Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O que é e como consultar o CNIS pela internet

O que é e como consultar o CNIS pela internet

CNIS

Você acaba de se deparar com o CNIS e não sabe nada sobre esse assunto? Calma que o Blog GuiaJá tem tudo explicadinho sobre o que é, como funciona e como você pode consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais pela internet de maneira simples.

Antes de prosseguirmos, vamos falar um pouco sobre do que o CNIS se trata. Este cadastro nada mais é que um banco de dados do governo federal que reúne todas as informações sobre os trabalhadores.

Considerado um dos principais documentos para fins previdenciários, ele contém, por exemplo, informações sobre os vínculos empregatícios de todos os trabalhadores brasileiros que estão registrados, além de também conter as informações dos contribuintes individuais.

Para que o CNIS serve?

Este cadastro é essencial para praticamente tudo que envolve a previdência. Nele estão conditas as informações sobre onde o cidadão trabalha ou já trabalhou, qual é o seu tempo de contribuição, os valores das remunerações, entre outras coisas. Tais dados são utilizados quando é necessário realizar a solicitação de algum benefício da previdência, como por exemplo a aposentadoria.

Dessa forma, se o CNIS estiver correto, não é preciso apresentar nenhuma outra prova ao INSS quando for feito o requerimento de benefício (mas eu sempre levo a Carteira de Trabalho, quando possível).

Como tirar Cadastro Nacional de Informações Sociais?

O procedimento para tirar o seu CNIS é relativamente muito simples. Pode ser feito em qualquer posto do INSS do país, nas agências da caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil ou Correios (é mais indicado ligar nas agências existentes na sua cidade para confirmar se elas oferecem este serviço) e também pela internet.

Veja também:  Idéias para começar a ganhar dinheiro já

Se você optou pela última alternativa, é só acessar o portal do INSS e seguir o procedimento para tirar o CNIS online, depois basta seguir todas as instruções do site.

CNIS

Como consultar CNIS pela internet?

Acessando o portal Meu INSS é possível consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais de forma simples e rápida.

É preciso ter em mãos os números do PIS/PASEP, também chamado de NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e CPF.

Não consigo consultar meu CNIS pelo site, o que devo fazer?

É muito comum que um trabalhador não consiga realizar seu cadastro ou consultar seu extrato CNIS. Esses erros podem ocorrer por diferentes razões, sendo a principal delas errar a senha na hora de fazer o login no site.

Por se tratar de informações sigilosas e de grande importância, existe um número máximo de vezes que você pode errar sua senha: 3 vezes. Depois disso não é mais possível acessar o site, e o trabalhador precisa – obrigatoriamente – procurar uma agência do INSS ou Banco do Brasil para refazer seu cadastro.

Outro erro comum registrado no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais são incoerências cadastrais, como erro no nome da mãe, falta de dígito do RG, mais de um NIT cadastrado, entre outras. Assim como na situação anterior, só é possível solucionar tais erros indo pessoalmente até uma agência do BB ou INSS.

Quem pode acessar meu CNIS?

Como já mencionamos anteriormente, o Cadastro Nacional de Informações Sociais possui informações gerais sobre os trabalhadores, e para conseguir ter acesso a esses dados é necessário preencher corretamente diversos dados e cadastrar uma senha. Todo esse procedimento é necessário porque os dados do CNIS são sigilosos, ou seja, ninguém além de você poderá acessá-los.

Veja também:  Mantenha o foco ao trabalhar em casa

Caso você tenha problemas para cadastrar sua senha, acessar o site e realizar sua consulta, nossa sugestão é que procure diretamente uma unidade da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou o próprio INSS.

Conseguiu realizar a consulta do CNIS com nossas dicas? Conte para gente como foi sua experiência na plataforma e não se esqueça de sugerir novos temas!

Deixe uma resposta

Top