Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como abrir uma empresa: tudo que você precisa saber!

Como abrir uma empresa: tudo que você precisa saber!

Abrir uma empresa

Sua vida está prestes a mudar para melhor, afinal, se você chegou até aqui tudo leva a crer que, em breve, você será um empresário. E para ajudar você, o Blog GuiaJá traz tudo que é preciso fazer para aprender como abrir uma empresa.

O primeiro passo você já está dando: ir atrás de informação. Aqui em nosso blog temos vários artigos voltados para empreendedores, temos certeza que muitos deles serão de grande ajuda para sua vida profissional. Ao final desta matéria, você vai encontrar uma lista com alguns deles, não deixe de conferir. Então, vamos logo ao que interessa, confira tudo que você precisa saber para abrir uma empresa!

Como abrir uma empresa sem ter experiência no assunto?

Se você acredita em um novo começo para sua vida e sabe que terá que se dedicar, estudar e trabalhar duro para conseguir fazer sua empresa crescer e alcançar sucesso, bem-vindo ao universo dos empreendedores.

Mas apenas ter garra e força de vontade não é suficiente para conseguir abrir sua empresa. É preciso seguir alguns passos importantes para que a ideia saia do papel, o primeiro deles é fazer uma pesquisa a fundo sobre as necessidades físicas que seu negócio terá.

Uma lojinha de bijuterias ou de materiais de construção, uma empresa de criação de software, uma fábrica de tijolos, um salão de beleza, uma cervejaria, não importa o tamanho ou o tipo, todas possuem uma coisa em comum: precisam se adequar ao zoneamento da cidade na qual serão instaladas.

Por isso, antes de formalizar o negócio, vá até a prefeitura da sua cidade ou procure o Plano Diretor Municipal e se informe sobre quais são as regiões da sua cidade que podem receber sua empresa. Nesses locais, aproveite para se informar sobre quais laudos serão necessários para a abertura do seu empreendimento. Esse passo é essencial para evitar transtornos futuros. Os demais passos para esclarecer as dúvidas de como como abrir uma empresa são:

Veja também:  Como definir o preço do meu serviço?

Procure um contador

Para abrir uma empresa são necessários diferentes tipos de documentos e recolhimento de taxas, mas para cada tipo de empresa – aqui estamos nos referindo ao ramo de atuação e porte jurídico do negócio (MEI, EI, EIRELI, EPP, ME, S.A. ou LTDA) – existe um tipo diferente de procedimento e documentação a ser juntada. Assim, o contador será o profissional mais indicado para dizer a você em qual dessas qualificações o seu negócio se encaixa.

Outro papel importante que o contador desempenha para os ‘empresários de primeira viagem’ é orientar e auxiliar na montagem do cronograma da empresa no que diz respeito ao recolhimento tributário, pagamento de salários e contas gerais. Lembrando que, no caso do MEI (Microempreendedor Individual) não existe obrigatoriedade de contador.

Abrir uma empresa

Elabore o contrato social do seu negócio

Mas Blog GuiaJá, o que é um contrato social? Este documento é essencial para formalizar sua empresa, uma espécie de Registro de Nascimento para o seu negócio. Nele estarão descritos o nome do proprietário (ou nomes, caso haja mais de um dono), o ramo de atividade, os objetivos, o capital social, entre outras informações imprescindíveis para a legalização da empresa.

Para não cometer erros ou se esquecer de informações, nossa dica é muito simples: procure um advogado especializado em abertura de empresa. Se preferir, procure a associação de empresários do seu ramo de negócio (associações comerciais, associações agrícolas, associações industriais, entre outras), pois elas também saberão indicar o que o contrato social da sua empresa precisa conter.

Registre-se na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas

Este passo está totalmente ligado com o anterior. Depois da criação do contrato social, você precisa efetivar o registro da empresa na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas da sua cidade. Para realizar o registro, é preciso apresentar a seguinte relação de documentos:

  • 3 vias do contrato social da empresa;
  • Uma via do requerimento padrão da Junta Comercial;
  • Uma via da ficha de cadastro nacional (FCN), modelos 1 e 2;
  • Cópias autenticadas dos documentos pessoais do proprietário (e/ou sócios).
  • Comprovação de recolhimento de taxa DARF
Veja também:  7 dicas para organizar o crescimento de sua empresa

Lembrando que MEI não precisa realizar este procedimento.

