Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Razão Social e Nome Fantasia: o que é como escolher

Razão Social e Nome Fantasia: o que é como escolher

Razão Social e Nome Fantasia

Quando o assunto é razão social e nome fantasia, muitos empreendedores acabam se confundindo e para acabar com essa confusão, o Blog GuiaJá traz para você a explicação definitiva sobre este tema.

A primeira coisa que deixamos bem claro é que, quando falamos em Razão Social, nos referimos ao nome jurídico da empresa. Já o Nome Fantasia se refere a como o estabelecimento pode ficar conhecido. Para entender mais sobre o assunto, continue lendo.

O que é Razão Social?

Quando você decide abrir um negócio formal, é preciso registrar a nova empresa, assim você consegue tirar seu número do CNPJ e toda a documentação necessária para finalmente abrir as portas.

Nesse processo, a escolha da Razão Social é extremamente importante, pois este será o ‘verdadeiro’ nome do seu negócio, sendo que, nenhuma outra empresa poderá ter o mesmo nome que você escolheu para sua Razão Social.

Este nome será registrado na junta comercial ou cartório e nos órgãos governamentais. O principal motivo para que não haja duas empresas com a mesma Razão Social é evitar que uma acabe pagando pelos erros da outra.

A Razão Social é quase sempre acompanhada dos tipos de constituição legal: EPP, MEI, Ltda., Eireli ou S/A e será usada em toda documentação que envolverá o negócio: acordos, contratos com fornecedores e funcionários, cartas de crédito, conta bancária, etc.

PARA RELEMBRAR:

Ltda.Sociedade Limitada, significa que há um número limitado de sócios.

S.A.Sociedade Anônima, usado por empresas de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores.

EPPEmpresa de Pequeno Porte.

MEMicroempresa.

MEIMicroempreendedor Individual.

EireliEmpresa Individual de Responsabilidade Limitada.

 

Veja também:  9 informações que você precisa saber sobre horas extras

O que é Nome Fantasia?

O Nome Fantasia nada mais é do que o nome pelo qual a empresa quer ser conhecida.

A escolha desde nome é tão importante quanto a Razão Social, e deve ser sempre feita com muita paciência.

Como se trata de um nome comercial, como empresário você tem a liberdade de escolher palavras completamente diferentes da Razão Social para designá-lo e assim deixa-lo mais atrativo.

Algumas utilizam as mesmas palavras para descriminar a Razão Social e o Nome Fantasia, como por exemplo a Coca-Cola Indústrias Ltda., empresa cujo principal produto é o refrigerante Coca-Cola.

Apesar de não existir uma obrigatoriedade do registro, é mais seguro que as empresas registrem o Nome Fantasia junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), evitando assim duplicidade de marca.

Posso ter mais de um Nome Fantasia com a mesma Razão Social?

A resposta é: SIM.

Mas atenção, para conseguir registrar mais de um nome fantasia no mesmo CNPJ é preciso que as duas empresas estejam ligadas ao mesmo ramo de atividades, como por exemplo uma sendo filial da outra.

Razão Social e Nome Fantasia

Dicas para não errar na escolha da Razão Social e Nome Fantasia

Um bom nome pode fazer muita diferença, passar mais credibilidade ou simplesmente fazer com que ninguém se interesse por seu negócio.

Para não errar, a principal é muito simples: não tenha pressa. Dedique-se horas e mais horas a esta escolha, afinal de contas, é praticamente como escolher o nome de um filho.

Uma forma de evitar erros é utilizar seu próprio nome para a Razão Social, ou até mesmo suas iniciais.

Já a criação de um bom nome comercial pode ser um processo complicado. Você pode considerar consultar um especialista, especialmente se estiver em um campo no qual o nome da sua empresa pode influenciar o sucesso do seu negócio. Mas se gastar com esse serviço não é uma opção para você agora, confira essas dicas:

  1. Escolha um nome que agrade não apenas a você, mas também ao tipo de cliente que você está tentando atrair.

  2. Escolha um nome confortável ou familiar que evoque memórias agradáveis ​​para que os clientes respondam ao seu negócio em um nível emocional.

  3. Não escolha um nome que seja muito longo, confuso, que precise de uma explicação ou que seja em uma língua difícil de identificar.

  4. Fique longe de trocadilhos fofos que só você entende.

  5. Fuja do comum, exercite sua criatividade para encontrar um nome que se sobressaia.

Gostou das dicas do Blog GuiaJá? Não se esqueça de deixar seu comentário, compartilhar este artigo e aproveite também para compartilhar com a gente a Razão Social e o Nome Fantasia da sua empresa!

Deixe uma resposta

Top