Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como organizar o fluxo de caixa da empresa

Como organizar o fluxo de caixa da empresa

Fluxo de caixa

Vamos começar o artigo de hoje com uma pergunta: você sabe o que é fluxo de caixa? Para conseguir administrar bem seu empreendimento, é preciso entender um pouco sobre assunto, que é vital para a saúde financeira de qualquer empresa.

Qualquer negócio, principalmente na área de comércio, precisa saber exatamente quanto entra e quanto sai de seu caixa todos os dias. Para realizar esta medição adequadamente, existe o fluxo de caixa.

As empresas mais antigas mantêm até hoje seus grandes livros, todos preenchidos a mão, onde cada saída, transferência, recebimento ou pagamento está anotada. Hoje, graças a tecnologia, não é mais preciso manter livros assim. Aplicativos e planilhas fazer esse papel.

Para que serve o fluxo de caixa?

De um modo simples, aprender a administrar o fluxo de caixa serve para medir a quantidade de dinheiro que entra e sai da sua empresa. Como bem sabemos, o dinheiro é um dos principais estimulantes de toda empresa. Por mais engajamento que você tenha, por mais animada que sua equipe seja, se não houver um bom controle do ‘dindin’ nada poderá garantir o sucesso no mundo dos negócios.

Como ninguém é capaz de lembrar de tudo o tempo inteiro, manter um bom controle do fluxo de caixa é essencial para a saúde do seu negócio. É através dessa demonstração que você fica sabendo o que a empresa está fazendo com o seu dinheiro; onde está sendo gerado o lucro; onde está o desperdício etc.

Todas essas informações são essenciais para que, ao fim de cada mês você saiba se seu negócio está tendo lucro ou prejuízo, se tem chances de crescimento ou se está encolhendo. Com essas informações em mãos você pode tomar decisões importantes, como por exemplo contratação de pessoal, horas-extras ou até mesmo férias coletivas.

Veja também:  Quando devo mandar um colaborador embora?

Fluxo de caixa

Como fazer o fluxo de caixa?

Esta tarefa é bastante simples, e tudo que você precisa fazer é organizar exatamente todas as entradas e saídas do seu negócio. Esse processo pode ser semanal ou até mesmo mensal. Porém, para garantir que os ‘números batam’, o ideal é manter o fluxo diário. A estrutura é a seguinte:

Agrupe as saídas de dinheiro: separe os gastos com fornecedores, despesas gerais (telefone, água, manutenção, aluguel etc.), investimentos, parcelas de empréstimos, pagamento de impostos, salários etc.

Agrupe todas as entradas: recebimento por vendas ou serviços prestados.

Resultado do período: seja diário, semanal, mensal ou anual, o resultado do período é sempre a diferença entre todas as entradas e saídas.

Com essas informações, é possível calcular o lucro do seu empreendimento. Para conseguir lucro é preciso que sempre entre mais dinheiro do que saia. Se o contrário ocorrer muitas vezes em um único período, é sinal de prejuízo.

Planilhas grátis para fazer fluxo de caixa

Para ajudar você a realizar essa tarefa, o Blog GuiaJá disponibiliza nos links abaixo três modelos diferentes de planilhas do Excel para realizar o fluxo de caixa do seu negócio. São tabelas bem simples, fáceis de utilizar e que podem ser de grande ajuda para quem não sabe por onde começar essa tarefa.

Planilha 1 – Modelo de fluxo de caixa diário

Planilha 2 – Modelo simplificado 

Planilha 3 – Modelo de fluxo de caixa mensal

Aplicativos para realizar fluxo de caixa

Outra maneira de realizar esse processo é utilizando seu aparelho celular. Existem hoje diversos aplicativos que podem ser baixados tanto para sistemas Android quanto iOS. Aqui selecionamos duas opções para cada tipo de dispositivo, sendo uma gratuita e a outra paga.

Veja também:  Será que chegou o momento de vender sua empresa?

iOS

QuickBooks Contabilidade – ideal para pequenas empresas e disponibiliza 30 dias grátis para experimentar. Pode ser utilizado em iPhones e iPads e toda informação fica armazenada em nuvem.

Splash Fluxo de Caixa – ao custo de US$1,99 o empresário pode registrar as despesas e receitas, criar um PDF e enviar por e-mail.

Android

QuickBooks ZeroPaper – aplicativo grátis que promete substituir as planilhas.

Fluxo de Caixa Pro – é possível criar o controle de despesas e entradas por categorias, gerar extratos de contas e transferência de informações. O aplicativo custa R$ 5,00.

Gostou das dicas de hoje? Tem encontrado dificuldade para fazer seu fluxo de caixa? Conte suas experiências nos comentários e não se esqueça de compartilhar nosso artigo!

 

 

 

3 thoughts on “Como organizar o fluxo de caixa da empresa

    1. Olá Daniel!!
      As planilhas são ótimas aliadas para as empresas, proporcionando melhor controle de gastos, investimentos e etc.

Deixe uma resposta

Top