Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Saiba como Steve Jobs mudou completamente as estratégias de marketing

Saiba como Steve Jobs mudou completamente as estratégias de marketing

Steve jobs

Quem diria que um cara meio hippie, que só usava camiseta e calça jeans e não comia carne vermelha pudesse se tornar um dos maiores empresários de todos os tempos? Dono de uma personalidade excêntrica, Steve Jobs dedicou sua vida a revolucionar a maneira que as pessoas costumavam viver.

Mas além de ser um grande empreendedor, responsável pela fundação de empresas bilionárias, como a Apple e a Pixar (que foi incorporada pela Disney em 2006), não dúvidas de que este grande homem também tinha um talento incrível quando o assunto era encantar seus clientes.

E não é a toa que além de um gênio quando se fala em tecnologia ligada a computadores, smartphones, tablets e animações, temos que tirar o chapéu pela forma que Steve Jobs revolucionou as estratégias de marketing. Por isso, marketeiros de todo o mundo se inspiram nele quando estão trabalhando em uma peça publicitária.

O que podemos aprender sobre marketing com Steve Jobs

Como todo bom empreendedor, Jobs acreditava no potencial de seus produtos e conseguia conquistar milhões de pessoas em todo mundo com eles. Seu brilhantismo como gênio do marketing deixou algumas lições, e podemos aprender muito com elas!

Ser sempre o melhor

Uma das principais lições de Jobs se baseia no fato de que ninguém precisa ser o primeiro a criar nada. Mas se quiser ser realmente bom e fazer com que seu produto seja desejado, você precisa focar em criar o melhor.

E para criar melhor é preciso lembrar que duas cabeças pensam melhor que uma. Apesar de todos problemas que enfrentou com a diretoria da Apple, Jobs sempre apostou nas decisões em grupo.

“Think Different”

Assim como o principal slogan da Apple, é preciso que você pense diferente (think different). Você já ouviu expressões como fora da casinha e deixar a zona de conforto? Pois bem, é esse o convite que Jobs faz a qualquer pessoa envolvida em marketing. Não reproduza mais do mesmo.

Não importa o quanto alguém diga que sua ideia é absurda ou que nunca dará certo. Apenas pense que tudo é possível e defenda seus argumentos com veemência!

Saiba vender seu produto

Não importa o quão bom seja algo. É preciso saber vender. Mas nada de utilizar métodos tradicionais para conquistar seu cliente. Você precisa fazer com que ele absorva a ideia de ter seu produto.

Nesse momento você deve ser mais que um simples interlocutor de uma mensagem, você deve se tornar um verdadeiro conquistador. Seu público alvo precisa deixar de ser apenas um cliente e se tornar um verdadeiro fã da marca.

Transformar seus produtos em sonhos

Você já deve ter ouvido alguém dizer “meu sonho é ter um iPhone”. Você 30be a força que essa frase possui? A pessoa não quer um telefone, não quer um celular de última geração, não quer um aparelho moderno com várias funções. Ela quer um iPhone.

Mas o que exatamente isso significa? Significa que Steve Jobs fez um trabalho de marketing tão bem sucedido, que não importa se outra marca vende um aparelho melhor ou mais bonito, porque o único que é realmente um “sonho de consumo” é o iPhone.

Se você conseguir fazer com que um produto não seja mais identificado como só mais um celular, só mais um carro, só mais um perfume, só mais produto entre tantos outros, você conseguiu transformá-lo em um sonho e ele será tão desejado quando qualquer produto da Apple.

Pensar como cliente

Em toda sua carreira, Steve Jobs fez questão de deixar claro que seus produtos não eram simplesmente os melhores. Mas ele vendia a ideia de que eram melhores porque foram pensados para agradar aos usuários.

Talvez este seja o maior diferencial e a maior lição que podemos aprender com Jobs: não se trata de vender um produto, mas sim de vender uma experiência totalmente diferente ao usuário.

Se coloque no lugar de seu cliente e descubra o que ele quer, o que ele precisa e como você pode garantir que ele tenha acesso a tudo isso.  Este pode parecer só mais um clichê, mas a verdade é que quando você cria esta conexão e este nível de entendimento, você poderá ultrapassa barreiras e deixa de ser um produto, passando a fazer parte da vida de seus clientes.

Deixe uma resposta

Top