Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como contratar a pessoa certa?

Como contratar a pessoa certa?

Como contratar

Depois de dedicar tempo e dinheiro na construção do seu negócio, chega um momento em que é preciso abrir espaço para que outras pessoas possam entrar para ajudar no crescimento de sua empresa. E é nessa hora que empresários – de pequenas, médias ou grandes empresas – se fazem uma mesma pergunta: Como contratar a pessoa certa?

Pode parecer uma tarefa simples, colocar um anuncio, examinar alguns currículos e pronto. Mas a verdade é que saber contratar um bom profissional, pode fazer toda a diferença no sucesso e no alcance do seu empreendimento e, para te ajudar nessa jorna, preparamos algumas dicas!

Saiba contratar a pessoa certa para o seu projeto

Como contratar

A primeira coisa que você tem que ter em mente antes de decidir contratar alguém é saber exatamente o que você espera que essa pessoa faça. Para isso, você deve ter um bom conhecimento sobre o funcionamento do seu negócio.

Se você está começando um novo empreendimento, ou está a procura de alguém para substituir um funcionário que passou muitos anos na sua empresa, prepare-se. Você vai precisar analisar e avaliar o cargo que pretende preencher com muito cuidado.

Tente não chamar alguém as pressas. Por mais que você esteja atarefado e precisando de um profissional, a pressa pode ser sua grande inimiga, e você pode contratar alguém que não consiga desempenhar as funções que você espera, com a qualidade que você espera.

Realizar muitas entrevistas e depois, faça testes

Não há dúvidas de que as entrevistas são importantes para um primeiro contato com os candidatos. Porém, por mais que um seja mais desenvolto que outro durante esta fase, nada garante que aquele que fizer a melhor entrevista será o melhor profissional.

Tente fazer uma somatória das qualidades descritas nos currículos, com a desenvoltura do candidato, e assim escolha mais de um para fazer um teste. Com um ou dois dias de trabalho, você vai conseguir identificar melhor aquele que possui o melhor perfil para a sua empresa.

Não subestimar candidatos que não possuam experiência

É claro que nos dias de hoje, empresários e empreendedores preferem abrir suas portas para quem já possui experiência no mercado. mas não podemos esquecer que essas pessoas só conseguiram ser quem são porque um dia, alguém lhes deu o primeiro emprego.

Apesar de não possuírem experiência, jovens a procura do primeiro emprego possuem disposição de sofra e uma incrível vontade de aprender. Além disso, você também poderá ter a chance de moldar alguém de acordo com o perfil que procura, orientando o profissional para que ele se encaixe naquilo que seu projeto precisa.

Contratar uma pessoa mais velha também pode ser vantajoso

Você também não deve deixar o fator idade influenciar na hora de encontrar um profissional. Muitas vezes, a experiência pode contar muito a favor do seu negócio. Dar uma chance para quem já passou dos 40, 50 e até 60 anos também pode garantir sucesso.

Assim como no caso de quem está na luta pelo primeiro emprego, trabalhadores mais velhos também tem muita força de vontade e muito pique e disposição para fazer a diferença na sua equipe.

Procurar por pessoas que sejam positivas

Em um momento de crise como o que estamos passando é difícil encontrar pessoas que estejam positivas. Problemas financeiros podem levar muitos a depressão, angustia, cansaço, e falta de ânimo. Nada disso combina com um negócio de sucesso.

No final das contas, não importa o quanto alguém pareça qualificado. Se essa pessoa se mostrar apática, ou parecer que “está fazendo por fazer”, essa pessoa não será uma boa contratação. Procure por gente animada, que mostrem interesse real por seus produtos ou pelo trabalho que você está oferecendo.

Lembre-se que não se trata de caridade. O profissional tem que estar lá porque ele realmente quer estar. O salário no final do mês deve ser apenas uma consequência da união entre a empresa e o funcionário.

Encontrar o funcionário ideal

Como contratar

Sabemos que pessoas perfeitas não existem, e por isso, risque a perfeição da sua lista de buscas. Ao invés disso, busque por pessoas que se esforçam, esses sim são funcionários que ajudam a impulsionar qualquer tipo de negócio para sempre.

Pessoas esforçadas possuem outras características que serão de grande importância para o seu negócio. Elas estão sempre dispostas a aprender coisas novas, trabalhar em equipe, cumprir prazos e, além disso, usam a criatividade para propor soluções e sugestões que melhorem os produtos.

Outra característica do funcionário ideal é a maturidade emocional, que não está relacionada a idade biológica, de forma alguma. Ter maturidade significa que o funcionário não vai tentar boicotar a empresa se sofrer uma advertência; não fazer fazer bullying com os colegas; não vai tentar ficar bajulando ao invés de realizar seu trabalho.

Finalizando, para contratar a pessoa certa, é preciso investir um tempo precioso, e você precisa se esforçar para conseguir enxergar o máximo de qualidades positivas e negativas, saber balanceá-las e descobrir se essa pessoa pode fazer parte do seu projeto. Não trate funcionários como “quebra-galhos”, busque por aqueles que podem ajudar a plantar as árvores.

One thought on “Como contratar a pessoa certa?

Deixe uma resposta

Top