Qualquer pessoa gosta de gentileza e cordialidade, não é mesmo? Nas relações humanas, sobretudo no comércio, manter o cliente feliz é a peça-chave para encantá-lo e fidelizá-lo. A melhor propaganda sobre uma empresa, serviço e marca, é a recomendação do cliente. Já a ruína de um negócio, pode estar diretamente ligada à má prestação de serviços e atendimento precário.
Que tal então investir no atendimento ao cliente, atendendo-o da melhor forma?
Atender o cliente não deve ser um fato encarado como “rotina”
Acredite: a rotina é uma forma de mecanizar as relações, e desta forma, o cliente é visto como apenas “mais um”. É preciso encarar o atendimento ao cliente como algo especial, que incentive a interação e a ouvir as necessidades do cliente, com um tratamento diferenciado que passe a ele a impressão de que ele é único e especial.
Cortesia
Ao atender seus clientes, lance sempre mão da cortesia, e acima de tudo, fuja de preconceitos e ideias distorcidas. Palavras como “por favor”, “senhor” e “senhora” são sempre de bom tom, e revelam respeito. Lembre-se: simpatia e educação são as chamadas “regras de ouro” para quem empreende e trabalha com o público.
Sorrir e dar boas-vindas são gestos que devem ser sempre cultivados no atendimento ao cliente. Tais comportamentos demonstram receptividade e deixarão os clientes a vontade. Chamar o cliente pelo nome também quebra aquela barreira inicial, gerando mais empatia e proximidade.
Agilidade e atenção para deixar o cliente feliz
Preste atenção às necessidades do cliente e busque oferecer a ele as melhores soluções, de maneira ágil e sincera. Não minta, tampouco tente ludibriar o cliente. Seja honesto e ofereça a ele exatamente aquilo o que ele veio buscar. Desta forma você terá muito mais chances de fidelizar o cliente e satisfazê-lo.
Cuidar de sua imagem
Quando falamos em imagem, não nos referimos apenas sua imagem pessoal, mas também da sua loja, empresa, estabelecimento, site, etc.
Limpeza, organização e visual apresentável e condizente com a mensagem que sua empresa visa passar são fundamentais e agem de maneira concomitante ao atendimento prestado ao cliente.
Ouvir as reclamações
O cliente ficou insatisfeito com algo e despejou milhões de reclamações? Ouça com calma e pergunte a ele no que você poderá melhorar. Não encare este fato como um ataque pessoal, mas sim, uma solicitação de ajuda vinda do cliente. Busque resolver a situação de maneira positiva.
Falar a língua do cliente
Investir em erudição e esbanjar termos técnicos, muitas vezes, desconhecidos da clientela irá apenas afastar seu público e também, confundi-lo. Seja o mais claro possível em suas declarações e utilize a simplicidade na comunicação.
Pós-venda
Concretizou a venda? Parabéns! Incentive o cliente a retornar à loja, seja com cartões promocionais de desconto ou alguma outra ação que o incentive a retornar. Mais do que isso, mantenha um canal de relacionamento com o cliente, o qual você possa enviar novidades e saber se ele está satisfeito com o produto ou serviço adquirido. Ofereça suporte após a venda, isso irá diferenciar seu atendimento e muitas vezes, encantar o cliente.
E você, como costuma manter o cliente feliz? Que técnicas costuma usar? Quais os resultados obtidos? Compartilhe conosco suas experiências.
Fontes:
http://www.universidadedabeleza.com/7-passos-para-fidelizar-clientes-para-sempre/
http://arodadosucesso.com.br/2016/02/18/cinco-formas-de-fazer-seu-cliente-feliz-e-fiel/
http://midiag4.com.br/clientes-sao-a-alma-do-negocio-saiba-como-atende-los/