Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Startups de sucesso têm essa coisa em comum

Startups de sucesso têm essa coisa em comum

Startups de sucesso

Começando – ou pensando em começar – um negócio do zero? Não importa o quanto você traga para o jogo, seja dinheiro, experiência ou entusiasmo, há uma lição que todo empreendedor precisa aprender cedo ou tarde: você não pode fazer isso sozinho.

Visionários do nosso tempo, como Jeff Bezos (presidente e CEO da Amazon) e Elon Musk (fundador da SpaceX; CEO da Tesla Motors, entre outras) estão no comando de algumas das empresas mais empolgantes e sensacionais do mundo. Mas Musk não apertando parafusos na linha de montagem e Bezos não está embalando produtos em algum depósito.

A verdade é que, parte do enorme sucesso que eles alcançaram com suas startups de sucesso (que hoje são empresas multimilionárias) se deve ao fato de que eles se cercaram de outras pessoas.

Isso significa que o seu novo trabalho como fundador é encontrar uma rede de apoio, dentro e fora do escritório, para ajudá-lo a transformar sua ideia em algo palpável e bem-sucedido. Então, podemos afirmar que, a principal coisa que startups de sucesso têm em comum é: estar cercado de pessoas eficientes.

Conseguir bons investidores, bons funcionários e um bom relacionamento com seu público-alvo é essencial. Mas como você consegue isso? Agora entra o Blog GuiaJá, com uma série de dicas que farão toda diferença.

Faça como startups de sucesso

Como encontrar os investidores certos

Quando se trata de ganhar o apoio de um investidor, a principal dica é ser conciso. Pessoas dispostas a colocar dinheiro na sua startup não estão dispostas a perder tempo. Seja em uma campanha de financiamento online ou em reuniões presenciais, não fique falando sem parar.

Veja também:  O que é melhor: conquistar muitos clientes pequenos ou alguns grandes?

De acordo com Dan Lauer, diretor executivo fundador da UMSL Accelerate (um programa da University of Missouri-St. Louis para incentivar e promover o empreendedorismo entre seus alunos) não é bom criar uma lista enorme de problemas e dizer que seu produto é a solução.

Em vez disso, é melhor se concentrar em detalhar o passo a passo que comprova como seu produto ou serviço vai promover a solução.

Startups de sucesso

Como encontrar bons funcionários e fornecedores

Outro ponto que startups de sucesso têm em comum é a busca pelos melhores funcionários e fornecedores. Como já dissemos, se cercar dos melhores é que fará seu negócio crescer, mas como escolher quem é bom para sua empresa, em um mar de tantas opções?

A dica principal é: procure perfis que estejam alinhados com a missão e valores que você já estabeleceu previamente, quando estava elaborando seu planejamento de negócio.

Criar uma cartilha ou manual para funcionários, estabelecer regras de condutas condizentes com o que você espera deles e, além disso, garantir direitos e bons incentivos são essenciais para que apenas os funcionários mais qualificados integrem seu grupo de trabalho.

Conhecer a origem dos insumos que você compra também é essencial para encontrar os melhores fornecedores. Manter boas relações de proximidade, negociar preços de forma justa e manter sempre o respeito na relação também ajuda a garantir que os melhores fornecedores queiram sempre atuar ao seu lado.

Startups de sucesso

Como encontrar consumidores fieis

Investidores e clientes esperam autenticidade das empresas e marcas que apoiam. Seja sincero ao se descrever e se posicionar no mercado que deseja atuar.

Nunca seja do tipo “ouça o que eu falo, não veja o que faço”. Uma marca que se posicionou com verdade e autenticidade total é a Dove. Dez anos após do lançamento de suas campanhas focadas em mulheres reais, suas vendas passaram de US $ 2,5 bilhões para US $ 4 bilhões.

Veja também:  Tire suas dúvidas sobre como emitir nota fiscal

A marca encontrou uma causa para defender, a beleza das mulheres reais. E, realmente defendeu isso. Em todas as suas campanhas há mulheres de todos as etnias, formatos de corpos e idades.

Se pregasse a beleza de todas as mulheres e segue o mesmo padrão de beleza estabelecido no mercado, será que esta campanha teria alcançado o mesmo patamar? Se você quer fazer sua marca crescer, você precisa se cercar de bons clientes, para isso, seja verdadeiro em todos os aspectos.

Agora que você já sabe que startups de sucesso têm em comum a busca constante de se cercar das melhores pessoas – seja dentro da empresa ou fora – é hora de colocar a mão na massa e implementar boas políticas de relacionamento interno e externo no seu negócio.

Para isso, conte com a ajuda do Blog GuiaJá. Aqui, temos vários artigos, que podem fazer a diferença na hora de montar sua empresa. Aproveite para assinar nossas Newsletter e receba os próximos textos em primeira mão.

Deixe uma resposta

Top