Seja vendendo um par de tênis em uma loja, um novo sistema de monitoramento para proprietários de casas ou lançando uma startup para investidores, ter sucesso nas vendas depende do conhecimento e do entusiasmo do vendedor.
É claro que algumas pessoas têm o que chamamos de dom, um talento natural para vender. Mas se você não é um desses afortunados, o Blog GuiaJá vai ajudar a dar um up na sua carreira. Porque sim, é possível desenvolver as características necessárias para ser um vendedor eficaz e bem-sucedido.
Características de profissionais com sucesso nas vendas
São vários os pontos que podemos destacar em um vendedor de sucesso. E o melhor de tudo é que, se sabemos quais são esses pontos, podem os trabalhar em nós esses valores. Confira as características que todo bom vendedor precisa ter:
Ser consciencioso
Se você busca no dicionário, vai descobrir que consciencioso significa: meticuloso, cuidadoso, responsável, honesto e ético. Vai me dizer que tudo isso não é essencial em um profissional que está tão próximo dos clientes?
Respeitar o tempo do cliente
Um representante de vendas bem-sucedido entende o valor do tempo do cliente. Ele sabe que as pessoas estão ocupadas com o trabalho e as obrigações pessoais. Sabe que cada segundo é valioso e faz de tudo para não desperdiçar cada momento com seu cliente.
Ser um bom ouvinte
Ouvir seus clientes é fundamental. Entenda o que eles querem e precisam, por que precisam e como fazer isso acontecer. Se você não sabe exatamente como tornar a solicitação uma realidade, pense de forma criativa e trabalhe em conjunto para encontrar um caminho.
Saber como se adaptar
Para ter sucesso nas vendas também é necessário saber se adaptar. Seja se adaptar a um novo produto, a um tipo de cliente, a uma mudança brusca no seguimento de mercado. Bons vendedores nunca ficam para trás.
Good vibes only
De quem você prefere fazer uma compra: uma pessoa com cara amarrada ou alguém que chega com um sorriso no rosto? Bons vendedores estão sempre pra cima, estão sempre felizes. É claro que eles têm problemas, todos nós temos. Mas a diferença é que eles não deixam seus problemas afetarem o modo como encaram seus clientes.
E se você estiver passando por um momento difícil, faça o melhor que puder para que isso não afete negativamente você e seu trabalho. Converse com alguém, seja um amigo ou um profissional, faça algum exercício, tenha uma alimentação correta, experimente meditação e o principal: mantenha seu objetivo sempre em mente.
Ser engenhoso
Os verdadeiros vendedores podem mudar de marcha se a venda não está indo do jeito que eles imaginaram. Em vez de simplesmente aceitar “não” como resposta, eles tentarão uma abordagem diferente usando sua criatividade e imaginação. Se a sua abordagem não tiver funcionado dentro de dois minutos, mude. Ofereça outras coisas, nunca desista de fechar uma venda.
Ser apaixonado
Um vendedor de alto nível realmente gosta do seu trabalho. Pode perguntar para qualquer pessoa que é um sucesso nas vendas, todas vão responder: “eu amo o meu trabalho”. Se você odeia o que faz, só há dois caminhos a seguir: aprenda a amar ou mude de profissão.
Criar laços
Há vendedores que apenas fecham vendas, viram a página e vida que segue. Mas há aqueles que realmente criam laços com os clientes. Esta característica fará sempre com que seu cliente volte e indique você para outros.
Ser proativo
Vendedores de sucesso não ficam esperando que o chefe ou o contratante pegue em suas mãos e mostre o caminho.
Administrar bem o seu tempo
Os melhores vendedores gerenciam seu tempo de forma eficaz. E para ser eficaz é preciso saber como programar cada passo do dia.
Ser gentil
Seja gentil com seu cliente, seja gentil com seu chefe, com o atendente da padaria. Seja gentil com todos. Acredite, pessoas genuinamente gentis vendem muito mais.
Estar preparado
Os vendedores estão sempre preparados. Eles têm que estar prontos para qualquer situação em que sejam jogados e saber como lidar com sucesso e também com o fracasso. Acertos e erros são sempre uma chance de evoluir.
Quais das características acima você já possui? Conte pra gente e aproveite para sugerir temas que ainda não foram abordados aqui no Blog GuiaJá.
Laura, é sempre bom ler artigos que estimule o vendedor,obrigado, Acho que não é demais mencionar que o vendedor precisa conhecer profundamente o produto que ele está vendendo. O comprador fica na área de conforto quando ele faz um bom negócio com que demonstra realmente conhecer o produto que vendeu. Abraço.