Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Comércio exterior: conheça a carreira e onde estudar

Comércio exterior: conheça a carreira e onde estudar

Comércio exterior

A globalização veio para ficar e o mundo nunca foi tão grande. Empresas de todos os portes podem se firmar como importadoras ou exportadoras de produtos e, com isso, o profissional de comercio exterior é uma das funções mais importantes do mercado.

Se você está pensando em seguir esta profissão, vale a pena entender que o processo de importação e exportação de mercadorias é muito complexo e envolve muitos tipos diferentes trabalhos.

Se você está interessado nesta área, pode fazer sua carreira em praticamente todos os setores: agricultura, manufatura, tecnologia, artes, mídia, consultoria e muito mais. Mas para criar estratégias e desenvolver bons negócios, é preciso investir em si mesmo, dedicando horas ao estudo e procurando uma boa formação.

Onde estudar comércio exterior?
É possível encontrar faculdades e universidades gratuitas ou particulares em todo o Brasil. Além de cursos presenciais, também é possível encontrar faculdades de comércio exterior à distância, o que também pode facilitar a vida de quem deseja seguir esta profissão, mas não pode cursar uma faculdade comum.

Com duração média de quatro anos o curso de comércio exterior está disponível em dezenas de instituições brasileiras, confira algumas:

Além de cursos específicos, também é possível ser formado em outras áreas, como por exemplo administração, direito, relações internacionais, contabilidade, economia, turismo, entre outras e investir em especializações como pós-graduação, mestrado e doutorado em comércio exterior.

Veja também:  Dicas para diminuir os gastos de sua empresa.

Comércio exterior

O que faz o profissional formado em comércio exterior?

As opções de mercados são imensas: você pode trabalhar mediando transações de importação e exportação; pode ser contratado para criar estratégias e desenvolver relacionamentos com empresas no exterior; pode atuar no marketing e ficar responsável por pesquisar e direcionar adequadamente as ações para os mercados estrangeiros.

Um profissional de comércio exterior pode trabalhar em uma empresa de transporte, em uma empresa de finanças, pode ser responsável pelo departamento jurídico ou financeiro, enfim, são várias opções.

E além de atuar para empresas privadas, também é possível ter uma sólida carreira de comércio internacional trabalhando para o governo, ou para entidades que representam classes, como associações de produtores, por exemplo.

Também é possível trabalhar com consultorias para pequenas empresas, treinamentos, palestras e lecionando.

Como os empregos no comércio internacional abrangem muitos tipos diferentes de trabalho, é preciso possuir diferentes habilidades e formação educacional ampla. Por isso invista em cursos de línguas, sendo o inglês e o espanhol as essenciais.

Quanto ganha quem trabalha com comércio internacional?

Em geral, um profissional no início de carreira pode ter um salário que varia entre R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00. Esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo da cidade e do porte da empresa.

Devido à crise financeira que abala o Brasil e demais países do mundo, os salários desse ramo deram uma pequena retraída, no entanto, mesmo com as dificuldades atuais, esta é uma das carreiras mais promissoras da atualidade, já que a medida em que a economia mundial continua a se globalizar, continuará havendo uma demanda crescente de pessoas capacitadas para atuar na expansão dos negócios de empresas de todos os portes.

Veja também:  Como organizar o fluxo de caixa da empresa

Você sabia que a carreira de comércio exterior era tão ampla? Comente quais são suas principais expectativas sobre esta profissão, aproveite e sugira novos temas para o Blog GuiaJá.

Deixe uma resposta

Top