Você está aqui
Home > Empreendedorismo > O que perguntar em uma entrevista de emprego?

O que perguntar em uma entrevista de emprego?

Entrevista de emprego

Considerada determinante no processo seletivo, a entrevista de emprego necessita ser elucidativa e enxuta, para tanto deve-se abordar com precisão as questões que mais tem a colaborar com decisão final e melhor escolha do candidato. No top de perguntas feitas em entrevistas, questões como pontos fortes e fracos, pretensão salarial, etc., são praxe, aqui iremos abordar assuntos mais específicos e voltados ao perfil profissional do entrevistado.

O que o levou a buscar a empresa e agendar entrevista de emprego para esta vaga?

Conhecer a empresa, o setor e a vaga com relevância é um dos pontos a serem discutidos pelas partes na entrevista. É importante esclarecer se o candidato conhece o mercado, se sabe quais são os valores da empresa e qual a será a sua importância na ocupação da vaga. Para que sejam sanadas tais dúvidas podem ser aplicadas também as seguintes perguntas:

  • Quais os valores da empresa com que mais se identifica?
  • Quais ameaças e/ou oportunidades que o setor enfrenta no momento?
  • Quais os valores que pode agregar ao cargo?

Conte como se saiu em uma situação de trabalho sob pressão?

Identificar a forma como os candidatos lidam com a sobrecarga, que podem vir a passar durante a permanência na empresa, é importante para correlacionar a produtividade e tomada de decisão tendo em vista a posição/visão do empregado diante das ocorrências. No mesmo mote o entrevistador poderá perceber como o candidato se organiza, quais métodos utiliza e a eficácia com a qual resolve intempéries.

O que te envolve e motiva a ponto de perder a noção de tempo?

Assim como o questionamento anterior, descobrir o que faz o candidato dedicar-se integralmente, é um dos pontos chave para seleção. Aqui podemos utilizar diversas formas de abordagem dentro do cargo pretendido. Por exemplo: para uma vaga no setor de RH, qual é o nicho em que o empregado mais se identifica? Qual foi a experiência profissional que mais agradou até hoje?

A capacidade de imergir, desenvolver, colaborar, se torna muito mais simples e produtiva quando é feita com paixão. A falta de experiência torna-se pouco importante diante da força de vontade do candidato, que poderá ser treinado conforme os parâmetros empresariais.

O que mais incomoda no ambiente de trabalho?

É possível reconhecer situações problema que poderão envolver o novo funcionário a partir dessa pergunta. Saber como será a atitude dele diante de circunstâncias que envolvam hierarquia, ética, conduta moral, são excelentes para selecionar o perfil que se aproxima aos valores da empresa. Comece perguntando se ele já identificou, alguma vez, durante a experiência profissional, que seu líder deveria ser substituído; transcorra o assunto de forma com que possa ficar clara a posição do candidato e o modo como conduzirá questões dessa linha.

O que você espera estar fazendo daqui a cinco anos?

Esse é um ótimo ponto a ser questionado na entrevista de emprego. Pense que, caso ele almeje subir degraus, deve ser avaliado se a vaga condiz com suas expectativas também. Afinal de contas, se o emprego não corresponder a suas perspectivas, a chance de frustração e diminuição da produtividade é alta. Tenha em mente que para cada vaga há um perfil único; uma vaga sem movimentação hierárquica pode ser suprida também, basta escolher a pessoa certa.

No mundo empresarial, uma escolha rápida pode custar não só financeiramente, mas também ocasionar perda de tempo e retrabalho. Por isso, é necessária uma boa seleção, uma boa impressão e que não haja dúvidas e nem loterias. Grandes empresas realizam longos processos. Pense nisso e nos conte como você está conhecendo seus candidatos.

 

Deixe uma resposta

Top