Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Habilidades que levam você ao sucesso profissional

Habilidades que levam você ao sucesso profissional

Sucesso profissional
  Não importa qual seja sua profissão, se você realmente gosta do que faz, tudo o que você mais quer é ser reconhecido e valorizado profissionalmente. Mas como tudo na vida, nada é simples de conseguir. Por isso, ao longo da carreira é necessário se dedicar para desenvolver as habilidades que garantirão a você alcançar seus objetivos.
Mas quais são essas habilidades? Para ajudar nessa busca, o Blog GuiaJá traz para você as mais importantes para garantir a você o sucesso profissional que tanto almeja e merece, confira!

20 habilidades que você precisa desenvolver para ter sucesso

Quer fazer sua carreira avançar a passos largos, então se ligue nas habilidades que você precisa ter para conseguir respeito, reconhecimento e valorização profissional.

#1. Capacidade de se relacionar com os outros

Conseguir manter um bom relacionamento como todos os colegas de trabalho – inclusive com os chefes – é essencial para sua vida profissional. Não há nada pior para uma carreira do que ser alguém que não consegue se relacionar manter o respeito e a cordialidade no tratamento com os outros.
Esta é uma das habilidades mais essenciais não apenas para sua carreira, mas para sua vida como um todo. Para começar a desenvolver esse “dom”, não precisa muito, basta começar cumprimentando as pessoas, sorrindo e mantendo o respeito, sempre.

#2. Boa capacidade de comunicação

Outra habilidade essencial em qualquer momento da vida é a boa comunicação. Você pode ter as melhores ideias, mas se não souber expressá-las, é muito difícil que alguém o note.
Se você é muito tímido, nossa dica é procurar um grupo de teatro da sua cidade, e também assistir a vídeos no YouTube que ensinam como se tornar uma pessoa mais expressiva e comunicativa.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/ZDQEkl5TEMw” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen></iframe>

#3. Ser paciente

Você é do tipo nervosinho, que se estressa com tudo? Talvez essa característica se torne uma pedra no seu sapato. Ter paciência com os outros mostra o quanto você é forte e tem preparo emocional para lidar com as diferentes situações que podem ocorrer em um local de trabalho.
Essa habilidade é extremamente valorizada. As empresas querem profissionais que tenham jogo de cintura e que saibam contornar situações com o mínimo de estresse possível.

#4. Consiga inspirar confiança

Acredite, você só será verdadeiramente valorizado e reconhecido se for uma pessoa confiável. Sem conseguir a confia de seu chefe, de seus colegas e clientes, você poderá ser um profissional mediano, se quiser mais, precisa inspirar a confiança alheia.
Quer algumas dicas para desenvolver essa habilidade? Evite atrasos, não se envolva em fofocas, fique fora de polêmicas e evite expor sua vida pessoal no trabalho.

#5. Saiba demonstrar empatia

Ter capacidade de se colocar no lugar do outro, oferecer apoio e simpatia são essenciais no ambiente de trabalho. A empatia também está entre as habilidades essenciais para uma carreira de sucesso.
Sucesso profissional

#6. Ser um bom ouvinte

Sabe aquele tipo de gente que começa a falar por cima, tentando adivinhar o que o outro quer dizer, sem deixar espaço para que uma frase seja concluída? Não seja essa pessoa!
Preste atenção quando alguém estiver falando com você, seja um bom ouvinte em relação ao seu chefe, ao seu colega de setor, ao seu cliente. O mundo não vai acabar, e assim que quem estiver falando terminar seu raciocínio, você terá sua vez de dizer algo.

#7. Demonstre interesse genuíno

Um profissional que está no topo de sua carreira chegou lá graças a vários fatores. Um deles é, sem sombra de dúvidas, a capacidade de demonstrar interesse genuíno nas pessoas.
Esquecer um nome, uma data, um evento importante pode colocar sua carreira em uma ladeira sem volta. Nunca finja estar interessado e sempre mantenha atenção nas pessoas que estão conversando com você.

#8. Saiba se comportar nos ambientes

Não importa o quanto você seja capacitado, se você for alguém que não sabe como se comportar no ambiente de trabalho, dentro do escritório, em um almoço ou reunião de negócios e mesmo nas festinhas da empresa, sentimos muito em dizer isso, mas você não vai alcançar o sucesso que deseja.
Outras das habilidades que você precisa desenvolver é o senso de comportamento. Ficar à vontade não significa escancarar todas as suas opiniões, extravagâncias e irreverências. “Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno”, saiba como medir suas ações e seja uma pessoa agradável, uma pessoa que todos sentem prazer em estar perto.
Além disso, vale a pena abusar das boas maneiras: utilize sempre as “palavrinhas mágicas”: obrigado e por favor.
Sucesso profissional

#9. Tornar-se um bom observador

Todo dia ocorrem inúmeras coisas, a maioria sem importância alguma, mas sempre há uma oportunidade rondando por aí. Um bom observador é bem treinado nessa habilidade, que pode fazer muita diferença no ambiente de trabalho.

