Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O que é inbound e outbound marketing?

O que é inbound e outbound marketing?

Inbound e outbound marketing

Se você gosta de prestar atenção às tendências de marketing, com certeza já ouviu alguém utilizando termos como “inbound e outbound marketing”. Muitas pessoas acham que as agências e especialistas em propaganda gostam de inventar palavras, mas acredite, essas palavras não são apenas jargões.

Esses termos incorporam uma espécie de mudança cultural em todo o conceito de como o marketing funciona.

O que é outbound marketing?

O outbound marketing é o que costumava ser conhecido simplesmente como propaganda. É interruptivo e vai jogando tudo sobre uma audiência, ela querendo ou não.

Anúncios de TV e rádio, telemarketing, banners e anúncios gráficos, outdoors, anúncios de jornais e revistas, chamadas, pop-ups e pop-unders e anúncios contextuais são exemplos dessa forma de publicidade.

Apesar de ainda ser o meio preferido de centenas de milhares de empresários no mundo inteiro, esta estratégia está saturada, principalmente após a explosão da internet nos últimos anos.

As pessoas não querem mais ser bombardeadas por todo tipo de outbound marketing que surge por aí. Está a cada dia mais difícil conseguir converter vendas através de ações que hoje são consideradas agressivas pelos consumidores.

Inbound e outbound marketing

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é um conceito relativamente novo, no qual os profissionais de marketing tentam atrair clientes em potencial com conteúdo interessante.

Também chamado de marketing de conteúdo, o inbound marketing envolve a criação de postagens em blogs, mídias sociais, infográficos, e-mail marketing e outros conteúdos que as pessoas realmente desejam ler.

A descoberta paga de otimização de mecanismo de pesquisa e a pesquisa paga ajudam as pessoas a encontrar o conteúdo dos profissionais de marketing. Se for atraente o suficiente, eles interagem com ele, lendo e compartilhando, e ficam com uma impressão positiva da marca, o que influencia nas decisões de compra futuras.

Veja também:  8 dicas de como economizar fazendo campanhas no Facebook

Inbound e outbound marketing: principais características

Recapitulando, essas são as principais características e diferenças entre inbound e outbound marketing:

Inbound marketing

  • É voltado para o público-alvo certo
  • Atrai pessoas interessados
  • Pensado para atender as necessidades do consumidor
  • É interativo e fluido
  • Faz parte do marketing de conteúdo
  • Gera dados que podem ser usados posteriormente
  • Habitat natural: blogs, mídias sociais, e-mails marketing, pesquisa, marketing de influenciadores etc.

Inbound e outbound marketing

Outbound marketing

  • É feito para todos, independentemente do interesse
  • Elaborado para atender as necessidades do produto
  • Inerte e unidirecional
  • Interrompe o consumo de conteúdo
  • É de difícil captação de dados e métricas
  • Habitat natural: anúncios gráficos, outdoors, roteiros de telemarketing, revistas, anúncios de TV etc.

Qual a melhor opção para o seu negócio?

O inbound marketing é, sem dúvidas, uma ferramenta que tem tudo para garantir resultados surpreendentes. Mas apenas se o foco da sua estratégia de marketing for virtual.

O outbound marketing é terrível online, mas muito eficaz se sua estratégia é baseada no universo off-line e, dependendo do seu tipo de negócio, pode funcionar muito bem.

No cenário de marketing atual, a melhor escolha é saber exatamente onde você quer chegar, o que pretende e procurar ajuda especializada para bolar a campanha ideal para o seu negócio.

Talvez o Inbound seja a solução que você procura, talvez uma combinação de inbound e outbound marketing funcione melhor para sua marca.

Para identificar o que vai funcionar na sua empresa, nossa principal dica é: procure uma assessoria especializada. Aproveite que chegou até aqui e compartilhe conosco se sua empresa utiliza mais inbound ou outbond marketing.

Deixe também suas sugestões e não se esqueça de assinar nossa Newsletter. Continue acessando nosso blog e tenha acesso a conteúdo sobre, marketing, empreendedorismo e muito mais!

Deixe uma resposta

Top