tempo livre a ler sobre estratégias digitais.

É um erro muito comum fazer um salto para a implantação, sem antes pensar em como irá funcionar o planejamento, seus objetivos, o que se pretende com esta ou aquela ação. Fazer isso pode acabar transformando a ação de marketing em um fracasso e, depois o empreendedor fica achando que marketing digital não funciona.

Mas não é que não funcione, é que as ações foram tomadas de forma equivocada, sem um estudo prévio de público-alvo, ou sem nem ao menos decidir o que se espera da campanha: geração de leads, vendas, cliques, etc.

Veja também:  Como funciona um funil de vendas e como isso pode me ajudar a vender mais ?

Habilidades de marketing

  1. Análise de Dados

Outras das habilidades de marketing mais importantes é a análise de dados. Um estudo recente descobriu que apenas 3% dos profissionais de marketing são competentes na análise de dados.

No marketing digital, todos os visitantes, visualizam, clicam e compartilham são rastreados. De fato, existem tantos dados agora que os pequenos empresários recebem uma montanha deles para revisar a cada mês. Peneirar tudo isso pode ser cansativo.

Mas não pode ser ignorado. Através desses dados você vai visualizar o que deu certo e poder repetir e melhorar. Mas principalmente, vai poder evitar certos erros.

  1. Gerenciamento de Mídia Social

Todo dono de um pequeno negócio deve ser um usuário regular das mídias sociais, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Você tem que estar no Facebook, no Instagram, no Pinterest, no Youtube, no Linkedin, e em tantas outras redes quanto forem possíveis.

Para ser competitiva, sua empresa tem que estar onde o povo está, e já faz muito tempo que seu público-alvo usa as redes sociais para tudo, inclusive para consumir.

Desenvolver boas habilidades de marketing nas redes sociais é muito vantajoso, pois aproxima você do seu consumidor e pode ser imprescindível para contribuir com o valor e a credibilidade da sua marca.

Dica GuiaJá: para ter sucesso no uso das redes sociais, evite entrar em polêmicas e mantenha sempre uma postura coerente com a missão e valor do seu negócio.

  1. Automação de Marketing

A automação de marketing refere-se a plataformas e tecnologias de software projetadas para pequenas empresas para comercializar com mais eficácia em vários canais online e automatizar tarefas repetitivas.

“Marketing orientado pela IA”

De acordo com Dennis Yu, da Blitz Metrics, “veremos uma mudança dramática nos negócios movidos a Inteligência Artificial, à medida que as principais redes abstraem a complexidade do usuário final. As recomendações de filmes da Netflix, as postagens que você vê no feed de notícias do Facebook e as direções de direção no Google Maps são exemplos de aprendizado de máquina que trabalha nos bastidores de nossas vidas diárias”.

A quantidade de dados que essas redes possuem é impressionante e os algoritmos orientados à IA impactam criticamente sua capacidade de gerar vendas. Garantir habilidades de marketing que saibam como aproveitar a IA é cada dia mais essencial.

  1. Saber tomar decisões

A decisão é um elemento de grande liderança. O poder de tomada de decisão é talvez a função mais importante dentro de um negócio. Mas para acertar nessas decisões, é preciso desenvolver paciência, coragem e até mesmo gratidão.

Veja também:  O que é e para que serve o DANFE?

A partir desse ponto, levar essas características de tomada de decisão para o marketing é um passo simples e que só trará vantagens ao seu negócio.

Habilidades de marketing

  1. Empatia

A última, mas não menos importante, das habilidades de marketing é a empatia. Essa característica ajuda a entender as necessidades dos clientes, criando um marketing que os atraia e, por fim, satisfaça suas perguntas o suficiente para fazê-los agir.

A empatia também é a chave para um ótimo atendimento ao cliente. Em situações de crise tensa, onde há uma audiência assistindo, um gerente de marketing nem sempre pode oferecer uma solução, mas sempre pode oferecer empatia.

Entenda o que importa para seus clientes e coloque isso no centro de suas campanhas.

“Marketing Empático”

Como a Dra. Brené Brown observa: “Empatia é sentir como as pessoas se sentem”. Quando você se coloca no lugar do público-alvo, fica mais fácil reconhecer lutas e pensar criticamente sobre as melhores soluções. É por isso que o marketing empático é uma estratégia tão poderosa para pequenas empresas, não importa seu ramo de atuação.

A empatia é vital na criação de conteúdo de marketing de alta qualidade, incluindo anúncios. O conteúdo atinge a marca quando o cliente fica pensando: “Uau, isso foi feito apenas para mim!” Empatia é o que permite que um profissional de marketing crie esse conteúdo.

Seu marketing está se movendo na velocidade do digital?

As habilidades de marketing que todo dono de pequenas empresas precisa nunca foram tão diversas. Dominar as complexidades que estão acontecendo agora significa garantir mais vendas e manter seu negócio no jogo. Assuma o controle do crescimento de seus negócios aprendendo mais sobre marketing e conte sempre com o Blog GuiaJá, para mais conteúdos sobre o assunto.

Deixe uma resposta

Top