Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Como priorizar propostas de projetos?

Como priorizar propostas de projetos?

Propostas de projetos

O que será mais vantajoso para sua empresa, no que diz respeito às demandas de projetos? Não sabe como responder esta questão? Não se preocupe, de fato, estamos diante de uma das indagações mais complexas do setor corporativo e empreendedor.

Saber como priorizar propostas de projetos se trata de uma das expertises mais vantajosas a toda empresa, uma vez que ela concede benefícios como redução de gastos/despesas e também na amplificação dos resultados e valores.

Que critérios seguir para usufruir das melhores oportunidades e possibilidades e acertar na escolha de determinado projeto? O que podemos conceituar como propostas de projetos? É sobre isso que trataremos a seguir.

Propostas de projetos: o que são?

Recursos necessários para sua realização, escopo, prazo, custos. Estes são os termos integrantes de uma proposta de projeto. O objetivo de uma proposta de projeto é obter recursos por meio de patrocinadores, ser aprovada no âmbito interior de uma empresa, entre outras possibilidades que tirem o projeto do papel e o coloque em execução.

Quanto mais detalhada e clara for a proposta, mais chances deste projeto angariar os recursos necessários para ganhar vida.

Alguns critérios

Suponha que sua empresa selecionou cerca de 10 projetos para executar. Qual deve ter prioridade? Qual proposta é a mais relevante e vantajosa? Pois bem, para chegar a esta conclusão é necessário métodos e critérios bem estabelecidos. Tendo em vista que cada empresa aplica seus próprios critérios com a finalidade de priorizar propostas de projetos de acordo com sua visão, valores e muitas vezes ideais, os critérios a seguir são apenas ilustrativos e servem como parâmetros para melhor direcionar esta questão.

Veja também:  Tire sua dúvidas sobre contrato de experiência

Antes de tudo, é importante que a empresa priorize aquele projeto que potencialmente trata maior retorno sobre o investimento, ou seja, no período menor de tempo, maior geração de valor para o negócio.

Veja alguns indicadores para melhor embasar a priorização de propostas de projetos:

  • Proposta x objetivos da empresa

De acordo com os objetivos estabelecidos pela empresa, a proposta do projeto está em sintonia para alcançá-los? Isto deve ser levado em conta antes de priorizar uma proposta.

  • Critérios de priorização

Há casos em que podemos contar com mais de uma proposta de projeto que esteja em sintonia com as metas e objetivos traçados pela empresa. Neste caso, alguns critérios definirão qual terá a prioridade, uma espécie de ranking.

Cabe a você estabelecer estes critérios, que variam desde a viabilidade de colocar tal projeto em prática, o retorno de investimento, etc.

Estabelecer uma pontuação para cada item é uma estratégia que tem sido usada por muitas empresas e com bom retorno.

  • Comparativo

Mesmo com os critérios adotados, é possível surgir dúvidas sobre qual proposta deve ser priorizada. Neste tocante cabe estabelecer um comparativo. A empresa está mais propensa a investir um valor liquido maior em determinado projeto que demanda um alto investimento, ou, ao contrário, prioriza reduzir o valor líquido de investimento em um projeto que, se não der um retorno líquido maior ou igual ao estabelecido, pode trazer maior visibilidade?

Uma ferramenta que pode dar uma luz a tais questionamentos é a Analytic Hierarchy Process (AHP), por exemplo.

Sua empresa lança mão de quais estratégias para optar pela melhor escolha no que diz respeito a priorização de propostas de projetos? Os resultados estão satisfatórios? Deixe suas impressões acerca do tema nos comentários.

Deixe uma resposta

Top