Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Saiba como controlar o fluxo de caixa empresarial

Saiba como controlar o fluxo de caixa empresarial

Fluxo de caixa

No âmbito financeiro, controlar o fluxo de caixa é saber movimentar todas as transações financeiras do que entra e sai da empresa. Ou seja: conferir o que foi pago e recebido.

Pode parecer simples ou até mesmo banal, mas esse procedimento é fundamental para manter as contas organizadas. Veja alguns passos que podem te ajudar:

Priorizar o tempo

Quando você irá começar? Uma dica é definir o período para iniciar o planejamento que pode ser mensal. semestral ou anual.

Verificar seu Saldo

Junte todos os saldos da empresa como cofres, contas no banco e todo o dinheiro que se encontra disponível. Escreva o valor para que assim você saiba quanto possui.

Registrar contas a pagar e receber

É importante que você anote todos os pagamentos que sua empresa precisa fazer aos seus fornecedores e tudo que tem para receber dos clientes. Isso será um índice que avaliará o que foi comprado e vendido. Além disso, acompanhar os vencimentos das contas evita pagar multas e juros.

Sempre atualizar o fluxo de caixa

Tente manter atualizadas as entradas e saídas de dinheiro que surgirem no caixa da sua empresa de forma imediata. Isso evita que o registro seja feito depois e gere um possível descontrole econômico. Vale adquirir uma rotina de escrever corretamente esses dados financeiros para que o fluxo de caixa possa ser sempre consultado.

Analisar o ritmo financeiro de sua empresa

Quando os dados do caixa estão atualizados, é possível identificar com antecedência o que pode estar errado. Dessa forma, será mais fácil identificar – com disciplina – o ritmo financeiro da empresa e não ter surpresas desagradáveis em períodos de crise.

Buscar e utilizar ferramentas

Buscar ajuda em ferramentas de controle financeiro pode ser um auxilio para os empresários. As formas mais tradicionais são as planilhas eletrônicas como o Granatum Financeiro (controle online) onde a partir do que é registrado, gera-se um relatório (como o de fluxo de caixa.) que ajuda a fiscalizar a empresa com agilidade. Nessa ferramenta, pode-se saber dados financeiros anuais, mensais e diários de maneira simples. Além disso, existe uma equipe de atendimento para te ajudar quando for necessário.

Deixe uma resposta

Top