Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Quedas nas vendas: 7 dicas para driblar a crise

Quedas nas vendas: 7 dicas para driblar a crise

Quedas nas vendas

As flutuações do mercado não são brincadeira. Tudo está indo às mil maravilhas, quando de repente, as vendas entram em declínio. Mas se nenhuma empresa está imune as quedas nas vendas, todas podem trabalhar para minimizar seus efeitos.

Prestar atenção aos detalhes podem fazer a diferença, e outra coisa importante é jamais basear ações em suposições. Analisar os dados da empresa constantemente, fazer reuniões, pensar com calma, abrir espaço para que membros da equipe se envolvam e ajudam a encontrar soluções são algumas das formas de garantir sempre o equilíbrio do negócio. Para que você esteja bem preparado, seguem sete dicas essenciais para evitar que suas vendas diminuam!

Xô crise! Aprenda a evitar quedas nas vendas da empresa!

#1 – Ser um verdadeiro líder dentro da sua empresa

Nada de passar o dia todo fechado no seu mundinho e ‘largar’ sua empresa nas mãos de funcionários. É claro que você precisa aprender e cultivar uma boa relação com os chefes de setor, delegando trabalho e confiando em sua equipe, mas isso é bem diferente de deixar tudo para que outros resolvam.
Seu papel é de liderar, e mesmo que você não possa estar presente o tempo inteiro, é seu papel aprender como liderar de longe, utilizando a tecnologia a favor do crescimento do seu negócio.
Quando a empresa tem um líder forte e dedicado, evitar quedas nas vendas é mais fácil, sabe por quê? Um verdadeiro líder acompanha de perto cada etapa de um processo, e por isso consegue visualizar com facilidade o que está dando certo e o que não está.
Com isso, é possível identificar um problema real, ou mesmo prever um problema futuro, garantindo ações imediata

Veja também:  O que é preciso para ser empreendedor

#2 – Manter uma equipe bem treinada

A primeira forma de conseguir driblar qualquer crise e evitar quedas nas vendas é contar com uma equipe composta por bons vendedores. E a melhor forma de garantir isso é investir em treinamento.
E se você ainda não pode investir em cursos e palestras pagos, não se desespere, existem várias opções gratuitas disponíveis online, tanto em sites especializados, quanto em canais do YouTube.
Mas nada de passar links para que seus funcionários assistam em casa. Muitas vezes isso não acontece, seja por desinteresse ou por falta de tempo. Para garantir que todos vejam, escolha um dia na semana, a cada 15 dias, ou até mesmo no mês, para que todos se concentrem e assistam as palestras ou aos cursos juntos.
Dessa forma, será possível discutir o que foi visto e garantir que todos realmente se envolvam em colocar o que foi aprendido em prática.

#3 – Fazer mudanças graduais

Imagine uma situação envolvendo o trânsito: vamos supor que alguém decide inverter todas as direções nas ruas da sua cidade. Será uma enorme confusão, com acidentes e brigas de trânsito para todo lado. É exatamente isso que acontecerá se você resolver mudar tudo dentro da sua empresa, de uma hora para outra!
Mas se você fizer mudanças graduais, em um curto espaço de tempo, é bem provável que você alcance bons resultados, sem todos estresse e desespero que coisas repentinas trazem.
Para evitar quedas nas vendas, aposte nas mudanças dentro do seu negócio. Preste atenção naquilo que tem dado certo, e aos poucos faça com que todos os membros coloquem tais práticas em uso.

Veja também:  Como gerenciar seu negócio à distância

Quedas nas vendas

#4 – Aprender com o concorrente

Observe o que foi feito de errado, para evitar cair na mesma armadilha. Observe o que está dando certo e aposte em medidas semelhantes. Não se trata de copiar, mas sim de aprender.
A observação é uma das ferramentas mais importantes de qualquer empreendedor, não importa de qual ramo ele seja.

 #5 – Conhecer seu cliente

Saiba quem é o seu público, descubra quais são os seus problemas e preocupações, o que eles querem, em que tipo de empresa confiam, quais são seus desejos. Saber quem é seu cliente faz toda diferença na hora de adotar ações que evitem as quedas nas vendas.
Para isso, aposte em questionários online, como por exemplo o Google Formulários, uma maneira simples e gratuita para coletar e gerenciar informações.

#6 – Acreditar no poder da publicidade mesmo durante a queda nas vendas

Muitas empresas cortam o investimento em publicidade assim que verificam uma queda em suas vendas. Na maioria das vezes, essa medida é uma péssima ideia.
Ao invés de cortar os recursos do marketing, o ideal é investir em ações bem planejadas. Muitas vezes com um investimento razoavelmente pequeno, se alcança um bom resultado.
Mas tudo deve ser feito por alguém que sabe como transformar publicidade em alcance da marca. Para não errar, nem tomar medidas apressadas, procure uma agência ou um profissional da propaganda qualificado.

 #7 – Organizar todos os processos

A falta de organização também pode acarretar queda nas vendas. Aposte em organizar as coisas. Existem vários aplicativos disponíveis no mercado, que ajudam no gerenciamento de ações dentro do seu negócio.

Veja também:  10 práticas que todo vendedor deve seguir para vender mais

Dica adicional – não tente resolver tudo sozinho! Em alguns casos é preciso contar com ajuda dos seus colaboradores, em outros de uma consultoria especializada e, em determinados momentos, até mesmo de um empréstimo. Fique atento para saber buscar a ajuda adequada para cada situação!

Agora que você já conferiu nossas dicas para evitar quedas nas vendas, não se esqueça de deixar nos comentários sua opinião e também sugerir novos temas!

One thought on “Quedas nas vendas: 7 dicas para driblar a crise

Deixe uma resposta

Top