#10. Ser um bom negociante

Desenvolver habilidades de negociação – seja para conseguir um salário melhor ou para fechar negócios com clientes – também está entre as principais características que um profissional de sucesso. Saber quando avançar, quando retroceder, quando vale a pena dizer sim e não se trata de uma arte.
Você vai desenvolver essa capacidade ao longo de sua carreira, e uma dica para apressar o processo é estudar bastante o assunto. Por sorte, na internet você encontra vários artigos e vídeos para ajudar na tarefa.

#11. Saiba persuadir

Em outras palavras, essa é uma daquelas habilidades que usamos na hora que precisamos convencer alguém. Saber persuadir está intrinsicamente ligado com o sucesso profissional. Desenvolva a capacidade de convencer o outro de que suas ideias valem a pena.
Não importa se você usará para revender produtos de porta em porta ou fechar contratos milionários, ter a capacidade de produzir argumentos fortes e convincentes faz toda diferença.

<iframe src=”https://www.youtube.com/embed/S58L7ZFsr8U” width=”560″ height=”315″ frameborder=”0″ allowfullscreen=”allowfullscreen”></iframe>

#12. Ser crítico

E aqui não se trata de criticar apenas os outros, mas principalmente a si mesmo. Avaliar permanentemente as próprias ações é o caminho para crescer como profissional. Avaliar criticamente as ações dos companheiros de trabalho é ideal para fortalecer toda a equipe.
Mas na segunda opção, lembre-se de ter tato na hora de falar com as pessoas. Ninguém gosta de críticas, por isso, a forma como dizê-la faz toda diferença.

#13. Ter iniciativa

Na hora de propor uma solução, na hora de discutir uma ideia, na hora de escolher uma pizza. Não importa o momento, seja aquela pessoa que dá o “start” na situação.

#14. Ser honesto

Parece besteira, mas precisamos lembrar você que uma das habilidades que garante o sucesso é a honestidade. E quando falamos nela, não estamos nos referindo apenas em não roubar (já que isso é bem óbvio). Mas sabe aquelas desculpazinhas do tipo “me atrasei porque o pneu furou”, “faltei porque estava doente”? Tudo isso é desonestidade.
Essas pequenas ações podem parecer inofensivas, até alguém descobrir que o atraso foi por conta de um almoço com o “crush” e na você estava curtindo a “doença” na praia. Cuidado, uma mentira sempre acaba descoberta, e essas pequenas desonestidades podem acabar com sua carreira.

#15. Desenvolver boa linguagem corporal

Você sabia que o corpo também fala? E para expressar uma mensagem positiva é preciso estar atento a como você se porta e se veste durante seu trabalho. Cruzar os braços o tempo inteiro, manter a cara emburrada, usar roupas inadequadas ao emprego, tudo isso pode passar uma mensagem que você não quer.

#16. Tenha habilidades de liderança

Mesmo que você não seja o responsável pelo seu time, seja um motivador da sua equipe de trabalho. Como? Em primeiro lugar, seja sempre uma pessoa que coloca os outros para cima. Distribua elogios, valorize quem trabalha com você e eles valorização você de volta. A receita é muito simples.

#17. Mantenha-se coerente

esta não é apenas uma característica que vale a pena desenvolver para o trabalho. Manter a coerência garantirá a você sucesso em qualquer parte da vida. Um profissional coerente é aquele que sabe avaliar os erros dos outros, mas também consegue identificar os próprios erros. Alguém que cobra comprometimento, mas é profundamente comprometido. Consegue pedir ajuda e também consegue oferecê-la.
Sucesso profissional

#18. Nunca parar de estudar

Nunca deixe de buscar conhecimento, pois esta é uma das habilidades primordiais de quem quer subir na vida. Há sempre algo novo para aprender e no mundo dos negócios, quem não se recicla constantemente acaba sendo trocado. Invista em cursos, leia artigos e assista vídeos ligados ao seu tipo de trabalho.

#19. Desenvolver sua intuição

Sabe aquela sensação de que algo dará certo ou errado? Pois bem, acredite nela e desenvolva seu senso intuitivo dentro do trabalho. Sua intuição pode ajudá-lo a resolver problemas e encontrar soluções de forma rápida. Apesar de parecer baboseira, a intuição existe e é baseada principalmente na observação de tudo que está a sua volta. Preste muita atenção no seu trabalho, nos projetos, acompanhe também os resultados e insucessos de outras empresas da sua área de atuação. Tudo isso permitirá a você desenvolver uma das habilidades mais importantes para o sucesso.

#20. Ser competitivo

Chegamos a última das habilidades da nossa lista, o senso de competitividade. É através dele que você irá manter seu foco em se aprimorar e sempre dar um passo a frente. Mas essa competição deve ser contra quem? Em um primeiro momento você pode pensar que se trata de competir com os demais colegas de trabalho, mas está errado. Só existe uma pessoa que você precisa vencer diariamente: você mesmo! Estipule suas metas, tenha seus objetivos bem claros em mente, e todo dia corra para se tornar um profissional melhor do que você foi no dia anterior.
Gostou das 20 habilidades essenciais ao sucesso que trouxemos hoje? Não se esqueça de deixar sua opinião e nos contar como você faz para desenvolvê-las!

Deixe uma resposta

Top