Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Modelos de planilha de fluxo de caixa para download

Modelos de planilha de fluxo de caixa para download

Fluxo de caixa

Cuidar bem de todas as entradas e saídas de dinheiro é um trabalho complicado. Para não se confundir, você pode contar com a ajuda de uma planilha de fluxo de caixa. Essa ferramenta é útil para analisar o desempenho dos negócios, fazer projeções sobre fluxos de caixa futuros, influenciar o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo, além de dar mais respaldo para tomar decisões importantes: como realizar novos investimentos, contrações e expansões.

Para ajudar você a entender melhor como funciona essa planilha, o Blog GuiaJá traz várias informações muito relevantes. Afinal de contas, além de baixar a planilha, também é preciso saber como utilizá-la corretamente. O termo, por exemplo, “caixa” se refere a todas as receitas e despesas do seu negócio. Entre essas receitas também podem ser inclusos os investimentos e ativos que podem ser convertidos em dinheiro.

Com o uso frequente e correto da planilha de fluxo de caixa, você pode ser capaz de avaliar sua empresa em diferentes aspectos, conferir se o negócio está caminhando de forma saudável, crescendo ou perdendo ganhos. Também ajuda a comparar o desempenho entre os períodos contábeis, identificar o que foi feito de diferente mês a mês, e assim dar o suporte necessário para que você possa crescer e planejar com antecedência as ações que envolvem o bom funcionamento do empreendimento.

Para que serve a planilha de fluxo de caixa

O principal objetivo é garantir maior controle financeiro, proporcionar um entendimento mais profundo do desempenho da empresa. Com isso o empreendedor consegue identificar antecipadamente as deficiências, e propor as melhores soluções.

Veja também:  7 maneiras de fazer seu negócio se destacar entre os concorrentes

A planilha também é essencial para prever os futuros fluxos de caixa e assim facilitar o seu planejamento. Por exemplo: saber quando sua empresa receberá pagamentos e quando deve realizar pagamentos aos fornecedores; quando pagar os impostos, empréstimos e outras contas, etc.

Um detalhe importante: as projeções podem variar – ficando um pouco acima ou um pouco abaixo dos números reais – por isso é essencial fazer a comparação em relação ao desempenho real.

Fluxo de caixa

Elementos de uma planilha de fluxo de caixa

Existem vários modelos diferentes de planilhas de fluxo de caixa, e cada um desses modelos garante suporte a um tipo de negócio ou perfil empresarial. Mas uma coisa é certa, praticamente todas essas planilhas possuem as seguintes divisões:

Atividades operacionais

Nessa seção da planilha de fluxo de caixa são colocados todas as informações que envolvem o ciclo operacional da sua empresa. Mas essas informações não são simplesmente jogadas, elas precisam ser colocadas corretamente, subdivididas por um período contábil. As atividades operacionais devem incluir: recibos de vendas, compras de mercadorias, salários pagos e várias despesas operacionais (contas de água, luz, internet, limpeza, matéria-prima, material de escritório, entre outros).

Atividades de investimento

Nem todas as planilhas possuem essa seção, mas caso você realize a compra ou venda de ativos, a concessão de empréstimos e a coleta de pagamentos, é aqui que essas atividades devem ser descritas.

Atividades de financiamento

Nesta parte deve ser descrito tudo que envolve financiamento: pagar empréstimos e dividendos, por exemplo. Também devem contar nesse item outras atividades que afetam o patrimônio e as obrigações de longo prazo da sua empresa.

Dica importante: lembre-se que embora muitos custos sejam recorrentes, você também precisa considerar os custos únicos. Por isso, os gastos de última hora que podem surgir (encanador, rescisão trabalhista, reposição de algum equipamento, etc.) também precisam ser lançados na planilha.

Veja também:  7 passos para montar o plano de negócios perfeito

Dependendo do tamanho e da complexidade do seu negócio, você pode delegar a responsabilidade de criar uma previsão de fluxo de caixa para o setor financeiro ou um contador.

No entanto, as pequenas empresas podem economizar tempo e dinheiro com um modelo simples de projeções de fluxo de caixa. Por isso, o Blog GuiaJá selecionou três modelos de planilha de fluxo de caixa para você fazer o download.

Planilha de fluxo de caixa para download modelo 1

Planilha de fluxo de caixa para download modelo 2

Planilha de fluxo de caixa para download modelo 3

Não se esqueça de deixar um comentário sobre qual modelo de planilha de fluxo de caixa você mais gostou. E continue acessando o Blog GuiaJá para mais conteúdo sobre finanças, empreendedorismo e muito mais!

One thought on “Modelos de planilha de fluxo de caixa para download

Deixe uma resposta

Top