Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Leve o empreendedorismo ao local de trabalho

Leve o empreendedorismo ao local de trabalho

Empreendedorismo

Para muitas pessoas, o empreendedorismo parece um sonho distante e inatingível, mas se você está disposto a se comprometer com uma meta, então as chances de conseguir alcançar o sucesso são gigantescas.

Se pensarmos sobre isso, podemos perceber que o espírito do empreendedorismo pode ser cultivado e moldado. E não apenas quando falamos na criação de novas empresas, pois em ambientes de trabalho também é possível (e necessário) colocar em prática pensamentos e ações empreendedoras.

A boa notícia que o Blog GuiaJá tem para dar a você é que, com um pouco de esforço e planejamento, criar um ambiente propício ao empreendedorismo é possível. Se você está disposto a tomar esta decisão, aqui estão algumas maneiras muito reais de estimular esse posicionamento entre seus funcionários e colaboradores.

Empreendedorismo dentro do local de trabalho

Antes de partirmos para as dicas, vamos falar um pouco sobre uma capacidade que é deixada de lado por muitos empresários: a habilidade de ouvir seus funcionários e colaboradores.

Se você é o proprietário da empresa, chefe imediato, gerente ou ocupa uma posição de liderança em um pequeno grupo é essencial que esteja disposto a escutar o que os outros tenham a dizer.

Crie um espaço seguro para que todos possam emitir opiniões e, mesmo que você não concorde, não interrompa quem estiver falando. Um dos ‘sintomas’ do empreendedorismo é permitir que as pessoas tenham voz, assim um aprende com o outro e a empresa pode florescer.

Distribua trabalhos sem sobrecarregar ninguém

Lotar a mesa do funcionário de trabalho pode ser um tiro no pé para a produtividade da empresa. Acompanhe a rotina de trabalho de cada colaborador e pergunte o que ele pode ou não concluir naquela semana ou mês.

Veja também:  Como a blockchain pode mudar o marketing digital?

É claro que, em certas ocasiões é comum ter muito trabalho extra em todos os segmentos de mercado, porém, não deixe jamais que o trabalho não seja distribuído de forma a não sobrecarregar um trabalhador, enquanto outro acaba sem ter o que fazer.

Crie uma cultura de aprendizado dentro da empresa

Outra característica marcante do empreendedorismo é que pessoas empreendedoras estão sempre em busca de conhecimento. Estimule isso na sua equipe, fale sobre cursos gratuitos disponíveis na internet, faça convênios com escolas/faculdades locais para obter descontos para seus trabalhadores.

Empreendedorismo

Saiba identificar os perfis de quem trabalha com você

Uma pessoa manda bem com números, mas está na área de texto; outra é um excelente comunicador, mas acaba fazendo serviços burocráticos: alguma coisa está errada. Observe sua equipe e delegue funções que exploram as habilidades que eles já possuem. É claro que, como líder, você também deve estimular que todos desenvolvam outras habilidades, assim a empresa só tem a ganhar.

Promova o espírito de equipe e união

Com tantas novas empresas surgindo a todo momento, para conseguir marcar seu lugar no universo do empreendedorismo você precisa armar sua empresa com o que há de mais atual.

Mas além disso, você também precisa estimular sua equipe a se manter unida e fortalecida. Faça pequenas reuniões para aproximar e criar laços entre colegas de trabalho e empresa, mostre que seu empreendimento está lutando lado a lado com eles, não acima.

Mantenha seus funcionários felizes

Estudos alegam que entre 5 e 15% dos funcionários de todas as empresas tenham espírito empreendedor, no entanto, a maioria desse percentual está infeliz com seu trabalho e sentem-se desmotivados a contribuir com a empresa de maneira mais produtiva.

Veja também:  6 maneiras de aumentar sua produtividade

Para evitar que este grande mal acometa seus colaboradores, você precisa fazer ao máximo para que eles se sintam felizes trabalhado no seu negócio. Como? Adotar políticas de participação nos lucros, aumentos salariais, benefícios diversos (descontos em escolas como dissemos antes; parceria com cinemas e teatros locais, cesta básica, planos de saúde, etc) são algumas das alternativas.

Aposte em cursos de intraempreendedorismo

A busca pelo pensamento empreendedor e inovador é tão grande que já existem vários cursos de intraempreendedorismo. Vale a pena investir nessa área, pois com isso você vai estimular ainda mais seus colaboradores.

Agora que você já sabe como fazer para levar o empreendedorismo para dentro do seu negócio, não se esqueça de voltar aqui e nos contar como foi esta experiência! Aproveite para já deixar sua opinião sobre este artigo e também sugerir novos temas.

Deixe uma resposta

Top