Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Designer Gráfico: vale a pena seguir essa carreira?

Designer Gráfico: vale a pena seguir essa carreira?

Design gráfico

É quase impossível falar em Designer Gráfico e não associar diretamente à criatividade. O designer gráfico, como é chamado o profissional desta área, cria peças de comunicação visual para diversos segmentos. Podemos citar alguns:

– Outdoors
– Panfletos
– Peças para internet (Facebook, Instagram e etc)
– Embalagens de produtos
– Logotipos
– Criação e produção de animações

Esses são apenas alguns exemplos de todo o universo gráfico que engloba as atividades de um Designer Gráfico. Mas vai muito além do que vai ser visto e notado por todos. Por exemplo, quando você utiliza aquela embalagem de Leite Longa Vida em que já existe uma abertura especial para derramar o conteúdo da caixinha no copo, quem você imagina que imaginou e projetou essa resolução para facilitar sua vida? Sim, ele mesmo. O Designer. Que aqui, é designado ao setor de Design de Produtos. Ele desenvolve tais melhorias para as embalagens levando em consideração o padrão de consumo do seu público, além de aspectos utilitários, estéticos e funcionais.

Portanto, esse é um segmento para aqueles que desejam ter a criatividade como ferramenta do dia a dia de trabalho. Se você é daquelas pessoas apaixonadas por desenhar ou elaborar grandes engenhocas desde a infância, também será muito bem-vindo na área, já que boa parte do trabalho envolve exatamente criações originais.

Mas se um Designer Gráfico é um profissional dotado de tantos talentos e flexibilidade, quais os segmentos de empresas que se interessam por ele? Para esclarecer alguns fatos apresentados acima, vamos listar muitas das áreas de atuação do Designer Gráfico.

Veja também:  Como um sistema ERP pode ajudar a sua empresa a crescer

Design gráfico

Porém, você deve ter em mente que a flexibilidade e criatividade desse profissional pode leva-lo a diversos setores do mercado, seja na indústria, pequenas empresas ou, até mesmo, em negócios próprios como uma Startup, por exemplo. Confira a lista: Design Gráfico: áreas de atuação

– Agências de Propaganda
– Emissoras de TV
– Departamento de arte (empresas de criação)
– Editora
– Gráficas
– Estúdios e escritórios de design
– Empresas do segmento cinematográfico
– Produtoras de vídeo

Como mencionado antes, este profissional não precisa seguir um determinado segmento. Há muito espaço para atuação autônoma ou até mesmo acadêmica, ministrando aulas para faculdades e/ou cursos técnicos.

Sobre o curso superior de Design Gráfico

Com duração de 4 anos, a graduação em Design Gráfico é oferecida como Bacharelado. Você também pode optar pelo curso tecnológico, que dura 2 anos e confere ao estudante diploma de formação superior. Essa modalidade de curso costuma ter menos anos até a formação por focar mais nas necessidades do mercado de trabalho, visando atender a uma demanda, geralmente, regional.

História da Arte, Estética, Design, Desenho, Técnicas de Representação e Design de Embalagens são apenas algumas das matérias abordas nesse curso, além de temas relacionados a Gestão e Planejamento.

Assim como requisitado em praticamente todo e qualquer curso de formação superior, ao final do curso o aluno deverá apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido e temido popularmente como TCC.

Como você pôde ver, o que não faltam são motivos para seguir a área de Design Gráfico. É difícil avaliar o quanto ganha um profissional dessa área, justamente por ser um profissional de extrema flexibilidade de atuação. Todavia, podemos afirmar que aqueles que desempenham bem seu papel, principalmente se já tiver no currículo habilidades específicas como o desenho, são profissionais muito bem remunerados e disputados pelo mercado.

Veja também:  O que vender na internet? Dicas de sucesso!

Portanto, se você se considera criativo, com boa habilidade de representar aquilo que deve ser comunicado e sempre se interessou por criações gráficas, seja em filmes, anúncios de revista, outdoors e etc., essa é a escolha profissional perfeita para você.

Aproveite e veja alguns vídeos com depoimentos de quem está estudando ou já se formou em Design Gráfico, e não se esqueça de deixar seu depoimento sobre o que espera dessa carreira!

Deixe uma resposta

Top