Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 4 maneiras de prevenir o esgotamento no trabalho

4 maneiras de prevenir o esgotamento no trabalho

Esgotamento no trabalho

Uma pessoa assalariada trabalha em média 44 horas semanais. Se você é um empreendedor – já montou ou está tentando montar seu negócio – é muito provável que sua jornada seja bem maior que isso.

Trabalhar duro pode ser muito recompensador, afinal, é assim que você vai conseguir montar seu próprio negócio, fazê-lo prosperar e alcançar o sucesso.

Mas trabalhar muito também tem seu lado negativo. Não são poucos os empresários e empreendedores, de todas as idades, que sofrem de esgotamento físico e emocional.

E, a medida que sua empresa cresce e você assume mais responsabilidades, o estresse resultante do cotidiano de administrar seu próprio negócio pode aumentar, trazendo problemas mais sérios, como problemas de peso, cardíacos, ansiedade e até mesmo depressão.

Mas será que é possível evitar que isso ocorra? Com o Blog GuiaJá você vai aprender que sim. Confira nossa matéria.

4 maneiras cientificamente comprovadas de prevenir o esgotamento

Trabalhar duro, mas faça pausas

É comum encontrar pessoas que se orgulham de trabalhar de 60 a 100 horas por semana para tornar seus negócios um sucesso. É muito comum que pessoas que trabalham muito ousam queixas se amigos e familiares, e este pode ser o primeiro alerta de que você precisa colocar o pé no freio.

Outro detalhe importante: pesquisas descobriram que esse nível de excesso de trabalho normalmente terá um resultado negativo a longo prazo.

Em um estudo, Erin Reid (professor da Questrom School of Business da Universidade de Boston), concluiu que não era possível identificar diferenças entre o trabalho realizado por pessoas que trabalhavam 80 horas por semana e aquelas que trabalhavam menos que isso.

Veja também:  Características que um sistema de gestão empresarial precisa ter

Ou seja, concluiu-se que o excesso de trabalho não aumenta a produtividade. Na verdade, o efeito se mostra justamente o oposto: o trabalho em excesso aumenta o risco de cometer erros caros à medida que se tornam mais e mais cansados.

Por isso, a primeira dica para evitar o esgotamento é: faça pausas. Mesmo uma curta caminhada pode proporcionar relaxamento mental e revigorar seus sentidos para render mais e melhor no dia a dia.

Pensar mais em valor do que em dinheiro

Encontre significado em seu trabalho e persiga isso com muito foco. E, você pode rir agora, mas de acordo com o renomado professor de psicologia da University of California e autor Howard S. Friedman, você nunca deve perseguir a ideia de ganhar dinheiro.

Para continuar a ser motivado a longo prazo e não sofrer com o esgotamento, você deve basear seu negócio em algo que realmente acredite e valorize.

Esgotamento no trabalho

Estimular a criatividade, aprenda continuamente

A aprendizagem não pode parar nunca. Continuar fazendo a mesma coisa, do mesmo jeito é o fim da linha para muitos empresários.

Manter seu cérebro ativo, trabalhando sempre, expandindo e fazendo novas conexões é essencial para evitar o cansaço mental e físico. Assim como pessoas sedentárias podem sofrer de dores no corpo, não estimular o cérebro pode causar esgotamento mental.

Dar espaço para relacionamentos

Aqui estamos nos referindo a todos os tipos de relações que existem, não penas as amorosas. Manter contato com amigos, famílias, colegas, filhos, namorado (a), esposa (o), é tão essencial para sua saúde mental quanto todas as outras dicas acima.

Nossa espécie evoluiu para viver em grupos, e manter bons relacionamentos pode oferecer um alívio muito necessário ao estresse relacionado com o trabalho.

Veja também:  Como fazer seu cliente se interessar pelo seu e-mail marketing

Um famoso Estudo de Desenvolvimento de Adultos de Harvard, que durou nada menos que 80 anos, concluiu que pessoas que mantinham bons relacionamentos eram mais felizes.

Em outras palavras, reservar tempo para relacionamentos amorosos e calorosos com amigos e familiares ajudará você a ficar feliz e evitar ficar estressado.

Falar sobre os problemas que você está enfrentando com sua startup pode até mesmo ajudar a estimular novas ideias que tiram você de uma rotina mental.

Negligenciar esses relacionamentos por causa de tempos difíceis no trabalho só causará mais problemas para o seu bem-estar geral, afetando inclusive sua empresa ou seu desempenho à frente dela.

Dica bônus: apoio profissional

Agora que você já sabe como combater e evitar o esgotamento, queremos dar uma dica bônus, procure apoio profissional.

Em alguns casos, não se trata apenas de cansaço ou estresse, mas também pode ser o sintoma de uma depressão ou outro problema. Por isso, fique atento e procure o apoio de psicólogos, terapeutas ou psiquiatras.

Aproveite que está aqui e sugira mais temas para o Blog GuiaJá. Assine também nossa Newsletter para receber mais conteúdo exclusivo sobre empreendorismo.

Deixe uma resposta

Top