Embora clichê, a afirmativa de que “ uma imagem vale mais do que mil palavras” é válida, como montar uma vitrine possui extrema importância, sobretudo em uma sociedade que valoriza o aspecto visual.
No universo empreendedor, mais precisamente quando falamos em varejo e lojas, podemos traduzir a importância visual por meio das vitrines. É através delas que iremos chamar a atenção dos clientes e nos diferenciar dos concorrentes, seja positiva ou negativamente, de acordo com a maneira com a qual iremos montá-la.
Por isso, destacamos a seguir algumas dicas de como montar uma vitrine e torna-la mais atrativa ao seu público.
Saiba utilizar o espaço de forma otimizada para montar uma vitrine
Já viu aquelas vitrines com MUITA mercadoria acumulada? Este é um exemplo que você NÃO deve seguir. Isto porque esta aglomeração de informações irá dar a impressão de bagunça e tirará o foco dos produtos a serem vendidos e divulgados em sua loja.
Para evitar este erro, faça uma seleção dos produtos que mais se destacam, e separe-os em categorias e estilos. Procure organizar os itens menores em grupos e os maiores em destaque, sozinhos, o que dará um visual estético muito mais interessante. Apenas evite deixar a vitrine “pelada”, ou vazia.
Comercializar aquilo que você tem em estoque
Destacar determinado produto na vitrine e não o ter para venda é no mínimo uma gafe, e deve ser evitada. Alguns clientes podem ficar decepcionados e até mesmo com raiva. Para evitar transtornos, no caso de colocar a peça única na vitrine, coloque abaixo ou ao lado, um aviso de que se trata da última peça.
Elaborar uma temática e contar uma história
Que tal unificar sua vitrine de forma temática? Antene-se se acordo com a temporada. Algum evento, estação do ano, esporte, produtos, enfim, busque a uniformidade, isto dará mais harmonia à vitrine.
Feito isso, que tal contar uma história? As pessoas não compram apenas os produtos, mas antes de tudo, uma ideia, um sonho, portanto, busque criatividade e ofereça uma vitrine que narre segundo a disposição dos produtos, um enredo pelo qual o cliente busca e se identifica.
A importância da iluminação
De nada adianta uma vitrine impecável se ela está “apagada” e mal iluminada. Portanto, busque uma iluminação intensa para dar maior visibilidade aos produtos, direcionando o maior foco de luz nos produtos que necessitam de mais atenção do público consumidor.
Luzes piscantes e animadas são boas ferramentas neste sentido, além de luzes giratórias. Tudo que envolve movimento e vida é interessante quando falamos de vitrines.
Padronizar os preços
Mantenha um padrão no tocante à disposição dos preços na vitrine. Desta forma, você evita interferências visuais e o aspecto de desorganização. Coloque-os todos do mesmo lado, em todos os produtos.
O ponto nobre é a área central
Aproveite a área central da vitrine. É como se ela fosse o “horário nobre” da TV, por exemplo, cuja visibilidade é ainda maior. Sendo assim, este é o local onde você deve colocar a mercadoria “carro-chefe” de suas vendas.
Como você costuma montar sua vitrine? Que tal usar nossas dicas e nos contar os resultados?
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=Pv11pga0H6Q
https://payleven.com.br/blog/2013/10/18/como-montar-a-vitrine-de-uma-loja/