Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 5 passos para achar seu nicho de mercado

5 passos para achar seu nicho de mercado

Nicho de mercado

Encontrar um nicho de mercado pode ser muito mais complicado do que parece. Certamente, você quer fazer a escolha certa, optar por um nicho viável, com chances de crescimento. E se você é marinheiro de primeira viagem – ou se está em dúvida sobre várias opções, sendo que todas parecem muito boas – podemos ajudar.

A seguir estão os passos para encontrar o nicho de mercado que melhor funciona para você, confira:

Encontre seu nicho de mercado em cinco passos

  1. Identifique seus interesses e paixões

Pode parecer o maior clichê da vida, mas não há dúvidas que as chances de ter sucesso são muito maiores quando você trabalha com algo que gosta. Manter um negócio não é fácil e, em algum momento você terá que enfrentar uma ou outra dificuldade. Se você estiver trabalhando em uma área com a qual não se importa, suas chances de desistir aumentam muito – especialmente se for um empreendedor de primeira viagem.

Faça uma lista com pelo menos 10 interesses e paixões. Fotografia, comida, animais, moda, beleza, cuidados, limpeza, estilo, arte, pode ser qualquer coisa e elas não precisam ter nenhuma relação entre si. Essa etapa é apenas uma pré-seleção.

Para ajudar a criar uma lista relevante, responda a essas perguntas:

  • Como você gosta de passar seu tempo livre?
  • O que você gosta de ler, assistir, ouvir?
  • Sobre o que você gosta de aprender?
  1. Identifique problemas que você pode resolver

Com sua lista de 10 tópicos em mãos, você está pronto para começar a restringir suas opções. Para criar um negócio lucrativo, primeiro você precisa encontrar os problemas que seu público-alvo enfrenta e, em seguida, determinar se você pode realmente resolvê-los.

Veja também:  O que são missão, visão e valores

Lembrando que quando falamos em encontrar um nicho de mercado, a palavra problema tem um sentido mais amplo. Aqui estão várias coisas que você pode fazer para identificar problemas em nichos específicos:

Aproxime-se do seu público-alvo através de questionários e descubra como ele pensa e do que ele precisa.

Encontre fóruns relacionados ao seu nicho, e então dê uma olhada nas discussões que estão ocorrendo. Quais perguntas as pessoas estão fazendo? Quais problemas eles têm?

Explore diferentes combinações de palavras- chave no planejador de palavras- chave do Google Trends e do Google AdWords . Isso pode ajudar você a descobrir termos de pesquisa populares relacionados a pontos problemáticos.

  1. Pesquise sua concorrência

Tão essencial quanto escolher um nicho de mercado lucrativo é verificar quão ampla é sua concorrência. E essa pesquisa deve ser muito bem feita, pois entrar em um mercado saturado, pode não ser vantajoso, principalmente se você quer montar um negócio sólido, e não apenas algo que dure um ou dois verões (como foi a paleta mexicana, você se lembra?).

A presença da concorrência não é necessariamente uma coisa ruim. Pode estar mostrando que você encontrou um nicho lucrativo. Mas você precisa fazer uma análise completa dos concorrentes. Crie uma nova planilha e comece a registrar todos que você encontrar.

Em seguida, descubra se ainda há uma oportunidade para se destacar na multidão. Você ainda pode classificar suas palavras-chave? Existe uma maneira de se diferenciar e criar uma oferta única? Aqui estão vários sinais de que você pode inserir um nicho e ser bem-sucedido, mesmo que já existam outros que o estejam atendendo:

  • Baixa qualidade: se sua concorrência oferece produtos ou serviços ruins, será fácil superá-los.
  • Falta de transparência: ninguém gosta de negócios escusos. Ser transparente e verdade é mais que um diferencial.
  • Falta de publicidade: às vezes a concorrência é alta, mas a publicidade que eles fazem é pouca. Isso também pode colocar sua empresa na frente de todos.
Veja também:  3 dicas para atrair a Geração Y

Nicho de mercado

  1. Determine a rentabilidade do seu nicho

Agora você já deve ter uma boa ideia de qual nicho de mercado investir, é importante saber se este nicho oferece uma boa margem de lucro.

Vá atrás de todas as informações sobre o assunto, estudo o tema profundamente, faça pesquisas e nunca se canse de procurar saber mais.

  1. Teste sua ideia

Para reduzir as chances de fazer a escolha errada, depois de se armar com todas as informações necessárias para escolher um nicho, e a única coisa que resta a fazer é testar sua ideia. Uma maneira simples de fazer isso é montar uma página no Facebook para explorar melhor a relação que seu público-alvo terá com seu produto ou serviço.

Considerações finais

Depois de confirmar a viabilidade de um nicho, comece a desenvolver um plano de negócios bem estruturado. Tenha em mente que não há necessariamente um processo perfeito para encontrar um nicho, afinal, nada na vida é 100% garantido.

Como bom empreendedor, esteja aberto a se arriscar e tome a iniciativa de abrir seu próprio negócio. Conte com o Blog GuiaJá para conteúdos que ajudarão nessa caminhada!

Deixe uma resposta

Top