Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Diferenças entre empresário e empreendedor?

Diferenças entre empresário e empreendedor?

Empresário e empreendedor

Muitas pessoas acreditam que empresário e empreendedor são sinônimos. Que tanto faz usar um ou outro na hora de se referir a alguém que está montando seu próprio negócio. Até um certo ponto, isso pode fazer sentido.

Mas quando olhamos profundamente para essas palavras, entendemos que na verdade, empresário e empreendedor são bem diferentes. Casa termo define muito bem um tipo de pessoa de negócios e, quem sabe depois de ler nosso artigo, você consiga se enxergar melhor em uma dessas definições.

Empresário e empreendedor: definição básica

De uma forma bem resumida, segue como podemos diferenciar empresário e empreendedor.

O empresário é aquele que pode criar um negócio a partir de uma ideia ou depois de se inspirar em um produto já existente. Focado em lucros, ele trabalha principalmente na área de vendas (seja de produtos ou serviços).

O empresário realiza uma atividade para fins comerciais e industriais, ele monta sua empresa para participar de uma fatia já existente no mercado. 

Ao invés de focar em inovação, pesquisa e desenvolvimento, a maioria dos empresários opta por uma empresa com grande demanda ou com probabilidade de gerar grandes lucros, independentemente de sua singularidade.

Um empresário enfrenta uma concorrência acirrada, porque centenas de rivais já existem no mercado e realizam as mesmas atividades. Apesar disso, o risco é baixo porque segue um caminho já testado por seus rivais.

O principal objetivo de um empresário que realiza atividades econômicas é alcançar lucro. para isso, ele utiliza recursos humanos, financeiros e intelectuais.

Essa definição nos mostra que o empresário é a pessoa que está procurando uma ideia ou um produto já existente e quer entrar no mercado para lucrar. Em geral, os empresários buscam conquistar a massa de usuários e obter uma boa renda. 

Empresário e empreendedor

Já o empreendedor é uma pessoa que cria uma ideia ou conceito único para criar um negócio do zero e fazer com que esse negócio saia do papel. Ele é a pessoa que assume os riscos e incertezas da empresa. 

Seu tipo de empresa é chamada de Startup, uma palavra em inglês que define negócios que realmente criam algo novo: seja uma ideia, um produto ou serviço.

É ele quem sempre lidera o mercado, independentemente do número de concorrentes que virá mais tarde, porque afinal de contas, ele foi o primeiro a surgir.

Os empreendedores são conhecidos por sua abordagem criativa. Eles introduzem inovação e coordenam recursos. Eles oferecem produtos e serviços que provocam mudanças no mundo.

Bill Gates (fundador da Microsoft), Mark Zuckerberg (cofundador do Facebook), Larry Page (cofundador do Google), Steve Jobs (cofundador da Apple) são exemplos de empreendedores.

Principais diferenças

Os empresários têm um perfil mais conservador na hora de investir seu dinheiro e tempo. Geralmente procuram projetos tradicionais, com baixo riscos e grande projeção de retorno.

Os empreendedores não tem medo de arriscar. Mesmo que a inovação tenha um alto custo de investimento financeiro e de tempo, mesmo que os riscos sejam altos e mesmo que o lucro demore para voltar, ainda assim eles preferem e arriscar.

Empresário e empreendedor
Empresário

  • Cria a empresa para entrar em um mercado existente a partir de uma ideia ou produtos que já estejam disseminados.
  • Busca retorno rápido.
  • Segue as tendências.
  • Assume riscos baixos, investe em mercados com menos chance de erros.
  • Tenta seguir os passos de outros empresários de sucesso.

Empresário e empreendedor

Empreendedor

  • Cria um negócio a partir de um conceito inventado. Ele é um inventor que começa do zero em geral.
  • Ele busca criar alavancagem a longo prazo, visando o segmento de mercado em busca de inovação.
  • Cria tendências.
  • Assume riscos altos, sem medo de errar.
  • Tenta criar seu próprio caminho no mundo dos negócios.

Conclusão 

Quem é o melhor? Se for para escolher entre empresário e empreendedor, a resposta é indefinida. 

Tanto empresários e quanto empreendedores podem alcançar enorme sucesso, geram empregos, aumentam a renda e transformam as comunidades nas quais estão inseridos. O que é preciso entender é que cada um de nós tem uma tendência natural para um dos lados. 

Se você prefere não arriscar suas economia em um negócio totalmente novo, isso significa que você é mais alinhado com a postura de um empresário.

Se você não gosta de negócios tradicionais e prefere investir em algo novo, isso significa que sua postura está alinhada com o empreendedorismo.

E, em muitos casos, a mesma pessoa pode ter ambas características. Empresários que apostam em inovação dentro de seus negócios tradicionais são empreendedores também. Empreendedores que alcançam estabilidade no mercado, se tornam empresários.

O que fará diferença, não importa qual seja seu alinhamento, é sua capacidade de buscar sempre mais conhecimento, trabalhar duro e dedicação ao seu negócio. E você, conseguiu identificar seu perfil?

Deixe um comentário, aproveite para nos sugerir novos temas e assine nossa Newsletter!

Deixe uma resposta

Top