Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Criação de projetos: qual o ponto de partida?

Criação de projetos: qual o ponto de partida?

Criação de projetos

Será que para começar um projeto basta ter boas ideias? É fato que as ideias é que movem a criação de um projeto, no entanto, para colocar as ideias em prática e sair do plano da imaginação e chegar na ação, precisamos de um ponto de partida.

É exatamente neste ponto que muitos gestores e empreendedores se perdem, afinal, por mais óbvio e simples que pareça, colocar tudo no papel requer atitudes metódicas, organização e planejamento.

Talvez você esteja agora mesmo se perguntando como dar o “ponta pé” inicial em um projeto promissor. Pois bem, tenha a certeza de que chegou ao lugar certo.  Acompanhe a seguir as melhores dicas para tornar real a execução de seu projeto.

Analisar do mercado

No que sua ideia pode ser relevante no contexto atual do mercado ao qual ela estará inserida? Este pode ser um viés inicial para tirar o projeto do plano das ideias e dar uma forma real para ele.

Para responder esta pergunta pesquise acerca do mercado, bem como a viabilidade da sua ideia solucionar as “dores” deste mercado. Encontre as oportunidades, as lacunas do setor e parta deste princípio para vencer desafios e barreiras.

Monte uma planilha munida do máximo de dados que você conseguir com a pesquisa (concorrentes, projetos similares, etc.)

Aprofundar-se no conhecimento do setor que o projeto abordará

O que pode fazer com que seu projeto tenha um diferencial acerca de todos os outros que já foram feitos? Com certeza, o conhecimento. Não poupe esforços para se aprofundar no nicho que o projeto irá atuar. Networking com profissionais da área, grupos de discussão na internet e demais fóruns da web, tudo pode servir de fonte de aprendizado, análise e conhecimento.

Veja também:  18 dicas eficazes para ter sucesso online

Fazer um balanço de experiências anteriores

Você já elaborou projetos anteriormente ou teve alguma experiência que envolvesse esta habilidade? Analise os pontos positivos e negativos destas experiências anteriores e traga esta bagagem para o projeto atual. Olhar para trás é uma forma de fazer melhor e diferente no futuro.

Juntar o melhor time e ter objetivos cristalinos

Procure reunir uma equipe com os melhores profissionais, de acordo com as aptidões desejadas à demanda deste projeto. Este será mais um diferencial que contribuirá ao sucesso do empreendimento.

Mais do que isso, tenha objetivos claramente definidos, com a consciência da relevância do projeto, nos resultados esperados e trabalhando sempre com um escopo.

Delegar tarefas e definir as responsabilidades de cada um 

Se falamos em time, falamos em posições estabelecidas e estratégias claras de ação. O gestor então atuará como um verdadeiro técnico e líder que vai delegar as tarefas de acordo com as habilidades de cada membro do time, no intuito de atingir os objetivos estabelecidos.

Resultados e objetivos do projeto em sintonia com os stakeholders

Diálogo e interação são as chaves do sucesso. Comunique-se com os clientes, patrocinadores e demais pessoas envolvidas no projeto, trocando ideias e informações com o intuito de obter o melhor resultado para todos.

abertura do projeto

Feito isso, o passo seguinte então utilizar alguma ferramenta tecnológica para gerenciamento de projetos ou ainda fazer a carta do projeto, conhecida também como project charter. Ela servirá como uma espécie de “bussola” composta por inter títulos como escopo, cronograma, recursos, orçamento, premissas e restrições.

Dúvidas sobre como dar início ao seu projeto? Entre em contato conosco agora mesmo! Conhece alguém com dúvidas sobre o tema? Então, que tal compartilhar este post?

Deixe uma resposta

Top