Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > SEO ou SEM: Em qual eu devo investir?

SEO ou SEM: Em qual eu devo investir?

SEO ou SEM

 Para as empresas que desejam aumentar as vendas pela internet, existem duas maneiras de atingir os seus possíveis clientes pelos mecanismos de busca (Google, Bing e etc.), é através das estratégias de SEO ou SEM. Porém muitas vezes uma dúvida que pode surgir para quem tem recursos escassos é, em qual eu devo investir primeiramente?

Nesse artigo você verá a melhor forma de tomar essa decisão e também o porquê é tão importante que a sua empresa esteja bem posicionada nos buscadores, tanto na área patrocinada quanto na parte orgânica.

SEO ou SEM

Importância dos buscadores para aumento das suas vendas

Qualquer empresa que deseja iniciar suas ações de marketing digital ou até mesmo dar um upgrade nos seus resultados deve compreender o papel que esse canal possui, por isso separei 5 estatísticas da influência dos buscadores:

  • 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa (fonte)
  • 81% das pessoas fazem algum tipo de pesquisa antes de fazer uma compra (fonte)
  • A busca é 81% da origem do tráfego de conteúdo na web, batendo as mídias sociais em até 300% (Itonpaper)

Qual a diferença entre SEO e SEM?

Agora que você já sabe a importância dos mecanismos de busca, vamos ver as duas maneiras de utilizá-lo e também compreender as diferenças.

SEO: Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca tem como objetivo trabalhar a parte orgânica, onde é trabalhado a melhoria do site frente aos robôs dos buscadores. Esses aprimoramentos podem incluir melhoria na arquitetura do site, otimização de conteúdo, construção da autoridade do site e outros diversos fatores.

Veja também:  Filmes imperdíveis para empreendedores

Um dos grandes benefícios do SEO é que não existe a necessidade de investimento em mídia, o que acaba gerando um ROI positivo sobre suas ações de marketing digital, mas existem 2 fatores que você deve ficar em alerta. Para trabalhar o SEO você deve possuir conhecimento técnico e estratégico ou contratar especialistas como uma agência digital. O segundo fator é que essa ação demora um período muitas vezes de 6 a 12 meses para gerar bons resultados.

SEM: Search Engine Marketing ou marketing de busca corre na contramão do SEO, pois tem como objetivo trabalhar na área paga do mecanismo de busca, com isso será necessário investimento em mídia e também um conhecimento técnico sobre as ferramentas que serão operadas para compra do espaço publicitário através do Google Adwords, Google Shopping, Bing Ads e etc.

SEO ou SEM

E agora qual escolha eu devo tomar, entre SEO e SEM?

Bom, isso dependerá muito do momento em que o seu negócio está, pois as duas ações têm características diferentes. O SEM há a necessidade de investir em mídia, porém possui um retorno imediato porque seus links serão exibidos quase que instantaneamente após a criação das campanhas.

Já o SEO é uma ação que necessita de um período de médio a longo prazo para você colher os resultados, porém o retorno sobre o investimento é maior, pois não será necessário o investimento em mídia e também seus links aparecerão 24 horas por dia no buscador.

SEO ou SEM

Para escolher adote o seguinte critério:

Se seu negócio não possui um bom fluxo de caixa no momento atual, a melhor escolha é adotar as ações de marketing busca. Já se você tem a condição de manter uma ação de médio a longo prazo, utilize o SEO.

Veja também:  Como ter sucesso em uma empresa familiar

Nas melhores das hipóteses, você também tem a possibilidade de trabalhar as duas em conjunto. Enquanto é implementada as melhorias para o seu site ranquear organicamente, você pode ir balanceando seus investimentos em mídia para trazer novos clientes de maneira mais rápida.

Espero que esse conteúdo possa te ajudar.

Deixe uma resposta

Top