Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Plano de Negócios: Veja a importância de montar o seu!

Plano de Negócios: Veja a importância de montar o seu!

Plano de negócios

Você é um empreendedor ou está buscando meios para colocar esse sonho em realidade? Seja qual for a resposta, algo que precisa ter em mente é a importância do plano de negócios para sua empresa chegar ao sucesso.

Fazer planos para a vida pessoal, desenhar um cronograma de atividades para o seu dia, determinar a melhor maneira de organizar o seu estudo, todas estas tarefas citadas aqui são exemplos de planejamentos.  Como pode perceber, ninguém vive sem planejar pelo menos parte da sua vida. De maneira análoga, a sua empresa precisa contar com um planejamento é neste ponto que precisamos ressaltar a importância do plano de negócios.

Você está sabendo se organizar e está levando a sério a importância do plano de negócios?

Antes de qualquer coisa é preciso que você responda como surgiu o seu negócio? Foi algo inesperado e feito de forma intempestiva ou foi algo planejado, organizado e ponderado? Ao responder estas questões você conseguirá enxergar qual o nível de importância do plano de negócios na vida da sua empresa.

Existe a possibilidade de verificar que o plano não está dentro das suas prioridades, caso constate isso, é preciso que reveja esta situação. O plano de negócios é fundamental para que você possa compreender como o seu negócio funciona de verdade. Além disso, é através dele que você vai conseguir entender uma série de informações sobre o seu público- alvo e sobre a concorrência tanto direta quanto indireta.

Abordar estes tipos de questões é algo inerente a uma boa gestão e do correto vislumbre da importância do plano de negócios.  Por isso é necessário avaliar de maneira cuidadosa cada componente do planejamento.

Custos da implementação precisam ser considerados

Algo que precisa ser compreendido pelos empreendedores é que ficar por dentro de todos custos de inicio das operações é um ponto extremamente importante. Imagine uma situação hipotética: você está começando a transformar o seu sonho em realidade e no meio do trajeto o seu dinheiro acabam e já foram utilizadas todas as formas de captação de recursos. E agora, o que fazer? Ressaltamos a importância do plano de negócios justamente para evitar este tipo de situação.

Ao ter em mãos o plano de negócio com as informações sobre o planejamento financeiro, você conseguirá saber quanto de dinheiro precisará para tirar a ideia do papel e transformar o seu sonho em realidade. Além disso, conseguirá compreender quais serão os custos como aluguel de espaço, gastos com água, luz, telefone, impostos e taxas, custos variáveis com matéria prima e demais insumos, entre outras despesas provenientes do funcionamento da empresa.

Conhecer o mercado

A importância do plano de negócio não se relaciona apenas com as questões de índole financeira, como também com a área de marketing.

É claro que empresas que conhecem o seus clientes e sabem o que eles precisam para atender as suas necessidades têm mais chances de dar certo e continuar prosperando no mercado. Se você quer integrar esse seleto grupo de bem-aventurados precisa prestar atenção e entender a importância do plano de negócios em termos mercadológicos.

Compreender quem é o seu consumidor, como ele se comporta no mercado, demandas principais que precisam ser atendidas, entender o que ele considera como diferencial tanto no atendimento quanto no serviço/produto propriamente dito, são imprescindíveis para que a sua empresa tenha um bom posicionamento na mente do cliente.  A fidelização vem com o tempo, ela é fruto do bom relacionamento entre empresa-cliente e necessita ser melhorada constantemente, lembre-se que a concorrência sempre está atenta às mudanças no mercado e percebe quando determinada marca começa a criar um vínculo mais forte com os consumidores. Essa percepção acaba sendo mais aguçada quando as empresas compartilham o perfil de público-alvo.

O plano de marketing deve oferecer dados relevantes sobre preço, produto, comunicação, distribuição, análise da concorrência tanto direta quanto indireta, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, entre outros pontos.

Equipe de trabalho na medida certa

Outra questão que reforça a importância do plano de negócios na vida organizacional é a relacionada com o número de pessoas trabalhando na equipe. Provavelmente, você tenha ouvido algum gestor reclamando que determinado funcionário fica antenado nas redes sociais ou conversando com outros colaboradores. Estas situações podem ser reflexo do desinteresse ou de um número excessivo de pessoas na equipe de trabalho. Quando há muitos trabalhadores no grupo é normal que aconteçam estas situações.

O desastre pode ser ainda pior quando faltam pessoas para atender a demanda, como resultado encontraremos clientes insatisfeitos, reclamações por descaso e é provável que os consumidores deletem a marca da lista de opções valiosas ou a deixem de lado.

Ao planejar corretamente o organograma dentro do plano de negócios você consegue evitar este tipo de acontecimentos e ainda pode visualizar qual será o seu caixa para recursos humanos. Claro que neste sentido é preciso considerar valores para treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Espera-se que ao chegar até aqui, tenha compreendido a importância do plano de negócios para o sucesso da sua empresa. Caso tenha ficado com dúvidas, não hesite em entrar em contato!

One thought on “Plano de Negócios: Veja a importância de montar o seu!

  1. Estou adorando os assuntos que o GuiaJá tem abordado, são bastante pertinentes e interessantes! Estão de parabéns!

Deixe uma resposta

Top