Você está aqui
Home > Divulgando sua empresa > Plano de ação: qual a importância disso para o seu negócio

Plano de ação: qual a importância disso para o seu negócio

Plano de ação

Está pensando em abrir seu próprio negócio e não tem ideia por onde deve começar? A dica é muito simples: comece pelo plano de ação! Sem ele, você é apenas mais um navio a deriva, e será muito mais difícil encontrar o sucesso!

É através desse planejamento que você vai conseguir calcular os riscos envolvidos na sua ação. Também é com o plano de ação que você estabelece as metas que pretende alcançar. Com ele tudo fica mais fácil, pois será o seu guia no mundo dos negócios!

Como um plano de ação pode ser útil

É claro que entusiasmo e criatividade são essenciais para começar qualquer novo negócio. Mas sem planejamento, você ficará totalmente a mercê da sorte! Apostar que tudo vai dar certo sempre não é uma boa estratégia de quem está entrando no mercado.

Com um bom plano de ação você diminui as chances de que algo aleatório possa gerar um impacto negativo sobre seu produto ou serviço, pois com ele você consegue mensurar quais são seus pontos fracos e fortes.

Um plano de ação ajuda a tirar seu projeto do papel

Por menor que seja o capital necessário, você vai precisar de alguma quantia em dinheiro para começar seu negócio. O plano de ação vai ser incrivelmente útil para isso.

Primeiro porque com ele você consegue mensurar quanto investimento será necessário. Além disso também pode prever quais cortes podem ser realizados e até como conseguir a quantia.

Com um planejamento adequado você fica mais seguro para pedir financiamento bancário, encontrar investidores ou conseguir financiamento coletivo.

Ajudar a prevenir fracassos

Através do plano de ação você pode enxergar o futuro do seu empreendimento. Vamos supor que você esteja planejando um tipo de e-commerce. Sem um bom planejamento você pode simplesmente colocar coisas a vendas e pronto.

Mas e se um cliente chega ao seu site e não encontra uma forma rápida de calcular o frete ou uma forma segura de comprar parcelado? Qual é a chance desse cliente procurar outro lugar para finalizar a compra?

Mas com o plano de ação, o problema descrito acima já teria sido previsto, e assim, além de oferecer métodos de calculo de frete, você também disponibilizou a forma mais segura do seu cliente parcelar nos principais cartões de crédito.

Saber calcular e prevenir fracassos é importante em qualquer tipo de negócio. Se colocar um passo a frente dos problemas pode significar uma história de sucesso, ou apenas mais uma empresa que vai a falência em pouco tempo.

Consiguir crescer e expandir seu negócio

Outra vantagem do plano de ação é que com ele você vai conseguir expandir seu empreendimento sem correr riscos desnecessários. O planejamento permite que você cresça de maneira ordenada, sem sobrecarregar seu negócio e sem realizar gastos desnecessários.

Conseguir estipular uma meta e maneiras de alcançá-la

Talvez este seja o principal diferencial do plano de ação: ele dá o suporte necessário para alcançar as metas que você estipulou. Você traça um caminho e pode escolher onde e quando avançar.

E para ajudar a conquistar essas metas, a dica é ter vários planos de ações. Você pode ter um grande plano anual, e outros menores, mensais, todos interligados com um objetivo comum!

Como montar um plano de ação

Pode parecer difícil, mas para montar um plano de ação, você precisa apenas refletir sobre seu negócio e ir anotando os principais pontos envolvidos nele. Com essas informações em mãos, você começa a listar quais são as dificuldades e como vencê-las.

Não se esqueça de listar aquilo que você pode fazer sozinho, o que vai precisar de ajuda. Uma dica para quem está começando agora é procurar ajuda no SEBRAE, que disponibiliza aulas online e documentos para auxiliar nessa importante etapa.

Deixe uma resposta

Top