Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 15 dicas de como aumentar a sua produtividade no trabalho

15 dicas de como aumentar a sua produtividade no trabalho

Aumentar sua produtividade

Todos os dias é uma batalha contra o relógio. As horas vão passando, você simplesmente não consegue entender como as coisas não estão rendendo como deveriam. Isso faz parte da sua realidade?

Se a resposta for sim, talvez esteja na hora de aumentar a sua produtividade no trabalho. Confira nossas 15 dicas definitivas para produzir mais e melhor!

Como aumentar a sua produtividade?

Pode parecer impossível, mas existem algumas dicas de ouro que vão fazer toda a diferença quando você estiver no trabalho, confira as 15 dicas que preparamos para você!

1. Saber quanto tempo você investe em cada ação

Aumentar sua produtividade

Antes de tentar otimizar seu tempo, você precisa saber quanto tempo você utiliza. Quantos minutos você leva para chagar ao trabalho? Quanto tempo você fica verificando os e-mails? Dentro da empresa, quanto tempo você gasta em cada uma das tarefas diárias?

Preste atenção também em quanto tempo você gasta “pensando na morte da bezerra”. Isso mesmo! Saiba quanto tempo do seu dia produtivo você fica vendo vídeos fofos, piadinhas, redes sociais, ou simplesmente olhando para o nada.

Depois, faça uma reflexão. Perceba que, em algumas tarefas, você pode estar perdendo mais tempo do que o necessário.

2. Fazer pausas regulares

Esta dica pode parecer uma contradição, mas é a mais pura ciência. Nosso cérebro, apesar de incrível, não tem capacidade de ficar horas e horas focado em uma única coisa.

Tente dar uma pausa de cinco minutos a cada hora trabalhada, se distraia, espaireça, tome uma água, um café e pronto! Volte com muito mais ânimo e não corra o risco de se distrair no meio da sua tarefa!

3. Determinar seus prazos

Não há nada melhor do que saber o que precisa ser feito e quanto é preciso fazê-lo. Tenha uma agenda (física ou online) e marque datas para que um trabalho seja concluído. Se possível, marque até os horários.

4. Seguir a “regra de dois minutos”

Uma regrinha simples pode mudar completamente seu rendimento durante o dia: a “regra de dois minutos”. Criada pelo empreendedor Steve Olenski, ela determina que “se você sabe que uma coisa pode ser feita em dois minutos ou menos, faça-a imediatamente”.

Segundo seu Olenski, fazer essa tarefa “rapidinha” assim que ela surgir leva menos tempo do que deixá-la para o final do dia. Uma coisa de dois minutos, pode levar mais de duas horas, se você deixar para fazer depois.

5. Fazer menos reuniões

Às vezes o tempo que se leva esperando que os outros cheguem a reunião poderia ser utilizado para resolver assuntos imediatos. Reuniões são importantes, mas será que sua empresa precisa fazer mais de uma por semana?

Proponha mudanças no esquema de reuniões. Que tal discutir algumas demandas online? Utilizar e-mail, Skype, Hangouts, e outras ferramentas podem ajudar a otimizar o tempo!

6. Ficar de pé

Quando as reuniões começam, nada de se acomodar em cadeiras e bancos. O melhor é se manter de pé. Isso força o grupo a se manter mais atento, evita conversinhas paralelas e o melhor, todos se empenham para que tudo seja resolvido com mais rapidez.

7. Realizar uma tarefa de cada vez

Nada de começar várias coisas ao longo do dia! Comece algo e, apenas quando concluir, passe para a próxima tarefa. Você pode ter a impressão que consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas acredite, com um passo de cada vez ainda é mais garantia de chegar ao longe.

8. Não confiar na sua memória

Não importa o quão responsável você seja. Em algum momento, sua memória vai falhar. Por isso, não arrisque! Mantenha uma agenda sempre por perto e evite constrangimentos e atrasos desnecessários!

9. Não buscar perfeição, buscar fazer o seu melhor

Ao invés de ficar em busca do perfeccionismo, encare a realidade de que nada é absolutamente perfeito. Pare de ficar fazendo e refazendo tudo um milhão de vezes e foque em dar o seu melhor. Com toda certeza, você vai conseguir resultados excelentes e sem perder tempo.

10. Praticar atividade física

Você vai se surpreender quando perceber que deixar o sedentarismo de lado pode garantir mais ânimo para realizar as demais tarefas do dia! Comece algum esporte, caminhada, academia ou qualquer outra atividade do seu interesse!

11. Seer proativo e não reativo

Não fique esperando que alguém fale alguma coisa para que então você tome a decisão de resolver o problema.

É claro que você não tem que ficar adivinhando as coisas, mas quando identificar que algo está para ser feito e que você consegue fazer: vá e faça!

12. Desligar notificações

Principalmente aquelas que acabam atrapalhando seu rendimento no dia, como as notificações de redes sociais e aplicativos de troca de mensagem.

13. Não trabalhar demais

Sua rotina é de oito horas/dia, então, se depois ainda é preciso levar material para casa, isso pode significar que você está enrolando! Além disso, se sobrecarregar leva a desgaste físico e mental, ocasionando uma bola de neve sem fim.

14. Decorar seu ambiente de trabalho

Pode parecer besteira, mas a verdade é que transformar o ambiente de trabalho com plantas, imagens, quadros, ou qualquer coisa que você goste, pode aumentar sua produtividade em até 15%.

15. Chega de interrupções

Sabe aquela paradinha boba para ver uma imagem que um colega quer mostrar? Ou uma fofoquinha sem maldade durante o expediente? Apesar de parecer inofensivo, essas pequenas interrupções também minam sua produtividade.

E você, tem alguma dica para melhorar a produtividade que não foi falada aqui? Compartilhe conosco nos comentários!

One thought on “15 dicas de como aumentar a sua produtividade no trabalho

Deixe uma resposta

Top