Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como escrever o plano de negócios da sua empresa

Como escrever o plano de negócios da sua empresa

Plano de negócios

Não importa o tamanho do seu projeto, todo empreendimento precisa de um plano de negócios para que haja mais chances de conquistar o sucesso. No entanto, nem todo mundo tem facilidade com a elaboração desse tipo de documento.

Para ajudar você nesse processo, aqui você vai encontrar dicas essenciais para construir um plano de negócios eficiente. Não se esqueça que esse documento é um dos mais importantes para o seu futuro empresarial, portanto, nada de pressa. Tenha calma e estude bastante!

Como escrever o plano de negócios

O plano de negócios deve conter diversas informações essenciais sobre o seu empreendimento. O documento também deve ser facilmente compreendido pelo leitor, seja ele um investidor, o banco, o seu público-alvo, funcionários etc.

Confira a seguir a estrutura básica que seu plano de negócios deve ter:

  1. Página de rosto

Talvez esta seja a parte mais fácil da elaboração do seu plano. Na página de rosto deve estar contido, de maneira clara e de fácil visualização, as suas informações de contato, para que dessa forma seja fácil que os potenciais investidores ou interessados na sua empresa possam facilmente entrar em contato com você.

Lembre-se de colocar o endereço atualizado, números de telefone (de preferência ao menos um telefone fixo e um móvel), contatos de WhatsApp, Skype, e-mail, site oficial e até mesmo as redes sociais.

  1. Resumo sobre a empresa

De uma forma bastante concreta e resumida, descreva o que sua empresa faz (ou pretende fazer), fale sobre o mercado de atuação, explane sobre as projeções financeiras e ofereça alguns motivos/razões que dão a você a certeza de que seu empreendimento terá sucesso.
Incluir a missão, visão e valores do seu empreendimento também pode ajudar a formular um plano com mais chances de agradar ao leitor.

Veja também:  Aprenda como montar um plano de negócios

Se os leitores não gostarem dessa parte do seu plano de negócios, é bem provável que eles nem leiam o restante do documento. Portanto, dê a devida atenção a elaboração desse texto.

  1. Visão geral da empresa

Diferente do resumo, esta visão geral deve se ater mais aos aspectos físicos do negócio. Responda a perguntas, como, por exemplo, onde você está localizado, quando foi fundado, qual é o tamanho, número de funcionários etc.

Para aprofundar mais, também é interessante valar sobre o faturamento do negócio, projeções e análises de ganhos.

  1. Mercado

Aqui, você precisa descrever o mercado no qual atua, o que afeta sua empresa e como você pretende competir com os concorrentes. Fale também sobre as tendências do seu segmento e como elas interferem ou interagem com a empresa

  1. Clientes

No plano de negócios, você deve explanar também sobre quem é o seu cliente, o que você pretende fazer por ele e qual o impacto que seu produto ou serviço pode causar na vida do seu público-alvo.

Plano de negócios

  1. Plano de Marketing

Como você alcançará seus clientes, quais táticas promocionais e canais de marketing você usará, qual a estrutura e o posicionamento da marca que você deseja adotar são algumas das questões a serem apresentadas neste tópico.

  1. Equipe

Um diferencial em qualquer plano de negócios é a inclusão de um tópico para falar sobre a equipe de trabalho. Descrever o perfil dos profissionais (seja nominalmente ou por função), falar sobre as principais contratações que a empresa pretende fazer, se possui um corpo de diretores ou conselheiros, tudo isso pode ser incluído no documento.

Tais informações não são essenciais, porém garantem mais segurança para os investidores e também ajudam a dar um rosto para o negócio. Descrições e gráficos são importantes, mas incluir dados sobre as pessoas envolvidas no projeto também é.

  1. Plano Financeiro

Descrever o plano financeiro é essencial, principalmente quando o plano de negócios é direcionado a captação de investimentos ou financiamento. Foque em falar sobre quanto será preciso para a empresa, em que o cada centavo será investido e qual a projeção de recuperação do valor aplicado.

Veja também:  SEO ou SEM: Em qual eu devo investir?

Modelo de plano de negócios grátis para download

Para deixar esse processo de elaboração ainda mais fácil, você pode fazer o download de um modelo de plano de negócios grátis.

Basta preenchê-lo com as informações sobre o seu negócio. O documento tem 7 páginas, e está dividido em quatro categorias: Resumo Executivo; Descrição do negócio; Marketing e Apêndice.

Cada categoria possui subcategorias, que depois de preenchidas por você, ajudarão a dar mais credibilidade ao seu plano de negócios. Na categoria Resumo Executivo, por exemplo, estão: Destaques, Objetivos, Missão da empresa e Chaves para o sucesso. Fique a vontade para retirar ou incluir categorias e subcategorias, e assim adaptar modelo de plano a realidade do seu negócio.

Não se esqueça de comentar o que achou do modelo disponibilizado pelo Blog Guiajá, e também nos falar sobre suas experiências na elaboração do plano de negócios da sua empresa!

One thought on “Como escrever o plano de negócios da sua empresa

Deixe uma resposta

Top