Obtenha o seu CNPJ

Se tudo estiver certinho, sua empresa irá obter o registro e assim será gerado o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa). Com ele em mãos, acesse o Portal da Fazenda Federal e faça o passo a passo para conseguir tirar o seu CNPJ.
Se tiver dúvidas, confira o artigo Como Tirar O Cartão CNPJ Da Empresa Pela Internet

Obtenha o alvará de funcionamento

Geralmente (não serve para todos os casos), após o registro social e geração do CNPJ as empresas também recebem o chamado Alvará Provisório, um documento que permite o início das atividades antes da obtenção do alvará permanente.

Mas como o próprio nome já deixa claro, tal documento não será válido para sempre. Para conseguir o alvará, procure a prefeitura e faça o pedido com os seguintes documentos:

  • Formulário próprio da Prefeitura
  • Cópia do CNPJ e do contrato social
  • Laudo de vistoria dos órgãos competentes (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, entre outros).

Abrir uma empresa

Já acabou? Não! É hora de se inscrever na Secretaria da Fazenda

Lembra quando citamos o ramo de atuação e porte jurídico do negócio (MEI, EI, EIRELI, EPP, ME, S.A. ou LTDA)? Cada um deles tem um tipo de tributação. Algumas empresas recolhem impostos para a União, Estado e Município, outras apenas para o Estado, outras para o Município. Nesse momento, o ideal é voltar até seu contador, pois ele saberá indicar em qual Secretaria você terá que inscrever sua empresa para obtenção do registro no ICMS.

Algumas empresas podem optar pelo Simples Nacional, o que possibilita uma série de facilidades, como a geração de uma única guia para o recolhimento dos tributos. Nos explicamos tudo sobre esses benefícios no artigo Como Funciona O Simples Nacional?

Faça a inscrição da empresa na Previdência

Tendo ou não funcionários, toda empresa precisa ser registrada na Previdência Social e você tem até 30 dias após o início das atividades para formalizar a situação. É este registro que permitirá o recolhimento do INSS dos funcionários e, é claro, do proprietário ou sócios do negócio.

Veja também:  MEI: como se tornar Microempreendedor Individual

Comece a emitir notas fiscais

O último passo para você que quer saber como abrir uma empresa é procurar a Secretaria da Fazenda (Municipal ou estadual) para entrar com o pedido de autorização para emissão de notas fiscais.

Confira nosso artigo Como Emitir Nota Fiscal, com várias informações importantes sobre este assunto.

Abrir uma empresa

Como abrir uma empresa: dicas do Blog GuiaJá

Confira uma série de artigos que nós preparamos para ajudar novos empreendedores a realizarem seus sonhos de ter um negócio próprio!

Como Abrir Uma Empresa E Conseguir Sucesso Profissional?

Siga Essas Dicas E Se Torne Um Grande Empresário

O Que Realmente Significa Ser Empreendedor?

O Que São Missão, Visão E Valores

Os Melhores Cursos Do Sebrae EAD

Um Guia Definitivo Para Montar Uma Loja Virtual

O Que Muda No Microempreendedor Individual MEI 2018

Como Contratar Familiares Pode Ser Uma Pedra No Sapato Da Sua Empresa 

7 Maneiras De Fazer Sua Empresa Vender Mais

Como Organizar O Fluxo De Caixa Da Empresa

O artigo de hoje ficou bem extenso, mas nele você encontra tudo que precisa saber para sanar suas dúvidas de como abrir uma empresa. Agora que você já sabe o que fazer, é hora de colocar a mão na massa. Boa sorte na sua carreira empresarial! Não se esqueça de deixar um comentário e sugerir novos temas para o Blog GuiaJá.

One thought on “Como abrir uma empresa: tudo que você precisa saber!

Deixe uma resposta

Top