Não há dívidas que a franquia é uma das melhores formas de garantir mais sucesso e alcance a um empreendimento. Mas para conseguir o sucesso necessário, não basta apenas anunciar aos quatro ventos que você vai transformar o seu negócio em uma franquia.
Se este é o seu objetivo, vá com calma: apesar de rentável, começar um sistema de franquia sem a estrutura necessária pode resultar em muita dor de cabeça. Antes de dar o pontapé inicial, você precisa passar por uma série de etapas, que precisam ser analisadas com muita calma.
Antes de tudo, é preciso realizar uma análise da situação legal da empresa, pois é imprescindível que tudo esteja de acordo com a legislação local, em todos os aspectos. Além disso, existem outras etapas importantes, confira quais são elas:
Como transformar sua empresa em uma franquia
Para transformar uma empresa em franquia é fazer uma análise de franqueabilidade. É a partir dela que você vai realizar o planejamento estratégico para começar sua própria franquia. Esse serviço é prestado por muitas empresas, inclusive pelo SEBRAE.
Depois dessa análise, você terá uma ideia de quanto precisará investir para criar a franquia. O montante final irá depender de diversos fatores, e como varia muito de um negócio para outro, é preferível discuti-lo junto a empresa que fez a análise de franqueabilidade.
Criar um modelo de negócio
Para conseguir o sucesso, é preciso que você pense em cada aspecto da sua franquia, nos mínimos detalhes. Qual o tamanho mínimo e máximo da estrutura física para abrigar as novas unidades; as cores oficiais da marca; será em uma loja física ou quiosque; quais os tipos de produtos/serviços serão disponibilizados; entre outros detalhes que darão a cara do seu negócio.
Criar um modelo de franqueador
Não basta apenas estabelecer o que está ligado a estrutura física do negócio, também é preciso traçar os futuros franqueadores. Essa etapa envolve o planejamento de como serão feitos os treinamentos aos franqueadores, e qual o perfil que você procura para sua franquia: será para pessoas da área médica; donas de casa, jovens empreendedores; aposentados que querem investir suas economia em uma negócio próprio?
Quanto mais você especificar para quem será voltado a sua franquia, mais fácil será encontrar pessoas que queiram investir no seu negócio, garantido sucesso a sua rede de franquia. Quanto mais genérico, mais difícil será conquistar os investidores.
Adequação a legislação das franquias
Também é preciso seguir a risca todas as exigências da Lei 8.955/94, que regulamenta o sistema de franquias no Brasil. Um dos documentos obrigatórios emitidos de acordo com a citada lei é a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Criar um guia para o franqueado
Depois de tornar a franquia legal, é preciso elaborar um manual explicativo para o seu franqueado. Nele devem conter todos os detalhes sobre o negócio, de modo que tornem a gestão as futuras unidades mais fáceis.
Contrato de franquia
A lei brasileira garante muita liberdade para que você estruture sua rede de franquias de acordo com aquilo que acha relevante para a sua marca. Além disso, também estabelece que o franqueado siga corretamente aquilo que está descrito no contrato.
Por isso, elaborar um contrato adequado, que contenha todas as recomendações que você deseja que sejam seguidas é imprescindível para evitar danos e problemas no futuro. Um bom contrato deve conter as regras e também as ‘penalidades’ ocasionadas pelo seu não cumprimento. Lembre-se de contar com a ajuda de um bom advogado para criar um contrato adequado.
E não se esqueça que o documento deve conter também as taxas que serão cobradas do franqueado, bem como o tempo estimado para que ele recupere o dinheiro investido.
Como vender sua franquia
Existem milhares de tipos de franquias diferentes, presentes em praticamente todos os setores, desde bem de consumo, alimentos, produtos e serviços. Para garantir que você consiga vender sua franquia, é preciso garantir que seu negócio é rentável e chama a atenção do consumidor.
Para isso, tenha você precisa ser um empreendedor inovador, mas além disso, também é necessário investir em estratégias de marketing. Uma excelente forma de colocar sua ideia na ‘boca do povo’ é utilizar a publicidade virtual, através de anúncios no Google, Facebook, Linkedin, entre outros.
Além de mais barata, essa publicidade pode ser direcionada ao seu público alvo, de acordo com idade, região e interesses. Além disso, também é mais fácil de gerir seus resultados.
Quer mais informações sobre as como transformar sua empresa em uma franquia? Não esqueça de deixar sua sugestão nos comentários!
Que artigo espetacular! Já entrei no seu blog antes, mas essa é a primeira vez que deixo um comentário.
Pus seu site nos favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
Grande abraço!
É muito gratificante estar colaborando com bons temas.
Caso tenha sugestões ou curiosidades sobre temas específicos, estaremos a disposição para ajudar!
Estamos abertos para sugestões, conte sempre conosco.