Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Esforço e resultado: saiba identificar a diferença!

Esforço e resultado: saiba identificar a diferença!

Esforço e resultado

O sistema de recompensas e reconhecimento pode se tornar um grande aliado do sucesso da empresa, porém os resultados esperados só são alcançados quando o líder sabe identificar as diferenças que existem entre esforço e resultado.

Liderar não é uma tarefa fácil. Nunca foi e nunca será. Existem muitas nuances que envolvem a interação entre pessoas e, se você é um empresário ou chefe de setor, sabe que no final das contas, as bombas quase sempre estouram na sua mão.

E mesmo quando os funcionários estão empenhados em conseguir bons resultados para a empresa, podem surgir problemas. Entre eles estão os que envolvem benefícios para quem consegue um desempenho melhor.

Para evitar ao máximo cometer erros, beneficiar um funcionário que não merece e criar atritos desnecessários por conta de egos feridos, separamos aqui algumas dicas para que você aprenda a identificar o que são os esforços e o que são resultados.

Defina as metas com clareza

Deixe claro aos membros da equipe o que você espera que eles consigam. Quando os caminhos estão bem definidos, fica mais fácil para que os subordinados visualizem onde eles devem chegar.

Quando você deixa as metas em aberto, alguns funcionários podem ficar perdidos, ou até mesmo dispersos. Além disso, quando não há nada específico, bem ordenado, fica muito mais difícil para a empresa conseguir mensurar qualquer avanço.

Defina a meta, coloque datas para as entregas e só a partir disso você poderá passar para o segundo aspecto, que conseguir diferenciar os funcionários que se esforçam daqueles que conseguem atingir o que você espera.

Veja também:  3 histórias de sucesso para inspirar você

Esforço e resultado

O que é esforço?

Alguém sabe o que ele precisa fazer e se empenha para alcançar sua meta. Essa é uma definição simples do que é considerado esforço no mundo dos negócios. Mas não é apenas isso, outras formas de identificar um funcionário esforçado é:

  • Chega sempre na hora;
  • Evita faltar;
  • Mostra interesse pela empresa;
  • Busca se aprimorar como profissional;
  • Trabalha em equipe;
  • Evita discussões inúteis;
  • Participa dando ideias e trazendo soluções.

Existem também outras características de um bom funcionário, esforçado e que tenta fazer o seu trabalho da melhor maneira, sempre. Porém, tudo isso é relevante para garantir a ele recompensas por reconhecimento? Se sua resposta for sim, você se enganou!

Essas características são apenas o que um empresário deve esperar de todos os seus colaboradores. Pode parecer cruel, mas o que esse trabalhador precisa é apenas de incentivo, elogios e um ambiente saudável para que ele continue desenvolvendo seu papel da melhor maneira possível.

O que são resultados?

O resultado, de uma forma pura e simples, é o cumprimento das metas. Um resultado pode ser ainda melhor quando alguém consegue superar as metas estabelecidas. No mundo empresarial, um funcionário realmente eficiente não é o que é apenas esforçado, mas sim aquele que mostra resultados.

Este trabalhador não merece apenas incentivo e elogios, ele também precisa ser valorizado de outras formas: através de recompensas por reconhecimento!

Esforço e resultado

Fazer uma ligação entre esforço e resultado

Existem raros casos de pessoas que conseguem alcançar excelentes resultados com pouco ou até sem nenhum esforço, mas são raras exceções. Na maioria das vezes, os resultados surgem após uma série de esforços, que são tomados tanto isoladamente por cada membro da equipe, quanto de forma conjunta, pelo trabalho em equipe.

Veja também:  Delegar tarefas: Veja como esse procedimento pode lhe ajudar alcançar suas metas

Os incentivos corretos, nos momentos corretos, podem garantir resultados muito satisfatórios, além de garantir trabalhadores sempre motivados, que vestirão a camisa da empresa.

Uma maneira de conseguir que os colaboradores entendam que os dois processos estão interligados é deixar evidente que os que se esforçarem e conseguirem resultados, receberão algum benefício.

Pode ser uma porcentagem a mais no salário, um passeio, cartões da Netflix, vales-presente, jantares, passeios, viagens, entre outros.

Sua empresa garante um programa de incentivo para os funcionários? Ou você está pretendendo adotar algum? Não se esqueça de compartilhar suas experiências com a gente.

Deixe uma resposta

Top