Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Educação financeira é chave para o sucesso

Educação financeira é chave para o sucesso

Educação financeira

O que todas as pequenas, grandes e médias empresas do Brasil têm em comum neste momento? Uma crise financeira. E quais vão superar esse desafio? As que apostarem em educação financeira.

Em tempos de dificuldades econômicas, boas habilidades financeiras e administrativas em uma empresa podem fazer toda a diferença. Para saber como você pode se aprimorar neste assunto, conte com o Blog GuiaJá.

Alfabetização Financeira: o que é?

Em nosso país, o espírito empreendedor é muito forte. Brasileiros não podem ver uma oportunidade, que fazem questão de ir lá e empreender.

No entanto, o que sobra de coragem, falta em preparação. Não são poucos os empreendedores que apostam totalmente no ‘vai que dá certo’. Mas, em alguns casos, acontece tudo errado e o empreendedor tem que amargar os prejuízos.

Muitas falências seriam evitadas se, entre outras habilidades, os empreendedores e empresários se dedicassem a sua própria alfabetização financeira.

Em países como o nosso, de economia emergente, esta pode ser a alternativa mais eficiente para conseguir realizar o sonho de abandonar a carteira assinada e se tornar seu próprio patrão.

Mesmo que a maioria das pessoas não precisem saber muito sobre finanças em seu trabalho cotidiano, quanto mais familiarizadas com o assunto, melhor para eles e para seus negócios.

Um conselho importante de Richard Ruback, professor na Harvard Business School é: “Se você quer ficar rico, é melhor aprender a falar a língua do dinheiro”.

O conhecimento financeiro dará ao empreendedor a capacidade de demonstrar não apenas que algo é uma boa ideia, mas também se está preparado para colocar seu plano em prática naquele momento.

Veja também:  O que são missão, visão e valores

E o mais importante de tudo, com uma boa alfabetização financeira, o empresário pode saber quando não é um bom momento para investir e como se preparar para mudar este contexto.

Mas isso é apenas uma parte desta habilidade. Porque saber sobre finanças é essencial em todas as etapas que envolvem o planejamento, criação e manutenção de uma empresa.

Ter conhecimento sobre finanças garante que você possa desenvolver boas estratégias para tomar qualquer decisão dentro da empresa: desde a compra de material e contratação de mão de obra, passando por reformas e ampliações e até lançamentos de novos produtos ou serviços.

A alfabetização financeira permite identificar com mais segurança potenciais problemas e ineficiências antes que elas afetem o desempenho financeiro geral, porque esses avisos são quase invariavelmente refletidos nas finanças primeiro.

Educação financeira

Onde encontrar conteúdo sobre educação financeira?

Para desenvolver esta habilidade, você pode se matricular em um curso, baixar livros e eBooks, assistir palestras no YouTube, entre outras alternativas.

Mas o importante é procurar sempre saber mais e mais sobre o assunto, afinal, o que pode ser mais importante para um empresário do que focar no bom uso e no crescimento das finanças de sua empresa?

O SEBRAE conta com muito informação sobre este assunto, e nós recomendamos que você acesse seu portão para mais informações.

A Caixa Econômica Federal também disponibiliza material sobre o assunto e vale a pena conferir.

Outro bom canal para aprender sobre o tema é no curso disponibilizado pelo Banco Central. Apesar de focar em finanças pessoais, há muitas lições que você pode aplicar na vida empresarial.

Outra dica de conteúdo gratuito e de qualidade sobre educação financeira é baixar o eBook da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Veja também:  10 técnicas para seu site vender mais

Também é possível encontrar muitos bons cursos pagos sobre o tema, com valores que variam entre R$ 25,99 a R$5.000,00. Mas antes de comprar algum, o mais indicado é procurar o máximo de informações sobre a empresa escolhida, para assim evitar de acabar pagando gato por lebre.

Agora que você já sabe sobre a importância da educação financeira, a dica é: leia muito sobre o tema e acesse o conteúdo indicado. Quer saber mais sobre este assunto? Deixe seu comentário sugerindo novos temas e continue acessando o Blog GuiaJá.

Deixe uma resposta

Top