Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como criar um anúncio de vídeo eficaz?

Como criar um anúncio de vídeo eficaz?

Anúncio de vídeo

Amamos vídeos. Sobre gatos, sobre música, sobre fofoca, sobre plantas, sobre amor e superação e sobre milhões de assuntos. Seguindo nessa linha, criar um anúncio de vídeo eficaz para o seu negócio é essencial, afinal, temos que dar o que o povo gosta, não é?

Mas, como podemos fazer isso de forma que realmente funcione? Quando se trata de marketing, o anúncio de vídeo é sempre uma arma poderosa e difícil de usar.

Por mais que os brasileiros passem horas na internet – 9h14 por dia, de acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil – a verdade é que seu público-alvo não tem todo o tempo do mundo disponível para o seu anúncio.

Estudos comprovam que a atenção humana está ficando cada vez menor. Graças à Internet, temos acesso a mais informações do que podemos processar, e ficamos impaciente com qualquer segundinho desinteressante, ou vai dizer que você nunca achou uma eternidade os 5 segundos de propaganda no YouTube?

Para criar um anúncio de vídeo eficaz, a dica é: quanto mais rápido você puder explicar o que você quer (seja vender ou explicar o que sua empresa faz), mais forte será o impacto e melhores serão as chances de conseguir uma resposta positiva.

Para conseguir ser rápido na hora de frisar seu produto/serviço, posicionamento de marca, visão, proposta de valor e características centrais use essas dicas e não perca tempo, nem clientes.

4 regras para criar um anúncio de vídeo eficaz

Regra 1: Não fale da própria empresa em primeiro plano

Essa regra pode parecer loucura, afinal, a função do marketing é promover seu produto/serviço ou sua empresa. Como você pode falar sobre sua empresa sem falar da sua empresa?

Veja também:  Como ter sucesso em uma empresa familiar

Mas é isso mesmo. Confira como grandes empresas produzem suas campanhas. Nike, Mastercard, Boticário, entre outras, elas não ficam colocando holofotes em si mesmas, elas viram os holofotes para seus clientes e para o valor que eles têm.

Quanto menos você pensar em si mesmo, mais capacitado estará para entrar na mente de seus clientes. Quanto mais você pensar sobre seu público-alvo, maiores serão suas chances de se conectar com eles.

Transforme suas peças e faça elas passarem a seguinte mensagem: isso não é sobre o que minha empresa oferece, é sobre o que meu cliente precisa. O primeiro plano deve ser seu público-alvo.

Anúncio de vídeo

Regra 2: Construa uma narrativa curta

A adequação do produto ao mercado é mais do que apenas um conceito ou processo de negócios. É uma história – pense nisso. Quando quiser explicar o que sua empresa faz de forma concisa, cativante e rápida, visualize uma maneira de fazer isso contando uma historinha; quando quiser vender um produto, transforme isso em uma historinha.

Humanos amam narrativas. É por isso que temos lendas maravilhosas que sobreviveram milênios, é por isso que ainda hoje, roteiristas, escritores, atores, diretores, editoras e uma gama imensa de profissionais ficam milionários com livros, filmes, novelas etc.

Não use suas campanhas publicitárias para criar peças extensas, que explicam minuciosamente o funcionamento do que você vende, ou mesmo quando se trata de campanhas institucionais. Essas informações são importantíssimas, e se você fizer o trabalho bem feito, seu público-alvo vai naturalmente buscar os “por quê”, “o que” e “como” do seu negócio em outros canais (Redes sociais, sites etc.).

Para cativar e conquistar seu cliente, você deve explicar o que sua empresa faz com uma narrativa humana envolvente e, acima de tudo, curta.

Veja também:  Dicas de SEO: truques para impulsionar seu site

Em um anúncio de vídeo eficaz, não se esqueça que os primeiros 10 segundos (5 segundos, se estivermos falando em campanhas específicas para o YouTube) são essenciais para transformar tudo. Resuma o que você quer divulgar ao máximo, condense em algo que possa ser entendido em 15 segundos.

Se precisar de mais tempo (nós sabemos que às vezes é preciso mais tempo), não deixe as coisas rolarem indefinidamente. Tente resumir em 30 segundos; ainda não deu? Vá para 60 segundos. Ainda não? Então vá para 120 segundos e nunca passe disso.
Mas não se esqueça: cada vez que você dobra o tempo do vídeo, você corre risco de cortar pela metade seu alcance.

Além disso, ao deixar o vídeo maior, você também diminui o local nos quais ele poderá ser anunciado. Nos stories do Instagram, por exemplo, são permitidos anúncios de vídeo com no máximo 15 segundos.

Anúncio de vídeo

Regra 3: Simplicidade é a alma do negócio

Um anúncio de vídeo eficaz nunca é complicado de entender. Escolha sempre um foco e se concentre no básico.

Regra 4: Faça testes

O teste é uma parte fundamental do marketing – a única maneira de saber se a sua narrativa está funcionando é aprender como os clientes estão respondendo e o bom de anúncios online é que eles são baratos e assim dá para fazer testes.

Diferentes da TV, que cobram verdadeiras fortunas, online você pode fazer anúncio de vídeo eficaz investindo uma fração do que gastaria em uma emissora. Além disso, os anúncios são totalmente mensuráveis.

Finalizando

Para fazer anúncio de vídeo eficaz nunca se esqueça:

  • Foco no cliente: conquiste seu público mostrando que sua empresa pensa nele em primeiro lugar.
  • Menos é mais: vídeos curtos geram mais interações e engajamento; simplicidade também.
  • Narrativas são importantes: um anúncio de vídeo eficaz é sempre montado a partir de uma narrativa cativante.
  • Testes são fundamentais: nada pode ser mais relevante do que aprender com os próprios erros e acertos.
Veja também:  Bem-estar e saúde: a importância do autoconhecimento e da autoestima elevada

Gostou das nossas dicas? Quer mais assuntos como este aqui no Blog GuiaJá? Então deixe seu comentário. Aproveite para assinar nossa newsterrer e receba mais conteúdo sobre empreendedorismo, marketing e muito mais!

Deixe uma resposta

Top