Se você quer que seus funcionários se tornem mais motivados, quer melhorar seu atendimento ao cliente e garantir uma renovação geral dentro do seu negócio, a nossa dica – ou menos as nossas 28 dicas – são para implantar o empreendedorismo dentro da sua empresa!
28 formas de ajudar seus funcionários a agirem como empreendedores
Incentivar seus colaboradores a pensarem como empreendedores é muito saudável para o seu negócio, pois garante não apenas funcionários, mas parceiros de negócio e como todo mundo sabe, quando um trabalhador ‘veste a camisa’ ele faz a diferença no sucesso do seu empreendimento.
- Nada de medo: garanta um clima de confiança, onde todos tenham espaço para se expressarem sem medo. Lembre-se que o medo é o assassino da inovação.
- Incentive trabalho em equipe e não competição: empreendedores sabem que cada pessoa é ima engrenagem importante de um processo.
- Faça reuniões participativas: semanais ou mensais, as reuniões ajudam a contabilizar os erros e acertos.
- Chame seus funcionários a participar das decisões, pergunte sempre a eles o que eles acham que deve melhorar dentro da empresa.
- Envie sua equipe para feiras e exposições ligadas ao seu negócio.
- Crie reuniões para que seus funcionários possam fazer um brainstorming. Desafie-os a trazer novas ideias e inovações em produtos da empresa.
- Crie um grupo para acompanhar as novidades do mercado no seu seguimento.
- Tenha uma caixa de sugestões na empresa.
- Participe das ações que você faz com que seus funcionários participem.
- Incentive seus funcionários a fazer algo que eles gostem.
- Dê espaço para que os funcionários façam críticas à empresa. Peça para que eles digam o que não está indo bem e como eles acham que podem melhorar.
- Estabeleça metas e padrões de qualidade para alcançar, mas não coloque metas inalcançáveis.
- Dê espaço para funcionários que agregam valor, reduza o espaço de quem prefere menosprezar ou ‘puxar o tapete’ dos colegas.
- Tenha um departamento interno de planejamento comercial, encorajando os trabalhadores a mostrar suas ideias.
- Forneça incentivos para os funcionários mais produtivos: uma viagem, um passeio, etc.
- Ofereça incentivos para os funcionários de uma forma geral: um churrasco, uma noite da pizza por conta da empresa, etc.
- Garanta a diversidade dentro do seu negócio.
- Encoraje seus funcionários a prospectarem sobre os problemas que podem acontecer no futuro e como resolvê-los.
- Incentive que seus colaboradores utilizem seus conhecimentos e hobbies em ações que garantam melhorias dentro da empresa. Por exemplo, se um funcionário tem conhecimento em redes sociais, permita que ele sugira ações de gerenciamento; se um colaborador entende de eletrônica, permita que ele sugira meios para economizar em sistemas de automação.
- Dê responsabilidades para o seu funcionário, para que ele se envolva de forma mais pessoal com a empresa. Não é apenas um trabalho, mas sim “O” trabalho.
- Crie uma equipe que tenha como foco encontrar novas formas de alcançar seus clientes.
- Tenha um painel visível para anotações.
- Crie um ambiente agradável para que um colaborador possa aprender com o outro.
- Elogie os acertos.
- Não puna erros com humilhações: ao invés disso, crie um ambiente para que os erros possam ser contornados.
- Não mantenha o ambiente forma o tempo todo. Deixe seus funcionários saberem que estão livres para pequenos momentos de descontração.
- Faça uma “sessão de cinema” com palestras ou vídeos que mostram novas tecnologias e produtos ligados à sua empresa. Também é válido criar um “jornalzinho” com a impressão de boletins com essas informações.
- Invista em treinamento para os seus funcionários.
Por que devo colocar o empreendedorismo na minha empresa?
Pensar como empreendedor não é uma tarefa simples. Todo dia é preciso estar atendo para as oportunidades que podem surgir, e colocar ainda mais atenção para evitar os erros e armadilhas empresariais. Se para uma pessoa esta tarefa pode ser dura, quando você estende o espírito empreendedor para os seus funcionários, terá mais pessoas atentas e ajudando a manter a empresa saudável e próspera.
No começo pode ser um desafio colocar todo mundo no barco do empreendedorismo. Porém, com paciência, você verá que bons frutos irão surgir. Confira agora um pequeno vídeo com mais dicas e não se esqueça de compartilhar nosso artigo e deixar sua sugestão para outros temas que você quer ver aqui no Blog GuiaJá!