Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Pós-venda: Como isso pode me ajudar a vender ainda mais

Pós-venda: Como isso pode me ajudar a vender ainda mais

Pós-venda

Não importa se um cliente chegou até sua empresa pelo site, rede social, propagandas, ou pesquisa aleatória; a verdade é que ele só se tornará um cliente fiel se ele gostar do seu atendimento. Mas atender bem não significa apenas vender. É preciso garantir que o pós-venda seja eficiente.

Quando você consegue oferecer um bom atendimento antes, durante e depois de efetuar uma negociação, tem mais chances de que este cliente volta a fazer negócios com sua empresa. E o melhor, tem chances de que ele indique seu produto ou serviço, o que pode ampliar ainda mais seu alcance.

O que significa pós-venda?

Literalmente, o pós-venda é um conjunto de ações que a empresa deve tomar assim que um cliente adquirir um produto ou serviço: enviar e-mails, pesquisas de satisfação, garantir descontos na próxima compra, enviar brindes, entre outras coisas.

Mas no mundo do marketing, o pós-venda significa garantir que o cliente fique satisfeito com o produto ou serviço que ele adquiriu. Para alcançar um pós-venda satisfatório, é preciso tratar cada cliente como se ele fosse único, e também é preciso estar disposto a receber elogios e críticas, tudo para que o consumidor volte a fazer negócio com você.

O pós-venda de sucesso

Para alcançar um bom resultado, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que não deve, em nenhuma hipótese, mentir para o seu cliente! Ele deve receber exatamente o que você ofertou. Este é o primeiro passo do pós-venda de sucesso!

Quando alguém recebe o produto ou serviço adequado, fica satisfeito, e tem mais chances de voltar a comprar com você! Já quem recebe um produto inferior ao que esperava, ou quanto recebe algo diferente ou com defeitos, as chances de voltar a fazer negócio são baixíssimas.

Além disso, você não pode se esquecer do poder de influenciar novos clientes. Imagine que um cliente satisfeito indique sua empresa para outros cinco amigos, você tem chance de fazer cinco novos negócios. Agora, imagine que alguém fale mal do seu produto ou serviço para os mesmo cinco amigos, suas chances de fazer novos negócios são muito menores.

Além disso, cada uma desses cinco amigos, pode falar bem ou mal da sua empresa para outras cinco pessoas. Imagine o qual longe você pode chegar na escala do sucesso ou fracasso, tudo isso com um único cliente inicial.

Para alcançar mais vendas no futuro, não se esqueça de fazer com que seu cliente se sinta especial e valorizado. Para isso, é sempre um boa alternativa ofertar um brinde ou até mesmo um cupom de desconto para a próxima compra, assim seu cliente terá um incentivo para continuar comprando com você.

Outra dica muito boa é manter uma página nas redes sociais com conteúdos relacionados ao seu produto. Por lá, seus clientes podem compartilhar as experiências com sua empresa, além de também ficarem por dentro de novidades.

Um pós-venda de qualidade também significa ser ético e lembrar que o cliente tem sempre razão. Por isso, quando alguém ficar insatisfeito, é seu dever contornar a situação, oferecendo trocas e até mesmo o reembolso da compra.

Não se esqueça de colocar manter uma lista de e-mail marketing para enviar promoções, cupons de desconto e novidades aos seus clientes, nunca perca o contato. E aproveite também para criar um sistema de indicações, sugerindo que seu cliente indique um amigo e, caso esse amigo compre algo, seu cliente pode receber descontos em suas próximas compras.

Outra dica é nunca ser rude. Sabemos que existem pessoas que nunca estão satisfeitas, e que podem ter uma personalidade difícil de lidar, mas mesmo assim é preciso lembrar que todos os clientes são importantes e precisam ser tratados com o máximo de respeito e atenção.

One thought on “Pós-venda: Como isso pode me ajudar a vender ainda mais

Deixe uma resposta

Top