Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 8 maneiras comprovadas de transformar clientes em fãs

8 maneiras comprovadas de transformar clientes em fãs

Conquistar seu público-alvo nunca foi tão difícil. Em um mundo hiperconectado, manter uma base fiel de consumidores se torna um desafio ainda maior. Mas não é impossível conseguir transformar clientes em fãs.

Empreendedores e empresas que focam em conquistar verdadeiros fãs e não apenas clientes, sempre vencerão.

Afinal, não existe nada melhor do que ter pessoas defendendo e indicando sua marca. E para ajudar a transformar esta meta em realidade, o Blog GuiaJá preparou esta lista.

Oito formas comprovadas de transformar clientes em fãs

Escolher com cuidado seu nicho

Todo mundo gosta de pertencer a um grupo. É por isso que existem tantos tipos diferentes de associações: motoclubes, Rotaries, torcidas organizadas, grupo de leituras, entre outros.

Ao escolher bem seu nicho de atuação, as chances de transformar clientes em fãs será muito maior.

E, quando falamos de nicho, não significa que você deve escolher uma base pequena de público-alvo. Afinal, mesmo entre pessoas com gostos diferentes, é possível encontrar traços em comuns. Esse trabalho é muito sério e você precisa fazer com cuidado e paciência.

Inspire-os com sua história de origem.

Para realmente se conectar com você, sua tribo precisa saber como você começou e por quê. Qual foi sua inspiração? Quais obstáculos você superou? Sua missão e história de criação estão interligadas.

Todo mundo ama uma história inspiradora, de sucesso, superação ou de alguém que simplesmente quer fazer a diferença no mundo.

Ter um estilo de linguagem

A maneira como cada um de nós fala é única. Nosso tom de voz, a escolha de palavras, as gírias (ou falta delas), tudo isso pontua e nos identifica e, também nos ajuda a fazer amigos e criar laços.

Veja também:  Guia para pequena empresa anunciar no Instagram

E se você quer transformar clientes em fãs, eles precisam se identificar com sua marca, precisam reconhece-la e precisam criar laços.

Nada melhor que apostar em um estilo de linguagem próprio para conseguir isso. Pode ser irreverente, engraçado, formal. Isso vai depender, é claro, do seu ramo de atuação.

Criar categorias

Sabe o que pode ser muito eficiente para conquistar fãs? Categorias. “Seja Vip”, “com esta compra você sobre para o nível X”; “cliente prata tem frete grátis a partir de R$300”, entre outras.

Essa categorização faz com que seus clientes se sintam parte de uma elite dentro da sua empresa.

Todo mundo gosta de ser exclusivo. E se você passa para o cliente que ele é mais especial do que imagina, as chances dele se tornar um fã é muito maior.

Transformar clientes em fãs

Dê presentinhos

Você já comprou algo na internet e, quando chegou, veio algum brinde junto? Você se lembra dessa sensação?

Não precisa ser nada caro, mas o simples fato do vendedor colocar um adesivo, um voucher de desconto ou qualquer outra coisa, aumenta as chances de garantir a satisfação do cliente.

Não é à toa que empresas que fabricam brindes ganham muito dinheiro todos os anos. Canetas, bloquinhos, adesivos, bottons, suporte para celular, toalhinhas, são várias opções no mercado, que ajudam a deixar seus clientes mais felizes.

É claro que, ao dar um presente que tem conexão com o produto/serviço comprado, há chances maiores de agradar.

Se é uma loja de produtos pet, presentear com uma amostra de ração ou pingente de coleira vai deixar o cliente muito mais feliz. Já se for uma loja de cosméticos, dar um espelhinho ou esmalte é mais indicado.

Veja também:  Dicas de como montar uma proposta comercial

Tratar cada cliente como único

Esta é uma das dicas mais clichês do marketing, mas isso não quer dizer que não seja totalmente real e importante.

Se você atende poucas pessoas, é mais fácil estabelecer este senso de proximidade. Mas e se sua base clientes é grande, online e você nunca viu este cliente?

A dica é garantir o bom uso das redes sociais. Não deixe apenas mensagens automáticas, tente responder cada cliente com mais rapidez e, quando for disparar e-mails, utilize uma linguagem que realmente passe a sensação de ter sido escrita exclusivamente para um cliente.

Criar campanhas especiais

Datas especiais unem comunidades. E quando falamos em transformar clientes em fãs, elas também são importantíssimas.

Algumas das datas mais comuns são: Natal e Ano Novo, Dia das Mães e dos Pais, Páscoa, Dia das Crianças e Dia dos Namorados.

Mas sua empresa não precisa ficar girando apenas em volta dessas grandes datas. Pegue um calendário, há muita coisa a ser celebrada e que pode inspirar campanhas incríveis, que garantem muito engajamento e conquistam fãs.

Você pode criar campanhas baseadas em datas como Dia dos Animais, Dia do Rock, Dia da Pizza, datas que celebram profissões, saúde, integração, entre muitas outras.

Estimular seus clientes a compartilhar suas experiências

As opiniões de quem já ama sua marca são essenciais para conquistar mais fãs. Dê espaço para que seus clientes mandem o feedback.

Peça sempre o envio de mensagens de avaliação do produto e da marca; estimule que seus clientes façam vídeos e fotos provando seus produtos e marcando a marca nas redes sociais.

Quanto mais excepcional ou intensa a experiência, mais estreita a ligação e maiores as chances de resultar na conquista de mais fãs.

Veja também:  Como fazer seu cliente se interessar pelo seu e-mail marketing

Agora que você já sabe como conquistar verdadeiros fãs, é hora de colocar a mão na massa. Aqui no Blog GuiaJá você encontra ainda mais conteúdo relevante para ajudar nessa batalha. Assine nossa NewsLetter e comente o que você achou deste artigo!

Deixe uma resposta

Top