Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Cliente feliz sempre volta! Saiba como atendê-los

Cliente feliz sempre volta! Saiba como atendê-los

Cliente feliz

Qualquer pessoa gosta de gentileza e cordialidade, não é mesmo? Nas relações humanas, sobretudo no comércio, manter o cliente feliz é a peça-chave para encantá-lo e fidelizá-lo. A melhor propaganda sobre uma empresa, serviço e marca, é a recomendação do cliente. Já a ruína de um negócio, pode estar diretamente ligada à má prestação de serviços e atendimento precário.

Que tal então investir no atendimento ao cliente, atendendo-o da melhor forma?

Atender o cliente não deve ser um fato encarado como “rotina”

Acredite: a rotina é uma forma de mecanizar as relações, e desta forma, o cliente é visto como apenas “mais um”. É preciso encarar o atendimento ao cliente como algo especial, que incentive a interação e a ouvir as necessidades do cliente, com um tratamento diferenciado que passe a ele a impressão de que ele é único e especial.

Cortesia

Ao atender seus clientes, lance sempre mão da cortesia, e acima de tudo, fuja de preconceitos e ideias distorcidas. Palavras como “por favor”, “senhor” e “senhora” são sempre de bom tom, e revelam respeito. Lembre-se: simpatia e educação são as chamadas “regras de ouro” para quem empreende e trabalha com o público.

Sorrir e dar boas-vindas são gestos que devem ser sempre cultivados no atendimento ao cliente. Tais comportamentos demonstram receptividade e deixarão os clientes a vontade. Chamar o cliente pelo nome também quebra aquela barreira inicial, gerando mais empatia e proximidade.

Agilidade e atenção para deixar o cliente feliz

Preste atenção às necessidades do cliente e busque oferecer a ele as melhores soluções, de maneira ágil e sincera. Não minta, tampouco tente ludibriar o cliente. Seja honesto e ofereça a ele exatamente aquilo o que ele veio buscar. Desta forma você terá muito mais chances de fidelizar o cliente e satisfazê-lo.

Veja também:  Como manter seus clientes fiéis

Cuidar de sua imagem

Quando falamos em imagem, não nos referimos apenas sua imagem pessoal, mas também da sua loja, empresa, estabelecimento, site, etc.

Limpeza, organização e visual apresentável e condizente com a mensagem que sua empresa visa passar são fundamentais e agem de maneira concomitante ao atendimento prestado ao cliente.

Ouvir as reclamações

O cliente ficou insatisfeito com algo e despejou milhões de reclamações? Ouça com calma e pergunte a ele no que você poderá melhorar. Não encare este fato como um ataque pessoal, mas sim, uma solicitação de ajuda vinda do cliente. Busque resolver a situação de maneira positiva.

Falar a língua do cliente

Investir em erudição e esbanjar termos técnicos, muitas vezes, desconhecidos da clientela irá apenas afastar seu público e também, confundi-lo. Seja o mais claro possível em suas declarações e utilize a simplicidade na comunicação.

Pós-venda

Concretizou a venda? Parabéns! Incentive o cliente a retornar à loja, seja com cartões promocionais de desconto ou alguma outra ação que o incentive a retornar. Mais do que isso, mantenha um canal de relacionamento com o cliente, o qual você possa enviar novidades e saber se ele está satisfeito com o produto ou serviço adquirido. Ofereça suporte após a venda, isso irá diferenciar seu atendimento e muitas vezes, encantar o cliente.

E você, como costuma manter o cliente feliz? Que técnicas costuma usar? Quais os resultados obtidos? Compartilhe conosco suas experiências.

Fontes:

http://www.universidadedabeleza.com/7-passos-para-fidelizar-clientes-para-sempre/

http://www.sagracv.com.br/consagra/ler-consagras/241-regras-basicas-para-atender-com-excelencia-conquistar-e-fidelizar-clientes.html

http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2014/02/10-maneiras-de-encantar-o-cliente.html?utm_source=facebook&utm_medium=social

http://arodadosucesso.com.br/2016/02/18/cinco-formas-de-fazer-seu-cliente-feliz-e-fiel/

http://midiag4.com.br/clientes-sao-a-alma-do-negocio-saiba-como-atende-los/

Deixe uma resposta

Top