Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como gerenciar o seu tempo e render mais no dia a dia

Como gerenciar o seu tempo e render mais no dia a dia

Gerenciar seu tempo

Você acorda, começa a trabalhar, se distrai com uma coisinha aqui, perde tempo em alguma coisinha ali e, quando percebe, já é noite e você simplesmente não conseguiu resolver o que era preciso?

Se isso faz parte da sua rotina, você deve fazer parte do grupo de pessoas que tem uma grande dificuldade em manter o foco e realizar as tarefas diárias nas horas em que elas precisam ser feitas.

Mas não se desespere! Isso é bastante comum e pode ser resolvido de uma forma muito simples: basta que você aprenda a gerenciar o seu tempo. Parece algo muito complicado, porém é fácil fazer isso e render mais no dia a dia!

Gerenciar seu tempo

Não existe segredo para aprender a gerenciar o seu tempo

Você até pode acreditar que para conseguir realizar suas tarefas diárias adequadamente e não passar os finais de semana sobrecarregado de trabalho existe algum truque mágico ou segredo. Mas acredite, não tem nada disso!

Para gerenciar seu tempo, tudo que você precisa é ter foco. Parece muito complicado manter a concentração, ainda mais hoje em dia, com tantas formas diferentes para que sejamos “sugados” para realidades totalmente diferentes da nossa!

Mas se você seguir nossas dicas, com toda certeza, em breve você será uma pessoa totalmente diferente, e poderá ter orgulho de dizer que está conseguindo equalizar sua vida pessoal e profissional adequadamente!

Pare de dormir tarde com a esperança de acordar cedo e animado no dia seguinte

Cansaço. Talvez este seja o principal motivo de você perder tanto tempo ao longo do dia. Se você faz parte do time que dorme depois da meia-noite e precisa acordar às 6 horas da manhã, você está no caminho errado!

Não importa se, mesmo dormindo pouco, você levanta sem dificuldade. O que ocorre é que seu cérebro precisa de um longo período em ‘stand by’, pois só após estar completamente descansado é que ele terá condições de trabalhar adequadamente.

As vezes ficamos tão acostumados, que nem percebemos o quão cansados estamos! Mas se você começa a realizar uma tarefa e pouco tempo depois se pega pensando em um assunto totalmente diferente, ou se começa a fazer uma coisa, e antes de terminar já está fazendo outra, isso pode ser um sinal claro que você precisa de mais horas de sono por dia!

Tenha uma agenda pendurada em algum lugar

A agendinha do celular até pode ajudar, soando um alarme quando falta pouco para um compromisso, porém, não há nada melhor para começar a organizar seu tempo o que visualizar tudo que você precisa fazer ao longo do dia.

Monte uma agenda semanal, com todos os compromissos que você tiver. Desdes os diários, como levar os filhos na escola, ou os horários dos cursos que você faz, até aqueles que você jamais pensou em colocar em uma agenda, como o horário para ir fazer as compras a semana, ou buscar um pãozinho ao fim do dia.

Não se esqueça de colocar nessa agenda os seus horários de trabalho. Se você trabalha em casa, precisa ser ainda mais rígido, pois no ambiente familiar é sempre mais fácil “escapar” dos compromissos.

Não se esqueça de colocar na sua agenda os horários para realizar as tarefas domésticas, como lavar a louça, colocar o lixo na rua, tomar banho, fazer refeições. Quando você puder visualizar tudo que você tem que fazer ao longo dos dias, ficará mais fácil se organizar e realizar o que é necessário.

Baixe aplicativos que ajudam a gerenciar seu tempo

Se exite um aparelho que é capaz de nos fazer perder muito tempo é o celular. Seja em redes sociais, ou em serviços de streaming, algumas vezes nós simplesmente entramos em uma espécie de portal, e quando nos damos conta, já se passaram horas!

Mas nossos celulares também podem ser uma excelente ferramenta quando pensamos em maneiras para gerenciar o tempo! Existem diversos aplicativos, que podem nos auxiliar a gerenciar nosso tempo de uma forma que consigamos melhorar tanto nossa vida pessoal, quanto profissional.

Um deles é o Evernote, que é bem simples e fácil de usar. Se você tem um aparelho Android, provavelmente ele já esteja instalado. Basta procurar por um ícone de elefante e criar sua conta!

Outro app fantástico para quem está na batalha para aproveitar melhor seu tempo é o Remember The Milk. Disponível para sistemas operacionais Android ou iOS, ele te ajuda a controlar tudo que você precisa fazer de maneira simples e dinâmica.

Deixe uma resposta

Top