Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Crescimento do mercado de vistoria veicular: uma boa oportunidade de negócio

Crescimento do mercado de vistoria veicular: uma boa oportunidade de negócio

Vistoria veicular

Pensando em empreender, mas não sabe exatamente em qual segmento investir? Que tal voltar seu olhar para um mercado que está em vias de expansão e prometendo crescimento?

Uma boa oportunidade de negócio é investir no setor de vistoria veicular.  De acordo com a lei vigente no país, do Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria veicular é obrigatória para que o carro possa circular legalmente e para evitar que determinados veículos que não seguem normas e especificações de fábrica, bem como alguns automotivos sem condições de uso, continuem se deslocando pelas cidades como se estivessem “legalizados”.

Motivos para investir em vistoria veicular

Um dos principais motivos de se investir em uma empresa de vistoria veicular é a demanda. Todos os veículos devem, obrigatoriamente, ser submetidos à vistoria veicular sempre que forem transferidos, for necessária a segunda via de documento, troca de placa ou qualquer alteração nos dados do documento, como, por exemplo, troca de cor e combustível, entre outros…

O mercado de venda de carros no País ocupa sétimo lugar em todo o planeta, com cerca de 45 milhões de veículos circulando no Brasil. É um número imponente e a se considerar, não é verdade?

Tal número mostra o quão promissor e relevante a área de serviços automotivos se demonstra, incluindo neste nicho empresas de autopeças, fabricantes, oficinas e empresas de vistorias cadastradas pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), como a Procede Vistoria Veicular, localizada na cidade de Cravinhos- SP.

O que faz uma empresa de vistoria veicular?

Quanto aos procedimentos executados por uma empresa de vistoria veicular, eles podem variar, mas em suma costumam ser os seguintes:

  • Vistoria plena cautelar ( recomendação de compra venda );
  • Laudos para transferência, etc;
  • Segunda via de documentos do carro;
  • Troca de Placa;
  • Alterações no veículo, como cor e combustível;
  • Vistoria plena para seguradoras;
  • Vistoria plena para leilões;
  • Vistoria plena de avaliação;
  • Diagnóstico do cadastro do veículo;
  • Diagnóstico do conjunto estrutural da carroçaria;
  • Diagnóstico do conjunto de identificação;
  • Diagnóstico do cadastro do veículo BIN (chassi, motor e agregados de identificação);
  • Pesquisa de comercializado em leilão;
  • Pesquisa de histórico de sinistro;
  • Análise dos itens obrigatórios de segurança previstos nas resoluções CONTRAN 05/98 e 14/98;
  • Processo necessário pela Resolução CONTRAN 282/2008 e também para algumas portarias do DENATRAN (131/2008 e 1334/2010);
Veja também:  Como fechar uma empresa com dívidas?

Invistir no treinamento dos funcionários

Com um mercado em franca expansão, é importante antes de tudo, contar com colaboradores bem preparados no caso de empreender do setor de vistorias veiculares. Somente oferecendo um serviço de qualidade superior será possível sobreviver no setor automotivo e ganhar notoriedade neste campo.

Para tanto, investir em mão de obra qualificada é o primeiro passo para o sucesso. Isto inclui além do treinamento e formação dos funcionários, atualização constante que acompanhe a corrida tecnológica que encontramos na sociedade.

Com a clientela cada vez mais exigente e veículos que se superam a cada lançamento, carregados de modernidade e sofisticação, é imprescindível que o empreendedor priorize cada vez mais a excelência dos serviços prestados e aposte em seus funcionários, oferecendo a eles a melhor capacitação e os tornando não somente “empregados” ou funcionários, mas verdadeiros parceiros.

Além da necessidade de ter profissionais bem gabaritados, investir em equipamentos para a empresa é fundamental para que ela não fique estagnada e pare no tempo.

O setor de vistoria veicular te atrai? Já trabalha no ramo automotivo? Conte para nós suas experiências e sua visão acerca do setor!

Deixe uma resposta

Top